[TUTORIAL] - Colocando um Botão Auxiliar para Trava Elétrica

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
DML
:: Classic ::
https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por DML »

possamai escreveu:
Serrambi escreveu:Tem como fazer o led ficar piscando nas portas? Queria fazer eles piscarem e não ficar aceso direto. Se puder, como que faço e quais são os materiais necessários?

Quero colocar um de cada lado da porta piscando quando tiver travado e não ligado direto.

Vou fazer também a ligação de uma lâmpada ao lado do indicador de farol alto no painel com RPM para quando as portas estiverem abertas a lâmpada ficar acesa e travada apagada.

Depois posto fotos de como ficou essa lâmpada no painel com RPM para indicar porta destravada.

Então cara.. conversei com uma amigo meu (ele é eletrônico) e ele me falou que exite um modelo de led piscante. Você precisa comprar ele e colocar no lugar do outro, como se fosse o mesmo led. A diferença é que o modelo dele é piscante. Ele me deu essa idéia sua, só que achei que ficaria estranho colocar na porta o led piscante, pois quanto a porta estivesse trancada e você andando pela cidade com o carro, o led vai fica piscando igual na porta, ae além de ficar estranho, os cara vão achar que seu carro nem tem alarme, pois o led ta piscando mesmo com você andando.

Aproveitando... em um post anterior alguém pediu sobre o consumo do led. Então, esse meu amigo me falou que um led simples (não sei se pra led de alta intensidade também), ele disse que se ligar em uma pilha 1,5v que é a voltagem do led, ele falo que ela vai ficar acessa +- uns 2 anos :twisted:

imagina na bateria do carro que é no mínimo 45 ampéres, além do alternador e de ela estar sempre carregada.

Abraços,
Possamai

A ligação do led piscante nas portas que eu quero fazer é para somente quando o carro tiver com as portas travadas.

Eu quero que fisque piscando com o carro travado para além do sensor do alarme piscar, ter mais um sinal de advertência de alarme.
Ao identificar e resolver um problema com seu corsa, poste aqui como foi solucionado o mesmo.
Isso nos ajudará a identificar e resolver também futuros problemas com nossos carros.

Classic 2009/2010 VHC E Preto

PELO SPORT, TUDO!!!
possamai
:: Champ ::

Mensagem por possamai »

Serrambi escreveu: A ligação do led piscante nas portas que eu quero fazer é para somente quando o carro tiver com as portas travadas.

Eu quero que fisque piscando com o carro travado para além do sensor do alarme piscar, ter mais um sinal de advertência de alarme.
Sim sim kra.. intendi, mais quando você anda com o carro... ele fica destravado?

Porque no meu, depois que eu ligo o carro ele trava as porta automático, ae se precisar eu tenho que destravar, ae já pensou ficar andando com as portas travadas e o led piscando? intende?

Abraços,
Possamai
Status: Temporiarm. sem carro

Tudo no Tópico: Fotos (Pg6) - Atualizado em 09/08/2007

Imagem
DML
Contato:

Mensagem por DML »

possamai escreveu:
Serrambi escreveu: A ligação do led piscante nas portas que eu quero fazer é para somente quando o carro tiver com as portas travadas.

Sim sim kra.. intendi, mais quando você anda com o carro... ele fica destravado?

Porque no meu, depois que eu ligo o carro ele trava as porta automático, ae se precisar eu tenho que destravar, ae já pensou ficar andando com as portas travadas e o led piscando? intende?

Abraços,
Possamai
Acredito que um relê resolva esse problema.

Ai somente o led acende com o carro desligado.
Ao identificar e resolver um problema com seu corsa, poste aqui como foi solucionado o mesmo.
Isso nos ajudará a identificar e resolver também futuros problemas com nossos carros.

PELO SPORT, TUDO!!!
DML
Contato:

Mensagem por DML »

Coloquei uma lâmpada ao lado da luz de farol alta para ficar acesa quando a porta estiver aberta.

Lembrando que o fio que deve-se puxar da lâmpada até a centralina da trava é o negativo e não positivo. Puxei o positivo e quase perdi meu painel por isso. Não são os trilhos negativos que passam por todas as lâmpadas e sim o positivo. Tem trilho que passa por mais de uma lâmpada e esse é o positivo. Você saberam do que estou falando quando olharem pessoalmente os circuitos.

Ainda tive um probleminha com um circuito do painel devido a ter trocado os polos mas, ainda bem que consegui ajeita-lo e não perdi meu painel.

Depois vou tirar meu painel e levar num técnico para ele consertar direito o problema.

Imagem

PELO SPORT, TUDO!!!
MatheusM
:: Moderador ::

Mensagem por MatheusM »

Quanto ao led ficar piscando com o carro em movimento isso é facil de resolver, é só puxar o positivo do led da central do alarme, ele tem um fio positivo de sinal quando o alarme está ativado...
Serrambi escreveu:Coloquei uma lâmpada ao lado da luz de farol alta para ficar acesa quando a porta estiver aberta.

Lembrando que o fio que deve-se puxar da lâmpada até a centralina da trava é o negativo e não positivo. Puxei o positivo e quase perdi meu painel por isso. Não são os trilhos negativos que passam por todas as lâmpadas e sim o positivo. Tem trilho que passa por mais de uma lâmpada e esse é o positivo. Você saberam do que estou falando quando olharem pessoalmente os circuitos.

