[DÚVIDA] - Como desligar o SOM e APAGAR os faróis no alarme?

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DML
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Mensagem por DML »

kreator escreveu:
2Pac escreveu:
kreator escreveu:Tem que tomar cuidado com a bitola do fio, pq vc vai jogar o fio roxo em um novo rele (não é o rele que vc já tem de 100w) Esse rele vai alimentar todo o controle do farol no painel, mesmo vc tendo o seu farol de 100w ligado em outro rele, esse controle alimenta as lanternas tb, então coloca na saida do do rele um fio com a mesma bitola do fio que vc vai eliminar no controle. Lembrando que o fio que vc vai puxar da bateria tem que ter a mesma bitola tb.

Isso pra cada circuito, ok? No circuito do farol e no circuito do som.

Dá para colocar uma bitola mais grossa e por um porta-fusível com fusível de baixa amperagem?

Eu coloquei um fio grosso direto da bateria para ligar o alarme + vidros-elétricos + trava com um fusível de 30A com porta-fusível para proteger em caso de curto.

Esse fio entra no carro e alimenta o trio-elétrico. Desse fio coloquei um relê somente para os vidros funcionarem com o pós-chave. O alarme e as travas funcionam direto no +12V. Como tem um fusível para proteção la na saída da bateria, não tem problemas com relação a bitola, correto? Só teria problemas se fosse um fio mais fino.
Bem, vc puxou um fio da bateria pra alimentar o seu trio. Vc tem que pegar o somatório da corrente do trio e adequar um fio praquela corrente. Se vc tem um fio grosso, e entra num porta fusivel de fio fino ou que sua caixa plastica não suporte muita corrente, dai tá errado. Sua dimensão ficou igual à que eu fiz, só que eu coloquei independente.

O meu eu fiz assim:
1-peguei o positivo do ar condicionado (30A) e liguei no vidro elétrico+modulo com fusivel de 20A. O consumo do vidro é de 15A, logo no fio de 30A original eu estaria jogando 45A (se ligar o ar), mas pq não torra tudo? Qd o ar tá ligado eu não fico abrindo e fechando os vidros. Esse consumo de 15A do vidro é em caso de uso extremo e contínuo nos 2 vidros, e qd eu tô no ar eu só uso o vidro ocasionalmente, não ocorrendo excesso de temperatura nos fios pela alta corrente.

2-peguei o positivo do plug do farol (que alimenta o controle todo) e liguei num fusivel de 10A pra trava + alarme. Nesse , não deu problema de sobrecarga no fio original pq o pico do consumo do alarme se dá qd o alarme dispara, e pra dar sobrecarga, teria que o alarme disparar, os farois alto e baixo estarem aceso e a luz interna acesa. Muita azar isso acontecer.

Se vc puxou um fio direto e fez as ligações, ficou beleza, mas tem que ver se a bitola que vc utilizou aguenta esses 30A de pico. Vou fazer um esqueminha pra vc ver que dá pra ligar na boa os 2 reles sem muito esforço. É pq agora eu não lembro qual o fio 12v que alimenta o controle dos farois, teria que tirar o plug pra descobrir.

Eu puxei um fio comum de 4mm se não me engano e coloquei daqueles porta fusíveis que pegam fusíveis grandes e não aquele comuns pequenos, pois, a bitola desse porta-fusível é a mesma do fio que puxei para dentro do carro.

Acredito que esse fio deva suportar uns 50A. Mas, como sei que o alarme + trava + vidros-elétricos não usam isso tudo, coloquei um fusível de 30A do grande e vou tentar depois por um de 25A para ver se aguenta numa boa. Tinha muito fio sendo ligado lá na caixa de fusíveis e então resolvi puxar mais um para instalar o trio-elétrico para não puxar de um fio da própria caixa de fusíveis. Caso eu instale futuramente um módulo de som, não será preciso puxar outro fio da bateria, é somente fazer tipo uma ponte do que já puxei para ligação do trio-elétrico, sendo necessário somente colocar um outro porta-fusível para o modulo.

