[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?
-
- :: Moderador ::
- https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
-
- :: Classic ::
A classificação API esta relacionado ao pacote de aditivos q o óleo contem ( anti corrosivos, anti espumante, melhorador d indice de viscosidade, detergente, etc ) então quanto maior a classificação melhor são os aditivos. Hoje a top seria a SN então se seu carro pede um oleo 20W50 coloque ele mas na classificação superior q seria a SN para garantir mais proteção ao seu motor.
Quanto a viscosidade a primeiro numero q aparece antes da letra W esta relacionado com a capacidade do oleo fluir em baixa temperatura e o numero seguinte é a fluidez em temperatura alta. A maioria dos motores hoje trabalha em alta temperatura e regime de rotação maior tambem, devido a sua construção cada vez com menos folga entre os componentes e sua programação exigindo muito do lubrificante. Por isso q nos motores atuais só é recomendado o uso de óleo semi sintetico e 100% sintetico o mineral não atende as exigencias desses novos motores, e a viscosidade cada vez mais baixa pois quanto mais fino o óleo mais temperatura ele aguenta e atende as especificações tecnicas do projeto desses novos motores cada vez mais justo e com menos folga.
Quanto a viscosidade a primeiro numero q aparece antes da letra W esta relacionado com a capacidade do oleo fluir em baixa temperatura e o numero seguinte é a fluidez em temperatura alta. A maioria dos motores hoje trabalha em alta temperatura e regime de rotação maior tambem, devido a sua construção cada vez com menos folga entre os componentes e sua programação exigindo muito do lubrificante. Por isso q nos motores atuais só é recomendado o uso de óleo semi sintetico e 100% sintetico o mineral não atende as exigencias desses novos motores, e a viscosidade cada vez mais baixa pois quanto mais fino o óleo mais temperatura ele aguenta e atende as especificações tecnicas do projeto desses novos motores cada vez mais justo e com menos folga.
-
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
- Ano de fabricação: 2011
Só um detalhe. A temperatura que o óleo aguenta não está só relacionada a viscosidade. É uma propriedade física. Na verdade o óleo mais fino é mais fácil de "romper" a película protetora numa frixão em alta velocidade entre 2 metais. Um dos aditivos é um composto que evita que isso aconteça resolvendo o problema.
Porém, um óleo muito rodado e contaminado tem seus aditivos prejudicados.
Porém, um óleo muito rodado e contaminado tem seus aditivos prejudicados.
-
awaked,
Tenho que discordar d vc meu amigo, a temperatura maxima q um lubrificante pode aguentar sem se degradar está sim relacionado com sua viscosidade e quanto mais fino mais temperatura ele ira suportar.
Tenho um teste bom se caso queira comprovar o fato, é bem simples basta pegar duas latas ou alguma frigideira velha e colocar um pouco de óleo mais grosso 20W50 por exemplo em uma e na outra um menos viscoso 5W30 colocar no fogo com mesmo tipo de chama e aguardar alguns minutos irá perceber q o óleo mais grosso começara literalmente a fritar e a formar aquela borra escura enquanto q o mais fino permanece com as caracteridticas normais p mais tempo sem se degradar.
Informações e treinamento dados pela propria Petrobrás onde tive a oportunidade de fazer minha qualificação.
Tenho que discordar d vc meu amigo, a temperatura maxima q um lubrificante pode aguentar sem se degradar está sim relacionado com sua viscosidade e quanto mais fino mais temperatura ele ira suportar.
Tenho um teste bom se caso queira comprovar o fato, é bem simples basta pegar duas latas ou alguma frigideira velha e colocar um pouco de óleo mais grosso 20W50 por exemplo em uma e na outra um menos viscoso 5W30 colocar no fogo com mesmo tipo de chama e aguardar alguns minutos irá perceber q o óleo mais grosso começara literalmente a fritar e a formar aquela borra escura enquanto q o mais fino permanece com as caracteridticas normais p mais tempo sem se degradar.
Informações e treinamento dados pela propria Petrobrás onde tive a oportunidade de fazer minha qualificação.
-
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
- Ano de fabricação: 2011
Eu disse SÓ quanto a viscosidade. Repare: "A temperatura que o óleo aguenta não está só relacionada a viscosidade..." Claro que tem mais variáveis.
Mas pode discordar.
Já testei em bancada com alunos exatamente o teste que você comentou.
Usando 5w30 mineral com 20w50 mineral o efeito é exatamente o mesmo. As bolhas são mais finas claro.
O teste a que você se refere é pra óleo mineral x sintético, ali sim observamos formação de borra dum lado e do outro demora mais. E deve ser feito entre óleos de mesma viscosidade.
Mas pode discordar.
Já testei em bancada com alunos exatamente o teste que você comentou.
Usando 5w30 mineral com 20w50 mineral o efeito é exatamente o mesmo. As bolhas são mais finas claro.
O teste a que você se refere é pra óleo mineral x sintético, ali sim observamos formação de borra dum lado e do outro demora mais. E deve ser feito entre óleos de mesma viscosidade.
-
Não tinha visto o " SÓ" na frase dai já muda o sentido pois entra em pacote de aditivos de cada produto....a afirmação é verdadeira e concordo tambem.
Quando fiz esse experimento foi utilizado dois tipos d óleo mineral um 15W40 e o outro 20W50 para se perceber o resultado com oleos de mesma linha mas viscosidades diferentes e o resultado foi favoravel ao oleo mais fino.
No caso do oleo q citei acima 5W30 não havia feito o teste mais fiquei curioso ao ler q vc já fez contra um 20W50 e apresentou pouca diferença, quando tiver um tempinho vou fazer tambem com essas duas viscosidade p compravar o resultado a nível de conhecimento mesmo.
Legal as idéias
Abrx
Quando fiz esse experimento foi utilizado dois tipos d óleo mineral um 15W40 e o outro 20W50 para se perceber o resultado com oleos de mesma linha mas viscosidades diferentes e o resultado foi favoravel ao oleo mais fino.
No caso do oleo q citei acima 5W30 não havia feito o teste mais fiquei curioso ao ler q vc já fez contra um 20W50 e apresentou pouca diferença, quando tiver um tempinho vou fazer tambem com essas duas viscosidade p compravar o resultado a nível de conhecimento mesmo.
Legal as idéias
Abrx
-
- :: Champ ::
Pessoal, achei um Bardahl MaxOil 5w30 100% sintético API SM por 20,00 o litro, uso no meu Classic 2007 com 54 mil km agora o Havoline Energy 5w30 que é mineral, estou querendo colocar esse bardahl que é sintético, creio que ele mantenha as características por mais tempo, tem problema eu estar usando o mineral e colocar esse sintético? Lembrando que sempre troco o filtro em todas as trocas...
-
Excelente o preço desse oleo da Bardahl sem contar ainda q é 100% sintético e o período de troca para esse lubrificante pode ser estendido para 10000KM. É um oléo muito bom e por ser da mesma viscosidade do Havoline Energy pode ser utilizado tranquilamente no seu carro só trazendo mais beneficios e economia ao seu bolso.
-