tampa cabeçote, comando de valvulas

balancins roletados, e cabeçote

bloco onde esta quebrou

tenho uma foto do motor montado ja no carro mais breve estarei postando [/img]
pode ter certeza entao q é anel dos pistoes, ou alinhou ou deu zica mesmo.....brunitho escreveu:cara eu estou desconfiado de que seja o oleo do que entra no TBI que vem do cabeçote, pois só fumaça quando dou partida depois para, esses dias tirei o coletor de ADM, e tava todo encharcado de oleo por dentro
brunitho escreveu:CHEGA UM MALUCO QUE MUDA DE MPFI PARA VHC!
Bom inicialmente mudei meu mpfi para vhc, vou relatar e ao mesmo tempo pedir ajuda!
Tudo iniciou com o meu corsa mpfi 98 que tava muito fraco, até chevette Jr andava mais, tava muito fraco, mandei ver e o mesmo estava com comando de valvulas no osso, bem como balancins muito desgastados, levei para oficina e mandei abrir o motor, para minha surpresa o motor com 300.000 km rodados ainda estava STD, mais cabeçote precisava de retifica pistões novos e um risco no virabrequim que iria mudar toda medida do motor para 0,25, fiz orçamento de tudo novo e ficou só de peças 2.100 mangos, fora retifica e mecanico.
Pensei em fechar o motor e vender, mais meu corsinha apesar de 98 2 portas é completo, e fui dar uma garimpada em motor de carros PT, quando achei um motor de um VHC FLEX 2008 com bloco rachado devido uma batida, o cara me vendeu o motor por 500 mangos, bom o cabeçote zero com balancin roletado, muito novo mesmo pistoes novos bem como virabrequim tudo zerado, motor só usava oleo sintético e aparenemente rodado menos de 20.000 km
Ai veio a duvida vai servir os pistões e cabeçote? Só montando para saber, mais antes mandei tudo para retifica tirar medidas e para minha surpresa a unica diferença do vhc para o mpfi são os pistões, e bielas muitooo pouca coisa e o cabeçote do vhc, mais virabrequim e bloco são os mesmos não existe diferença.
Mandei montar o motor usando só o meu blco do mpfi, pistões vhc, biela vhc, cabeçote completo vhc, virabrequim também do vhc!
Lembrando que o sistema de Admissão como coletor bicos e injeção são os originais do mpfi, não teve qualquer falha ao funcionar ficou muito bom, rodei 1500 km com um motor que chegava a andar mais que um vhc original ( usando gasolina ) com alcool notei que não compensa fica muito gastão e da trabalho para pegar de vez em quando.
PROBLEMA:
Aparentemente com 1500km o carro começou a fumaçar, de pouco em pouco, mais s[o quando dava partida, fui tentar ver o que é, vi que esta entrando muito, mais muito oleo mesmo no TBI, não sei se é por isso que esta fumaçando.
Alguem pode me dar uma dica?
Fora isso a adaptação é perfeita carro fica outro tem mais força, responde mais rápido e não mudou consumo.
fiquei besta pq a cagada deve ter sido muito violenta, retifica se faz de 0,25 em 0,25, passando direto a 0,50, vc ja perdeu uma retifica, se for o caso de uma proxima, dependendo do q foi feito no bloco tmb, a retifica ja vai condenar....1- A própria concessionária diz que o cabeçote do meu e o do VHCE é o mesmo, isso procede? Deve-se levar em consideração que meu carro não é nem nunca foi à gasolina, é um 2005/2006, o ultimo ano que foi fabricado só a álcool, por tal razão, acredito que ele tenha uma taxa diferente dos MPFI a gasolina;
sim, a taxa do seu carro é diferente, ja deve ser algo em torno de 12,5:1 +ou-
2- Li aqui neste tópico que existe também uma diferença nas velas usadas, pois já que os pistões são diferentes, provavelmente vai ter também esta diferença do tipo de velas a ser usada, será que procede?
de VHC pra MPFI ja tem diferenca de velas, e no seu caso tem diferenca ou deveria ja em relacao aos VHC, pq o seu queima apenas alcool
3- Constatado que os pistões são diferentes, entretanto com o mesmo diâmetro, como disse o amigo SemControle na página 2, e o bloco é igual, como disse o nosso amigo brunitho, será necessário trocar o virabrequim?
nos 1.0 o vira segue o mesmo até onde sei, e na FI de motores as bielas sao padrao do 1.0 ao 1.8, o q muda é o vira conforme a cc do motor pra mudar o curso
4- Seria possível verificar se o curso do VHCE é o mesmo do meu? O amigo SemControle já constatou que o diametro dos pistões é o mesmo, como dito acima, entretanto, o curso seria os mesmos 62,9 que é no 1.0 ou será que altera? Se alterar, seria necessário e possível trocar o virabrequim ou existe outra saída?
essa diferenca de cv ta mais pra alguma coisa eletronica do q mecanica, nos primeiros VHC, eram o antigo 1.0MPFI alcool, so q modificada a central pra permitir a queima de gasolina, tanto q pre-detonam muito, ai nos proximos VHC entrou o sensor de detonacao
