kreator escreveu:Bem, vc puxou um fio da bateria pra alimentar o seu trio. Vc tem que pegar o somatório da corrente do trio e adequar um fio praquela corrente. Se vc tem um fio grosso, e entra num porta fusivel de fio fino ou que sua caixa plastica não suporte muita corrente, dai tá errado. Sua dimensão ficou igual à que eu fiz, só que eu coloquei independente.2Pac escreveu:kreator escreveu:Tem que tomar cuidado com a bitola do fio, pq vc vai jogar o fio roxo em um novo rele (não é o rele que vc já tem de 100w) Esse rele vai alimentar todo o controle do farol no painel, mesmo vc tendo o seu farol de 100w ligado em outro rele, esse controle alimenta as lanternas tb, então coloca na saida do do rele um fio com a mesma bitola do fio que vc vai eliminar no controle. Lembrando que o fio que vc vai puxar da bateria tem que ter a mesma bitola tb.
Isso pra cada circuito, ok? No circuito do farol e no circuito do som.
Dá para colocar uma bitola mais grossa e por um porta-fusível com fusível de baixa amperagem?
Eu coloquei um fio grosso direto da bateria para ligar o alarme + vidros-elétricos + trava com um fusível de 30A com porta-fusível para proteger em caso de curto.
Esse fio entra no carro e alimenta o trio-elétrico. Desse fio coloquei um relê somente para os vidros funcionarem com o pós-chave. O alarme e as travas funcionam direto no +12V. Como tem um fusível para proteção la na saída da bateria, não tem problemas com relação a bitola, correto? Só teria problemas se fosse um fio mais fino.
O meu eu fiz assim:
1-peguei o positivo do ar condicionado (30A) e liguei no vidro elétrico+modulo com fusivel de 20A. O consumo do vidro é de 15A, logo no fio de 30A original eu estaria jogando 45A (se ligar o ar), mas pq não torra tudo? Qd o ar tá ligado eu não fico abrindo e fechando os vidros. Esse consumo de 15A do vidro é em caso de uso extremo e contínuo nos 2 vidros, e qd eu tô no ar eu só uso o vidro ocasionalmente, não ocorrendo excesso de temperatura nos fios pela alta corrente.
2-peguei o positivo do plug do farol (que alimenta o controle todo) e liguei num fusivel de 10A pra trava + alarme. Nesse , não deu problema de sobrecarga no fio original pq o pico do consumo do alarme se dá qd o alarme dispara, e pra dar sobrecarga, teria que o alarme disparar, os farois alto e baixo estarem aceso e a luz interna acesa. Muita azar isso acontecer.
Se vc puxou um fio direto e fez as ligações, ficou beleza, mas tem que ver se a bitola que vc utilizou aguenta esses 30A de pico. Vou fazer um esqueminha pra vc ver que dá pra ligar na boa os 2 reles sem muito esforço. É pq agora eu não lembro qual o fio 12v que alimenta o controle dos farois, teria que tirar o plug pra descobrir.
Eu puxei um fio comum de 4mm se não me engano e coloquei daqueles porta fusíveis que pegam fusíveis grandes e não aquele comuns pequenos, pois, a bitola desse porta-fusível é a mesma do fio que puxei para dentro do carro.
Acredito que esse fio deva suportar uns 50A. Mas, como sei que o alarme + trava + vidros-elétricos não usam isso tudo, coloquei um fusível de 30A do grande e vou tentar depois por um de 25A para ver se aguenta numa boa. Tinha muito fio sendo ligado lá na caixa de fusíveis e então resolvi puxar mais um para instalar o trio-elétrico para não puxar de um fio da própria caixa de fusíveis. Caso eu instale futuramente um módulo de som, não será preciso puxar outro fio da bateria, é somente fazer tipo uma ponte do que já puxei para ligação do trio-elétrico, sendo necessário somente colocar um outro porta-fusível para o modulo.
Tou precisando saber como que faço para instalar o relê no botão do farol e no som. Depois tu explica melhor e se puder fazer tipo um desenho melhor ainda.
Valeu!!