[OPINIÃO] - PROB NA PARTIDA FRIO-ALCOOL 1.4 FLEX 2008

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Dudz
:: Super ::
https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Dudz »

É Fato, oleo influencia, e muito na partida do carro...

a unica vez que coloquei 20w50 no meu ex Celta Flex, foi um TERROR.... nao pegava, enxia o saco, gastava demais...

no Corsa 1.4 E.F estou usando Castrol GTX 10W40 semi-sintetico a uns 100kms.... tranquilo, dificilmente nao pega de primeira... soh uma vez tive q bater umas 3x, mas tava mto frio e choveu pakas...

porem, preciso levar meu carro na GM, tá fazendo um barulho irritante na parte de baixo, já reclamei uma vez e nao resolveram o problema.. vou ter q ir de novo -_-'''
Firefox
:: Wind ::

Mensagem por Firefox »

Alan, não que o seu comentário sirva aos meus relatos, mas o fato do óleo é plausível sim, já que o mesmo REALMENTE aconteceu comigo.

Como disse, todos os meus comentários foram referentes a experiência ocorrida dentro das concessionárias NOVA e CALTABIANO. Eu mesmo não tive influência quanto a solução técnica, já que não tenho formação na área. Até descobrir a solução com a troca do óleo, não fazia a mínima idéia da causa do MEU problema.

Como a revisão foi com 7500Km, não autorizei que realizassem a Limpeza de Bicos, por isso não seria um fator para a falha na partida, pois nesta limpeza, poderiam trazer um resultado pior se for mal feita (li em outra mensagem que uma pessoa chegou a trocar os bicos por conta disso, dentro da garantia da concessionária que realizou o serviço).

Quem me deu a dica do óleo foi o próprio mecânico da Caltabiano, por experiência deles, na qual, seguiram esta orientação nos serviços seguintes e não trouxe mais o problema de partida a frio. Solicitei à concessionária NOVA que refizessem o serviço com a troca do óleo 5W30 e desde então, o carro voltou a ser como era, ligando SEMPRE DE PRIMEIRA.

Quanto a qualidade do combustível, para exemplo, o álcool (Shell) era o mesmo antes e depois da primeira revisão, quando iniciou o problema e foi o mesmo combustível antes e depois com o óleo 5W30, por isso não seria um problema na qualidade do produto, já que sempre abasteço no mesmo posto Shell e sempre pego a NF para garantir qualquer problema, se necessário.

Por mais que engenheiros realizassem milhares de testes sobre o modelo e motor, várias falhas surgem com o produto no mercado, o que é natural. Mesmo a questão da reprogramação do módulo, se o projeto final estivesse perfeito, não haveria necessidade desta alteração para agora.
==============================
Corsa Sedan Maxx 1.4 Econo.Flex - 2008
alan premium

Mensagem por alan premium »

Meu caro amigo Firefox, concordo sim com você, porém, no manual
esta escrito que pode usar o 20w50, mas, como eu já havia declarado,
na próxima troca vou colocar o lubrax tecno SAE 15w40 que é de base
sintética, o fato é que com a limpeza de bicos, além de meu carro estar
mais ¨solto¨ para andar, esta pegando tranquilamente, aqui em Londrina
é normal na parte da manhã fazer 17 graus, estou satisfeito agora.
grande abraço.
EDIAS
:: Piquet ::

Mensagem por EDIAS »

Firefox escreveu:Alan, não que o seu comentário sirva aos meus relatos, mas o fato do óleo é plausível sim, já que o mesmo REALMENTE aconteceu comigo.

Como disse, todos os meus comentários foram referentes a experiência ocorrida dentro das concessionárias NOVA e CALTABIANO. Eu mesmo não tive influência quanto a solução técnica, já que não tenho formação na área. Até descobrir a solução com a troca do óleo, não fazia a mínima idéia da causa do MEU problema.

