[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
el_loco
:: Wind ::
https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por el_loco »

bom vou seguir sua dica mobil ou o ac/delco semi sintetico 5w30
Ikaro
:: Moderador ::
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Ikaro »

Na minha Wagon 1.6 8v o manual diz pra usar 20w50 SJ, e pra trocar a cada 4000km ou 3 meses.

Mas na etiqueta que fica no motor indica o 15w40 também, além do 20w50

Qual seria o mais recomendado? :?
awaked
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Se consta na etiqueta do motor o 15w40 vai fundo... quanto mais fino melhor.
leandrofviana
:: Super ::

Mensagem por leandrofviana »

Galera, estou com uma dúvida chata que me perturba. Comprei o carro no final do ano passado e não tenho contato com o ex dono para saber qual oleo ele usava no carro. Sendo assim, fiz a troca do óleo seguindo o manual. Coloquei o óleo 15w40 mineral Mobil Super Protection. O problema é que após trocar para este óleo, não sei se foi coincidência, escuto os tuchos baterem mais do que antes mesmo estando quente. Meu carro é um Corsa 2001 1.0 mpfi 8v com mais de 100.000 rodados. Afinal, este óleo é bom para o meu motor ou deveria usar um 20w50?
awaked

Mensagem por awaked »

Leandro,

Quanto mais fino melhor. O 15w40 é melhor do que 20w50. Principalmente com o motor frio. Porém, é uma diferença pequena entre eles.

O que pode ter acontecido é antes de vender pra dar uma tapeada o antigo dono ter socado óleo grosso demais, pra esconder os barulhos. O problema é que esconde barulhos mas dificulta a lubrificação.

Monitore o barulho. Com o tempo e a limpeza desse óleo (é SM né?) o barulho pode ir diminuindo. Eu trocaria a primeira vez um pouco mais cedo, por garantia, lembrando de semrpe trocar o filtro de óleo.
leandrofviana

Awaked, estou pensando em trocar o óleo dele este final de semana. Naquela etiqueta que marca quando devo trocar ainda faltam 1000km mas acho interessante já trocar. Você acha então que eu devo continuar com este óleo 15w40? Este Mobil é bom ou aconselha eu jogar de outra marca? Meu motor está funcionando direitinho, sem fumaças.. só o barulho do tucho que ainda está razoável é que me preocupa. Esta manutenção já está na minha lista de próximas coisas a fazer.
Ikaro
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Ikaro »

awaked escreveu:Se consta na etiqueta do motor o 15w40 vai fundo... quanto mais fino melhor.
Awaked,

Valeu pela resposta.

O recomendado é SJ com trocas a cada 4000km, mas já vi gente oferecendo o SL para 7000km. Posso colocar o SL e trocar a cada 7000km mesmo? Ou melhor seguir a recomendação do manual de 4000km?

Aproveito e peço a mesma sugestão do amigo Leandro, conhece algum bom 15w40? Acho que a ACDelco não fabrica dele :?

Abraços
awaked

Mensagem por awaked »

iKaRo,

Os carros que usam SL ou superior acabam recomendado troca a cada 5000 km ou 6 meses, inclusive Corsas. Eu não arriscaria 7000 km ou mais tempo. Até pela borra.

15w40 não tem AC Delco mesmo. Eu usava o Lubrax Tecno 15w40 que é SM. Mas tem o 15w40 Mobil Super Protection que foi citado pelo Leandro, é ótimo e também é SM. 15w40 SL tem o Shell Helix HX6 Flex. O importante é usar essas marcas conhecidas, já pesquisei e postei a um tempo atrás aqui mesmo e essas passaram em testes do INMETRO. Eu optei pelo Lubrax porque onde moro acha ele de rodo e portanto mais em conta.

Compre óleo em grandes auto peças. É mais barato que em postos de combustível. O Lubrax Tecno no posto custa 25 por aqui, na auto peças pago 16 reais.
awaked

Mensagem por awaked »

Leandro,
Pode ficar no Mobil. afinal 15w40 é uma das opções recomendadas por seu motor. Se o barulho dos tuchos não parar ou pelo menos reduzir não é por culpa sua. Eles provavelmente sofreram com óleo errado anteriormente. Se trocar pegue Delphi porque temos muitos casos aqui de troca por outras marcas e continuarem batendo, o resultado é dinheiro fora e ter que acabar comprando os bons mesmo.
leandrofviana

Blz Awaked. Como não tem 15w40 do Delphi vou estudar trocar pelo da Lubrax como você disse também pelo fato de ter em qualquer lugar para comprar. Eu rodei ontem a noite nos postos de gasolina procurando pelo Mobil Super Protection e não achei por nada. Achei outros tipos, mas não o super protection. Vou dar uma olhada no óleo da Lubrax 15w40 e ver se troco por ele pra ver se sinto diferença. Chegaram a me oferecer um 5w30 (acho que é isto) mas descartei por nao conhecer.
Responder