Ainda tive um probleminha com um circuito do painel devido a ter trocado os polos mas, ainda bem que consegui ajeita-lo e não perdi meu painel.

Depois vou tirar meu painel e levar num técnico para ele consertar direito o problema.

Imagem
O ideal é medir mesmo + nem todas as lampadas o circuito que corre é positivo... os da lampada de iluminação do painel são todos positivos, agora algumas outras funcionalidades são um fio positivo e alguns emendado com negativo!!!
DML
Contato:

Mensagem por DML »

MatheusM escreveu:Quanto ao led ficar piscando com o carro em movimento isso é facil de resolver, é só puxar o positivo do led da central do alarme, ele tem um fio positivo de sinal quando o alarme está ativado...
Serrambi escreveu:Coloquei uma lâmpada ao lado da luz de farol alta para ficar acesa quando a porta estiver aberta.

Imagem
O ideal é medir mesmo + nem todas as lampadas o circuito que corre é positivo... os da lampada de iluminação do painel são todos positivos, agora algumas outras funcionalidades são um fio positivo e alguns emendado com negativo!!!

O problema é que eu ainda não comprei meu multimetro e com isso errei, pois, pensava que os circuitos que iam de uma lâmpada para outra era negativo e não positivo. Um dos meus circuitos impressos partiu devido a essa troca mas, consegui colocar um fio para ligar o circuito impresso novamente e fazer as lâmpadas funcionarem normalmente.

PELO SPORT, TUDO!!!
DML
Contato:

Mensagem por DML »

As fotos ficaram ruins mas, dá para ver o pino da trava na posição aberto e fechado. Vejam que quando tá fechado fica somente um pedacinho do pino fora que dificulta a visualização dele e também de até mesmo puxa-lo por dentro do carro mas, numa emergência, com esforço tem como puxa-lo.

Foto dele destravado:
Imagem

Foto do pino travado:
Imagem

Pelo menos eu achei melhor fazer o esquema do pino dessa maneira do que tira-lo.

Amanhã tiro fotos quando tiver saindo com o carro e depois posto aqui para vocês verem melhor como que fica.

PELO SPORT, TUDO!!!
lucas.birck
:: Piquet ::

Mensagem por lucas.birck »

Ressucitando esse tópico....

Já tinha feito a instalação do botão para travar/destravar as portas, e tá funcionando na boa, muito boa a solução!

Só que semana passada resolvi fazer o esquema do led...
No meu caso, optei por colocar um led somente para quando as portas estivessem destravadas.
Fiz o seguinte:
Liguei o positivo do led (com resistor) ao fio que apresenta +12V quando as portas estivessem destravadas, e o negativo aterrei em um lugar qualquer da carroceria.

Funcionou beleza, só que domingo eu fui travar as portas, e pra minha surpresa, as travas não funcionaram. Só "ameaçaram" baixar os pinos e ficou por isso mesmo. Daí pressionando o botão novamente não tinha jeito de funcionar. Nem baixando manualmente ela não comandada a trava "escrava" do lado do carona.

Daí logo desliguei o aterramento do led, e voltou a funcionar normalmente o botão (sem o led).

Agora, quando as portas estão destravadas, e aterro o led, ele acende, e parece que vai apagando aos poucos, e daí para de funcionar as travas...

Como soluciono isso?
Seria melhor então pegar um +12V direto da bateria pra alimentar o led, e aterrar no fio negativo das travas?

Me ajudem aí!!
Valeu!!!
DML
Contato:

Mensagem por DML »

lucas.birck escreveu:Ressucitando esse tópico....

Já tinha feito a instalação do botão para travar/destravar as portas, e tá funcionando na boa, muito boa a solução!

Só que semana passada resolvi fazer o esquema do led...
No meu caso, optei por colocar um led somente para quando as portas estivessem destravadas.
Fiz o seguinte:
Liguei o positivo do led (com resistor) ao fio que apresenta +12V quando as portas estivessem destravadas, e o negativo aterrei em um lugar qualquer da carroceria.

Funcionou beleza, só que domingo eu fui travar as portas, e pra minha surpresa, as travas não funcionaram. Só "ameaçaram" baixar os pinos e ficou por isso mesmo. Daí pressionando o botão novamente não tinha jeito de funcionar. Nem baixando manualmente ela não comandada a trava "escrava" do lado do carona.

Daí logo desliguei o aterramento do led, e voltou a funcionar normalmente o botão (sem o led).

Agora, quando as portas estão destravadas, e aterro o led, ele acende, e parece que vai apagando aos poucos, e daí para de funcionar as travas...

Como soluciono isso?
Seria melhor então pegar um +12V direto da bateria pra alimentar o led, e aterrar no fio negativo das travas?

Me ajudem aí!!
Valeu!!!

Liga no próprio terra da centralina da trava e instala um diodo retificador.

PELO SPORT, TUDO!!!
lucas.birck
:: Piquet ::

Mensagem por lucas.birck »

O que seria um diodo retificador?
Qual sua função e como deve ser instalado?

Mantenho a alimentação pelo +12V do fio das travas mesmo? Só devo mudar o aterramento? É isso?

Valew!
Responder