Como a revisão foi com 7500Km, não autorizei que realizassem a Limpeza de Bicos, por isso não seria um fator para a falha na partida, pois nesta limpeza, poderiam trazer um resultado pior se for mal feita (li em outra mensagem que uma pessoa chegou a trocar os bicos por conta disso, dentro da garantia da concessionária que realizou o serviço).

Quem me deu a dica do óleo foi o próprio mecânico da Caltabiano, por experiência deles, na qual, seguiram esta orientação nos serviços seguintes e não trouxe mais o problema de partida a frio. Solicitei à concessionária NOVA que refizessem o serviço com a troca do óleo 5W30 e desde então, o carro voltou a ser como era, ligando SEMPRE DE PRIMEIRA.

Quanto a qualidade do combustível, para exemplo, o álcool (Shell) era o mesmo antes e depois da primeira revisão, quando iniciou o problema e foi o mesmo combustível antes e depois com o óleo 5W30, por isso não seria um problema na qualidade do produto, já que sempre abasteço no mesmo posto Shell e sempre pego a NF para garantir qualquer problema, se necessário.

Por mais que engenheiros realizassem milhares de testes sobre o modelo e motor, várias falhas surgem com o produto no mercado, o que é natural. Mesmo a questão da reprogramação do módulo, se o projeto final estivesse perfeito, não haveria necessidade desta alteração para agora.
Apoiado "companheiro revolucionário ultra jovem"! :D

Com toda razão, engenheiros são pessoas que como nós, erram, e erram feio, vejam os vários recalls existentes e o desleixo que infelizmente perdura na produção nacional de automóveis, basta ver como os Corsas daqui são depenados em relação aos europeus... Entra lá no CORSA-C.UK e veja com seus próprios olhos como os corsinhas mais simples lá andam... as motorizações etc etc etc...

Basta ver ainda os problemas na concepção e fabricação dos carros, além, dos já citados recalls, tem ainda os defeitos de conecpção, como O fOX q o usuário do carro vai rebater o banco e tem o dedo amputado... Enfim, são carros dos engenheiros de 3 anos de estudo....
alan premium

Referente ao Fox, o sujeito tem que ser muito inocente para se machucar sozinho...
ou seja, tem que ser um menino NOVO kkk...
fabiohmoraes

Mensagem por fabiohmoraes »

Pessoal...

Depois de um tempo fora...Voltei!

Levei meu carro para a concessionária e levei também as informações que reuni aqui com vocês...

A explicação dada sobre a mistura do álcool e o óleo 20W50 que forma uma mistura gasosa fez sentindo pra mim (devido aos pipocos/barulhos que o carro faz tb)..., mas se pararmos para pensar e se fosse um problema tão "simples" assim, MUITOS usuários estariam com o mesmo problema.

Imaginem quantas pessoas seguem o manual, aplicam o óleo 20W50 e não possuem nenhum problema com o carro... Acredito que as pessoas que tem esses problema são a minoria (nós) e a GM não cometeria esse erro (colocando o 20W50 no manual ainda ...) devido aos testes e estudos feitos préviamente para esse motor...

Deixei meu carro lá na VIAMAR durante uma noite para que o técnico ligasse logo de manhã e pudesse simular todo o problema e fazer as devidas medições...

NO MEU CASO, o problema foi com o CORPO DE ACELERAÇÂO do motor(uma peça que tem o sensor de aceleração grudado na borboleta e seu corpo)...
O técnico fez um pedido na GM, a peça demorou 6 dias para chegar ... Retornei lá, ele fez a troca ...refez a programação do módulo (aquela nova recomendada pela GM) ....e funcionou!

Já estou no meu 6 dia, usando o carro todos os dias e o problema sumiu!

OU seja:
- Troca do corpo de aceleração
- Programação nova do módulo
- O óleo continua o 20W50

Ele me disse que esse problema tem acontecido também em Merivas e em montanas...e que a própria GM "tem noção" que essa peça está quebrando em alguns carros...

