[DÚVIDA] - Carro dando "soquinhos". Pq isso acontece?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
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Bange
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Mensagem por Bange »

Falando em "cut-off", alguém aqui falou que ele só funciona a partir ou até uma velocidade...

Todo domingo vejo o Vrum e o Auto Esporte... no Vrum, certa vez reportaram que não se deveria descer ladeiras e/ou serras na banguela, visando economia de combustível, pois além de se ter mais dificuldade (e perigo) no controle do carro em movimento desengrenado, os carros com injeção já cortam o combustível... mas não entraram no detalhe da velocidade.

Existe literatura a respeito?
Se é uma função da velocidade, ela é padrão para todos os carros?

Eu imagino que a coisa seja entendida pela ECU como..tendo alta pressão negativa (MAP), ou altoo fluxo de ar (MAF), e estando o sensor da borboleta indicando que ela tá fechada, ocorre a diminuição progressiva e até a parada de pulso para os bicos...mas não vejo (não que não seja possível), uma associação da velocidade...

Alguém esclarece aí?
SemControle
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Mensagem por SemControle »

são fatores, e controlados pela central, então vai variar, mas no geral ta relacionado a velocidade q o carro esta pra sustentar um regime de rotação (então não é correto afirmar acima ou abaixo de X kms tem ou não), se cair a velocidade caindo a rotação, automaticamente sai, muito nítido se estiver monitorando a sonda
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

O cutt-off está mais relacionado à rotação do motor do que a velocidade. Pelo menos aqui, o cutt-off entra acima de 2000RPM e sai em torno de 1500RPM. Obviamente o pedal do acelerador deve estar solto e o câmbio engatado.

Como instalei o MID no meu carro, é perfeitamente possível ver a atuação do cutt-off. Mas para quem não tem esta peça, dirigindo o carro, acelere até uns 3000RPM e solte o pedal do acelerador. Vai notar o motor "amarrado" e quando a rotação descer de 1500RPM, o motor "solta" o carro. Sente-se mais esses tranquinhos acima de 3ª marcha e em uma descida.
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Mensagem por SemControle »

é uma mescla dos 2, pode ter cut-off em 1º ou até em 5º a velocidade q vai determinar onde a rotação vai ficar :D
é a mesma questão de passar a marcha no tempo, se passa qq marcha, e a qq velocidade, basta casar a rotação do motor com a nova marcha antes de tentar engatar, se tiver certinho entra naturalmente igual qnd usa embreagem.....
mesmo nos carburados não vejo como vantagem o uso de banguela principalmente em serras visando essa economia de combustível, acaba tendo grande chance de problemas com freio
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Mensagem por José Leal »

Sim, claro que a velocidade influencia. É que nas postagens anteriores, ficou parecendo que o cutt-off está mais relacionado à velocidade do que a rotação do motor.

A 30km/h de 1ª marcha (se alcançar), certamente entrará o cutt-off, mas a 30km/h de 5ª, provavelmente o motor vai morrer ao tirar o pé do acelerador.
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Mensagem por SemControle »

exatamente isso, ou se vier do cut off vai sair, vai dar uns socos, e pode vir dando trancos e trancos até parar
freio motor = cut off, não sei se vai clarear ou piorar
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Mensagem por José Leal »

SemControle escreveu:(...)freio motor = cut off(...)
Para mim, a expressão é tranquila. Espero que esclareça para os leigos.
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awaked
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Mensagem por awaked »

O meu deu um soco... saí a pouco... acelerei em primeira e tirei o pé.
A rotação foi caindo até quase morrer, de repente um soco e ele retornou a injetar.
Bange
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Mensagem por Bange »

Cut off, pra mim é um corte na alimentação do combustível, de maneira gradual, mas chegando a zero (?) se dentro de um certo tempo não for acionado o acelerador...mas o retorno deve também ser gradual porém mais rápido, caso contrário, ocorrerá realmente um "soco", muito evidente e inconveniente.

