Troca do Líquido do Arrefecimento
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Troca do Líquido do Arrefecimento
Pessoal,
Procurei bastante e sinceramente não consegui acabar com a minha dúvida.
Quero trocar o líquido do meu sistema de arrefecimento, e gostaria de saber quantos litros devo comprar? E de qual, diluído ou concentrado? Quero utilizar o original do carro, o da acdelco de alta kilometragem.
Valeu!
Procurei bastante e sinceramente não consegui acabar com a minha dúvida.
Quero trocar o líquido do meu sistema de arrefecimento, e gostaria de saber quantos litros devo comprar? E de qual, diluído ou concentrado? Quero utilizar o original do carro, o da acdelco de alta kilometragem.
Valeu!
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Igorrj,
Troquei o meu faz 1 mês e comprei 2 litros de PARAFLU! Não lembro se foi concentrado ou diluído! Se não me engano foi concentrado, pois o mecanico completou com um pouco de água.
Detalhe: Se utilizar água, deixe-a por um dia em um recipiente sem tampa (pode ser garrafa, vasilhame, bacia ou outro qualquer) para que o cloro evapore minimizando os efeitos da ação do cloro!
Abraços
Troquei o meu faz 1 mês e comprei 2 litros de PARAFLU! Não lembro se foi concentrado ou diluído! Se não me engano foi concentrado, pois o mecanico completou com um pouco de água.
Detalhe: Se utilizar água, deixe-a por um dia em um recipiente sem tampa (pode ser garrafa, vasilhame, bacia ou outro qualquer) para que o cloro evapore minimizando os efeitos da ação do cloro!
Abraços
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Fala galera! Só trazendo mais algumas informações sobre o assunto.
Existe um processo de deterioração chamado oxidação galvânica que basicamente consiste na perda de elétrons de um determinado material para outro. Por exemplo, do alumínio para o ferro fundido... popularmente podemos dizer que o material "se estraga".
Em veículos mais modenos é cada vez mais comum o uso de diferentes materiais na construção dos motores, muito alumínio por exemplo; mas o bloco continua se mantendo de ferro etc.. Então, o processo de oxidação galvânica não pode ser parado, mas pode ser diminuido.
Como? Reduzindo a contutabilidade da água.. ou seja, eliminando os minerais existentes ou adicionando aditivo / fluido na proporção correta para evitar ou amenizar o processo.
O importante é saber que nunca se deve utilziar água pura no sistema de arrefecimento, vale fazer uma forcinha e comprar um aditivo, pode ser o concentrado ou já pronto (que o fabricante garante água desmineralizada). O que vale é ficar atento e saber que água pura além de ajudar no processo de oxidação, deteriora mais rapidamente a válvula termostática, galerias de circulação e ainda ferve aos 100º c.
A água ferrugionosa ou lamacenta também dificulta na dispersão de calor, a circulação é mais pesada piis fica mais densa, ainda leva detritos para as pás da bomba d´água podendo gerar um desgaste prepaturo ou dificuldade de operação.
Com o uso do aditivo o sistema terá uma proteção maior além de aumentar o ponto de ebulição da água e consequentemente a pressão no sistema, circuluando a mistura com maior velocidade ajudando no arrefecimento e limpeza do sistema.
Se deve verificar o nível da mistura sempre que possível e a cada 6 mêses realizar uma rápida limpeza (em casa mesmo, com mangueira) e trocar a mistura por completo.
Fiquem atentos para não colocar aditivo d+, a pressão sobe muito pode causar problemas com mangueiras, braçadeiras e tampa do reservatório. A mistura deve ser na proporção correta.
A tampa do ereservatório tem que ser trocada também, basta conferir a validade / durabilidade junto ao fabricante, para não ter problemas de perda de pressão ou evapações pela vedação.
Existe um processo de deterioração chamado oxidação galvânica que basicamente consiste na perda de elétrons de um determinado material para outro. Por exemplo, do alumínio para o ferro fundido... popularmente podemos dizer que o material "se estraga".
Em veículos mais modenos é cada vez mais comum o uso de diferentes materiais na construção dos motores, muito alumínio por exemplo; mas o bloco continua se mantendo de ferro etc.. Então, o processo de oxidação galvânica não pode ser parado, mas pode ser diminuido.
Como? Reduzindo a contutabilidade da água.. ou seja, eliminando os minerais existentes ou adicionando aditivo / fluido na proporção correta para evitar ou amenizar o processo.
O importante é saber que nunca se deve utilziar água pura no sistema de arrefecimento, vale fazer uma forcinha e comprar um aditivo, pode ser o concentrado ou já pronto (que o fabricante garante água desmineralizada). O que vale é ficar atento e saber que água pura além de ajudar no processo de oxidação, deteriora mais rapidamente a válvula termostática, galerias de circulação e ainda ferve aos 100º c.