Abraços
caiomca

Mensagem por caiomca »

Ivobkaiser, o meu ocorreu isso após término da garantia. Praticamente acontece com todos os motroes 1.0 flex e 1.4 flex da GM. Resolvi eu mesmo resetando a injeção e colocando Alcool da Esso e da BR em posto de confiança (sem aditivos), mas fica explícito que é uma irregularidade no sistema de alimentação do carro que aparece quando se usa alcool com graduação menor por muito tempo, hoje o alcool é produzido numa faixa de graduação estabeleciada pelo governo, quanto maior a graduação melhor o alcool. Os sistemas das demais montadoras estão menos sensíveis a essa graduação. Faça o seguinte: deixe o alcool chagar na reserva e com o veículo desligado, mas ainda quente, desconetcte o polo positivo de sua bateria por 60 Seg para dar um reset simples na central de injeção, conecte novamente, vá até um posto de confiança e coloque 12 Lts de GASOLINA. Rode normal. Quando estiver chegando na reserva coloque alcool de boa qualidade em qualquer quantidade e rode por no mínimo 15 min antes de desligar. Provavelmente o problema não ocorrerá tão cedo, mas pode voltara a ocorrer. No meu já rodei 20.000 Km depois disso e nunca mais deu problema. Esse problema não afeta a aceleração e consumo do veículo.
Sekiya

Mensagem por Sekiya »

Vendo a discussão sobre lubrificantes, como é que se pode explicar que Corsas com menos de 5 mil km (ou seja com o óleo original 5W30) tenham o mesmo problema de partida mesmo depois da reprogramação???

Pois não faz sentido, ou pelo menos não consigo visualizar a influência da viscosidade do lubrificante em função da partida a frio. O fato que descrevo não seria o suficiente para desconfiar que o problema não está no lubrificante? O que um óleo mais viscoso atrapalharia na hora da partida fazendo o carro não pegar?

Eu falo isso pois me parece claro que o problema está na engenharia do sistema de partida a frio do motor e nem ao menos essa reprogramação estão fazendo dentro dos parâmetros corretos. (P.ex o Corsa 1.8 2006 aqui às vezem injeta gasolina mesmo a temperaturas de 20ºC).
Um esquema era fazer um teste injetando gasolina na admissão manualmente para verificar se o problema é no óleo ou no sistema de partida a frio.

Abraços
alan premium

Como eu já havia falado Sekiya, aqui escrevem muita besteira ,
alguns mal sabem dirigir e querem saber mais que os engenheiros,
é complicado.
rilima
:: Super ::

Mensagem por rilima »

é pelo jeito existem muitas versoes sobre esse problema.

o meu começou só após a revisao dos 7500km tb. porem andei todos os 5000km seguintes com o oleo 20w50. (morrendo de raiva e nao vendo a hora de trocar de oleo de novo)

blz, ontem fui fazer a troca dos 5mil e fui logo falando que nao queria mais o 20w50 e o cara veio me questionar porque. eu falei pra ele que o motor falhava, estava aspero e dificil de pegar de manha e que ja havia lido relato de outras pessoas com o mesmo problema que se resolvera com o 5w30. eis que ele me vem com a explicação:
para os motores 1.0 esse oleo influencia na partida a frio por ser menos viscoso, mas que para o 1.4 nao e que eles colocam 20w50 na revisao simplesmente por ser mais barato (!!!). (nao concordei mas ouvi calado) e que a GM tem esse tal de recall para os 1.4. O mesmo me sugeriu deixar o carro pernoitar na concessionaria pra que eles pudessem fazer os testes. como precisava do carro hoje nao deixei.
porem vou fazer isso na segunda-feira e ver se com essa historia de reprogramação o problema se resolve.

o que mais me irrita nao é nem a demora pra pegar, mas sim o giro do motor ter ficado absurdamente aspero e falhando mesmo depois de quente. tipo como se a rotação estivesse mais baixa....
Responder