Supondo uma descida de serra, onde por regra deve-se usar a mesma marcha se estivesse subindo, ocorrem momentos em que vamos acelerar para manter uma velocidade +- constante ou maior...mas ocorrerão momentos em que o pé é retirado, entrando-se no chamado freio motor, onde a explosão nos cilindros transferem menor potência para as rodas do que a velocidade pede... se nada mudar em termos de ação do motorista ou inclinação da ladeira, a tendência será o carro ir diminuindo a velocidade até que ocorra um equilíbrio em termos de rotação x velocidade dentro da marcha que estiver engatada e quando este equilíbrio for atingido, a ECU volta a injetar o suficiente apenas para que o motor não morra...

O cut off, então entraria no momento seguinte ao fechamento da borboleta da admissão, ou seja, dentro da função de freio motor...

Imagino também que o cut off entre em operação por períodos até menores do que uma descida de ladeira...

Por exemplo: Carro parado e em ML...pisa-se fundo no acelerador e solta-se...qual o sentido de continuar injetando quando o acelerador tá no zero? Então creio que ele também deva ocorrer dentro deste curto período, mas retorna para que a rotação do motor não caia abaixo da ML ou apague...

No Wikipédia fala + - isso> http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_cut_off
Mas tem um contra...> http://www.youtube.com/watch?v=RxjwtXegpio
E um outro que justifica ser uma "mentirinha"...(Ricardo, no comentário) > http://estou-com-duvida.blogspot.com.br ... to-ou.html

É, sem uma literatura fidedigna...
SemControle
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Mensagem por SemControle »

Bange escreveu:Cut off, pra mim é um corte na alimentação do combustível, de maneira gradual, mas chegando a zero (?) se dentro de um certo tempo não for acionado o acelerador...mas o retorno deve também ser gradual porém mais rápido, caso contrário, ocorrerá realmente um "soco", muito evidente e inconveniente.

Supondo uma descida de serra, onde por regra deve-se usar a mesma marcha se estivesse subindo, ocorrem momentos em que vamos acelerar para manter uma velocidade +- constante ou maior...mas ocorrerão momentos em que o pé é retirado, entrando-se no chamado freio motor, onde a explosão nos cilindros transferem menor potência para as rodas do que a velocidade pede... se nada mudar em termos de ação do motorista ou inclinação da ladeira, a tendência será o carro ir diminuindo a velocidade até que ocorra um equilíbrio em termos de rotação x velocidade dentro da marcha que estiver engatada e quando este equilíbrio for atingido, a ECU volta a injetar o suficiente apenas para que o motor não morra...

O cut off, então entraria no momento seguinte ao fechamento da borboleta da admissão, ou seja, dentro da função de freio motor...

Imagino também que o cut off entre em operação por períodos até menores do que uma descida de ladeira...

Por exemplo: Carro parado e em ML...pisa-se fundo no acelerador e solta-se...qual o sentido de continuar injetando quando o acelerador tá no zero? Então creio que ele também deva ocorrer dentro deste curto período, mas retorna para que a rotação do motor não caia abaixo da ML ou apague...

No Wikipédia fala + - isso> http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_cut_off
Mas tem um contra...> http://www.youtube.com/watch?v=RxjwtXegpio
E um outro que justifica ser uma "mentirinha"...(Ricardo, no comentário) > http://estou-com-duvida.blogspot.com.br ... to-ou.html

É, sem uma literatura fidedigna...
mas não acontece, vc não tem forcas externas pra manterem o motor em giro, vc vai estar todo tempo pendurado na ML
na verdade não tem nada gradual e se o intervalo onde usar o cut off for curto e sempre repetindo esses intervalos curtos o consumo passa a ser mais alto, pela saída do cut dar akela lavada no motor, então se desce 1000mts de serra em cut se economiza, se usa o recurso simples pra uma redução em lombada q não da nem 10mts o consumo sera maior pelo instante quase imediato sem injetar e já sair lavando as camaras
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