A água ferrugionosa ou lamacenta também dificulta na dispersão de calor, a circulação é mais pesada piis fica mais densa, ainda leva detritos para as pás da bomba d´água podendo gerar um desgaste prepaturo ou dificuldade de operação.
Com o uso do aditivo o sistema terá uma proteção maior além de aumentar o ponto de ebulição da água e consequentemente a pressão no sistema, circuluando a mistura com maior velocidade ajudando no arrefecimento e limpeza do sistema.
Se deve verificar o nível da mistura sempre que possível e a cada 6 mêses realizar uma rápida limpeza (em casa mesmo, com mangueira) e trocar a mistura por completo.
Fiquem atentos para não colocar aditivo d+, a pressão sobe muito pode causar problemas com mangueiras, braçadeiras e tampa do reservatório. A mistura deve ser na proporção correta.
A tampa do ereservatório tem que ser trocada também, basta conferir a validade / durabilidade junto ao fabricante, para não ter problemas de perda de pressão ou evapações pela vedação.
flw.
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Léo Andrade
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Léo Andrade
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voce falou para nao colocar aditivo d+, mais qual seria a proporcao correta??Fiquem atentos para não colocar aditivo d+, a pressão sobe muito pode causar problemas com mangueiras, braçadeiras e tampa do reservatório. A mistura deve ser na proporção correta.
qual a diferença entre aquele laranja "acho que é o acdelco de alta kilometragem" para um paraflu original??
qual a melhor agua para usar?? agua mineral?? como melhorar a agua de casa para ajudar a manter o sistema sempre em perfeito estado???
Desculpa tantas peguntas pois, sempre usei aditivo, mais nao sei se uso d+ ou menos para o meu carro. sempre vejo varios adtivos que nao sei qual é o melhor para usar .
abraços!
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Fala Toretto, tranquilo quanto as pergutas, são pertinentes mesmo!
Então, vamos ao que diz repeito à marca e aparência. Coloração, devido a definição da marca mesmo, o corante ou o resultado da mistura obtido pelo fabricante. Não encontrei ainda nada que diga que uma cor de um é mais quente ou fria do que o outro, que tenha maior ou menor poder de proteção.
Quanto à marca, bem, existem diversas discussões no mercado sobre o assunto, alguns dizem que certas marcas não previnem a corrosão provocada pela água outros que só ajuda no ponto de ebulição etc.. Bem, como resolver?
Leia as especificações do produto, ele deve ser á base de etileno-glicol (C2H6O2), o famoso anticongelante, se você observar o fabricante da válvula termostática tem especificações precisas sobre isso. Para não errar eu sigo sempre o recomendado pela montadora, sempre. pois a responsabildiade técnica recai sobre ela.
Quanto á diluição: Conforme recomendação do fabricante do produto, mas vamos a um exemplo rápido, já conhecido no mercado:
50% a 60% etileno-glicol + 50% a 40% resultam em torno de 108º c de ponto de ebulição
70% etileno-glicol + 30% págua resutam em torno de 115º c de ponto de ebulição.
Ps: Quem mora em local muito frio deve usar sempre pelo menos 50% que deixará o ponto de congelamento a -30º c
Para quem anda em regiões quentes de muito trânsito não é indicado misturas muito "pesadas" 70% de etileno-glicol ou mais, pelo fato do ponto de ebulição ficar muito alto, então em caso de pane da ventoinha etc, a temperatura vai subir muito, muito rápido, passando facilmente dos 100º c e logo também da temperatura que suporta a junta do cabeçote, além da pressão excessiva no sistema de arrefecimento.
Quanto ao "tipo" de água: Água desmineralizada que é fácil de encontrar em lojas de peças ou revendedores de produtos para indústria química. etc... É diferente da água destilada que se remove as impurezas etc.. na desmineralização, durante o processo são absorvidos da água os cations e anions, "quebrando" a condutabilidade.
Então, vamos ao que diz repeito à marca e aparência. Coloração, devido a definição da marca mesmo, o corante ou o resultado da mistura obtido pelo fabricante. Não encontrei ainda nada que diga que uma cor de um é mais quente ou fria do que o outro, que tenha maior ou menor poder de proteção.
Quanto à marca, bem, existem diversas discussões no mercado sobre o assunto, alguns dizem que certas marcas não previnem a corrosão provocada pela água outros que só ajuda no ponto de ebulição etc.. Bem, como resolver?
Leia as especificações do produto, ele deve ser á base de etileno-glicol (C2H6O2), o famoso anticongelante, se você observar o fabricante da válvula termostática tem especificações precisas sobre isso. Para não errar eu sigo sempre o recomendado pela montadora, sempre. pois a responsabildiade técnica recai sobre ela.
Quanto á diluição: Conforme recomendação do fabricante do produto, mas vamos a um exemplo rápido, já conhecido no mercado:
50% a 60% etileno-glicol + 50% a 40% resultam em torno de 108º c de ponto de ebulição
70% etileno-glicol + 30% págua resutam em torno de 115º c de ponto de ebulição.