Desconsiderando tudo isso, a princípio, o pessoal da concessionária me disse hoje que com exceção do bloco e do virabrequim, eles vão substituir tudo, entretanto, disseram que de STD o motor iria pra 0,50. Não entendo muito no que isso implica, gostaria de uma explicação mais detalhada de algum membro que tenha conhecimento técnico sobre o assunto. Antigamente, ouvia-se falar que de STD ia pra 0,25, mas hoje me disseram lá que retificando não tem mais como deixar ele STD e também não fazem mais com 0,25 devido ao fato de que fica batendo muito, por isso estão partindo logo pra 0,50.
Se não for possível a concessionária utilizar os pistões do VHCE no meu carro, e com isso resolvam fazer a retífica nos moldes do motor original com 0,50 como dito acima, vai dar muita diferença do que era antes? Isso implica em aumento de consumo, diferença na potência e rendimento? Quais as consequências dessa retífica, seus prós e seus contras, levando em consideração que tudo, com exceção do bloco e do virabrequim, será substituído por novo, desde o cabeçote, válvulas, pistões, anéis, bronzina, bielas, juntas, etc, etc, etc.?
Neste caso então seria melhor que a retífica fosse feita nos padrões originais do motor, pois a concessionária não vai querer fazer adaptações, tendo em vista que se fizer não me darão garantia do serviço.SemControle escreveu:fiquei besta pq a cagada deve ter sido muito violenta, retifica se faz de 0,25 em 0,25, passando direto a 0,50, vc ja perdeu uma retifica, se for o caso de uma proxima, dependendo do q foi feito no bloco tmb, a retifica ja vai condenar....1- A própria concessionária diz que o cabeçote do meu e o do VHCE é o mesmo, isso procede? Deve-se levar em consideração que meu carro não é nem nunca foi à gasolina, é um 2005/2006, o ultimo ano que foi fabricado só a álcool, por tal razão, acredito que ele tenha uma taxa diferente dos MPFI a gasolina;
sim, a taxa do seu carro é diferente, ja deve ser algo em torno de 12,5:1 +ou-
2- Li aqui neste tópico que existe também uma diferença nas velas usadas, pois já que os pistões são diferentes, provavelmente vai ter também esta diferença do tipo de velas a ser usada, será que procede?
de VHC pra MPFI ja tem diferenca de velas, e no seu caso tem diferenca ou deveria ja em relacao aos VHC, pq o seu queima apenas alcool
3- Constatado que os pistões são diferentes, entretanto com o mesmo diâmetro, como disse o amigo SemControle na página 2, e o bloco é igual, como disse o nosso amigo brunitho, será necessário trocar o virabrequim?
nos 1.0 o vira segue o mesmo até onde sei, e na FI de motores as bielas sao padrao do 1.0 ao 1.8, o q muda é o vira conforme a cc do motor pra mudar o curso
4- Seria possível verificar se o curso do VHCE é o mesmo do meu? O amigo SemControle já constatou que o diametro dos pistões é o mesmo, como dito acima, entretanto, o curso seria os mesmos 62,9 que é no 1.0 ou será que altera? Se alterar, seria necessário e possível trocar o virabrequim ou existe outra saída?
essa diferenca de cv ta mais pra alguma coisa eletronica do q mecanica, nos primeiros VHC, eram o antigo 1.0MPFI alcool, so q modificada a central pra permitir a queima de gasolina, tanto q pre-detonam muito, ai nos proximos VHC entrou o sensor de detonacao
Desconsiderando tudo isso, a princípio, o pessoal da concessionária me disse hoje que com exceção do bloco e do virabrequim, eles vão substituir tudo, entretanto, disseram que de STD o motor iria pra 0,50. Não entendo muito no que isso implica, gostaria de uma explicação mais detalhada de algum membro que tenha conhecimento técnico sobre o assunto. Antigamente, ouvia-se falar que de STD ia pra 0,25, mas hoje me disseram lá que retificando não tem mais como deixar ele STD e também não fazem mais com 0,25 devido ao fato de que fica batendo muito, por isso estão partindo logo pra 0,50.
Se não for possível a concessionária utilizar os pistões do VHCE no meu carro, e com isso resolvam fazer a retífica nos moldes do motor original com 0,50 como dito acima, vai dar muita diferença do que era antes? Isso implica em aumento de consumo, diferença na potência e rendimento? Quais as consequências dessa retífica, seus prós e seus contras, levando em consideração que tudo, com exceção do bloco e do virabrequim, será substituído por novo, desde o cabeçote, válvulas, pistões, anéis, bronzina, bielas, juntas, etc, etc, etc.?
tirando essa diferenca de pistoa q to achando estranha, nao vai resultar em beneficio algum, pq mecanicamente a taxa de compressao com o seus pistoes ou com os do VHC pelo menos ficara a mesma......
pensando matematicamente comigo aki...
1.0 de diâmetro 71.1 e 62.9 =998,94cc
pensando no VHCE q tenha diametro 75mm e 62,9 de curso=1111,53 ele nem de longe é mais 1.0 mais
partindo pro 1.4 com pistao de 77 de diametro e o curso de 73,4mm temos=1367,18
qnt ao seu caso, o uso de pistoes de maior diametro favorecem o torque em baixa
to sem a tabela das medidas internas do 1.0 ao 1.6, de la pra k to meio por fora até dos 1.8 q surgiram, vamos ver se alguem posta detalhes sobre os VHC e esses novos VHCE
é quase certeza dos pistoes do 1.4 ja serem de 77mm vamos ver se alguem posta algo q ai matematicamente temos alguns resultados