Ps: Quem mora em local muito frio deve usar sempre pelo menos 50% que deixará o ponto de congelamento a -30º c
Para quem anda em regiões quentes de muito trânsito não é indicado misturas muito "pesadas" 70% de etileno-glicol ou mais, pelo fato do ponto de ebulição ficar muito alto, então em caso de pane da ventoinha etc, a temperatura vai subir muito, muito rápido, passando facilmente dos 100º c e logo também da temperatura que suporta a junta do cabeçote, além da pressão excessiva no sistema de arrefecimento.
Quanto ao "tipo" de água: Água desmineralizada que é fácil de encontrar em lojas de peças ou revendedores de produtos para indústria química. etc... É diferente da água destilada que se remove as impurezas etc.. na desmineralização, durante o processo são absorvidos da água os cations e anions, "quebrando" a condutabilidade.
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cara, vou fazer essa troca esse FDS, no meu, no da minha noiva ,
um amigo me recomentou , soltar a mangueira de retorno da agua e coloca uma borracha ligada direto no reservatorio. e deixar o carro ligar ate parar de sair aquela agua suja, da primeira vez que fiz isso ,"cara demorou muito MUITO ,,mas MUUUUIIITTO mesmo para sair agua limpa, 'foi logo assim que eu comprei o carro' "desde entao sempre faço essa limpeza de 6/7/8 meses"quando me lembro. ja o da minha noiva , vi hoje de manha a agua esta imunda e a temperatura sobe rapido, depois de ter lido o esse topico ,ach que descobri o problema , falei com ela e decidimos fazer essa mega limpeza no sabado.
Obrigadão por essa ajuda, vou ver o melhor para o meu filhao(corsa99 MPFI) e o melhor para a filha dela "palio 96"!
novamente obrigado,
se der vou bater algumas fotos e posto aki!!!
PS: tem algum outro lugar que eu possa arrumar aquela agua que vc falou, se nao qual outro forma de fazer a agua de casa ficar do jeito melhor para usar???
um amigo me recomentou , soltar a mangueira de retorno da agua e coloca uma borracha ligada direto no reservatorio. e deixar o carro ligar ate parar de sair aquela agua suja, da primeira vez que fiz isso ,"cara demorou muito MUITO ,,mas MUUUUIIITTO mesmo para sair agua limpa, 'foi logo assim que eu comprei o carro' "desde entao sempre faço essa limpeza de 6/7/8 meses"quando me lembro. ja o da minha noiva , vi hoje de manha a agua esta imunda e a temperatura sobe rapido, depois de ter lido o esse topico ,ach que descobri o problema , falei com ela e decidimos fazer essa mega limpeza no sabado.
Obrigadão por essa ajuda, vou ver o melhor para o meu filhao(corsa99 MPFI) e o melhor para a filha dela "palio 96"!
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PS: tem algum outro lugar que eu possa arrumar aquela agua que vc falou, se nao qual outro forma de fazer a agua de casa ficar do jeito melhor para usar???
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Pow em casa não tem como, só tendo um equipamenteo para tal processo.
Contudo, as águas aquio do Brasil de um mode geral não são tão "carregadas", utilizando uma porcentagem de aditivo já ajuda bastante.
Mas é facil de encontrar em casas de peças, aquelas que vende outros lances tipo óleo, filtros, água de bateria etc..
Contudo, as águas aquio do Brasil de um mode geral não são tão "carregadas", utilizando uma porcentagem de aditivo já ajuda bastante.
Mas é facil de encontrar em casas de peças, aquelas que vende outros lances tipo óleo, filtros, água de bateria etc..
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Se for o fluído para radiador da AC Delco, tem o verde e o laranja/avermelhado.
O verde é o comum de baixa duração, e o laranja/avermellhado é de longa duração. Nunca, mas nunca mesmo misturar os fluídos, pois destrói o sistema de galerias, bomba, válvula. Para troca do fluído deve limpar muito bem todo o sistema com mangueira e água da torneira, depois é só remontar e preencher com fluído.
6 meses? isso não é verdade, ou se é, é para outros tipos fluidos que não o AC Delco
O Manual do Corsa recomenda a troca se for fluído laranja/avermelhado a cada 5 anos!
E o verde a cada 2 ~ 3 anos.
O verde é o comum de baixa duração, e o laranja/avermellhado é de longa duração. Nunca, mas nunca mesmo misturar os fluídos, pois destrói o sistema de galerias, bomba, válvula. Para troca do fluído deve limpar muito bem todo o sistema com mangueira e água da torneira, depois é só remontar e preencher com fluído.
6 meses? isso não é verdade, ou se é, é para outros tipos fluidos que não o AC Delco
O Manual do Corsa recomenda a troca se for fluído laranja/avermelhado a cada 5 anos!
E o verde a cada 2 ~ 3 anos.
Corsa Hatch SS 1.8 Flexpower
Em fase de melhoras...
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