Tou precisando saber como que faço para instalar o relê no botão do farol e no som. Depois tu explica melhor e se puder fazer tipo um desenho melhor ainda.

Valeu!!
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Mensagem por MatheusM »

Faltou dizer que os fios de qualquer empresa passam por um rigoroso teste e eles tem que aguentar PELO MENOS 50% a mais do que o fio diz... logo um fio de até 30A(+-4mm) aguenta 45A tranquilo, agora 60A ... o fio só vai esquentar depois de passado pelo menos 1 hora ligado. Então é + facil vc queimar o motor do vidro elétrico subino e descendo do que o fio original do vidro derreter.
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Mensagem por DML »

MatheusM escreveu:
kreator escreveu:
2Pac escreveu:
Dá para colocar uma bitola mais grossa e por um porta-fusível com fusível de baixa amperagem?

Eu coloquei um fio grosso direto da bateria para ligar o alarme + vidros-elétricos + trava com um fusível de 30A com porta-fusível para proteger em caso de curto.

Esse fio entra no carro e alimenta o trio-elétrico. Desse fio coloquei um relê somente para os vidros funcionarem com o pós-chave. O alarme e as travas funcionam direto no +12V. Como tem um fusível para proteção la na saída da bateria, não tem problemas com relação a bitola, correto? Só teria problemas se fosse um fio mais fino.
Bem, vc puxou um fio da bateria pra alimentar o seu trio. Vc tem que pegar o somatório da corrente do trio e adequar um fio praquela corrente. Se vc tem um fio grosso, e entra num porta fusivel de fio fino ou que sua caixa plastica não suporte muita corrente, dai tá errado. Sua dimensão ficou igual à que eu fiz, só que eu coloquei independente.
Rapaz no lugar do porta-fuzível bota logo um disjuntor igual de casa :wink:
Disjuntor em carro foi boa. Mas é sério, tem que coloacr fusíveis para proteger tudo. Se tivesse tipo um disjuntor pequeno e barato, eu colocaria mesmo para não ficar gastando grana com fusíveis.
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kreator escreveu:
2Pac escreveu:O meu relê duplo fica no cofre do motor mesmo e um fio direto da bateria que o alimente. Do resto é a mesma coisa de como se tivesse sem ele, pois, os fios do alto e baixo entrada + saida são ligados no próprio relê então, só me interessa saber como fazer a ligação no botão principal dos fárois.

O relê eu vou ligar perto do botão mesmo. Já tenho relê demais instalado em meu corsa. Um para dois para vidro-elétrico, um que alimenta o vidro e outro do temporizador do módulo, um do farol de neblina, outro do farol de milha. Eu poderia eliminar um do farol de milha, pois, coloquei outro relê duplo no cofre do motor para instalar lâmpadas de 100w nos milhas mas, para abrir tudo por ali em baixo e desfazer todas as ligações, preferi deixar como que tá e deixar um relê sem muita utilidade. São quatro relês extras próximos da caixa de fusíveis.

mas também, coloquei fusíveis em todos os relês. Não puxei da caixa de fúsiveis para aproveitar como muitos fazem. Coloquei os relês e para cada um um porta fusível com fusíveis de minima amperagem possivel.

E ainda vou colocar o do som e do farol.


Vou aguardar esse esquema da ligação no botão principal do farol.


Uma última pergunta, depois eu coloco o esquema certinho.

Pq vc colocou um rele no vidro? (não to falando do temporizador)

Para o vidro-elétrico coloquei dois relês:

Um para o temporizador do módulo

Um para que o vidro fosse somente ligado no pós-chave. Como puxei o fio direto da bateria, precisei desse relê para somente os vidros funcionarem no pós-chave. Se eu tivesse puxado da caixa de fusíveis, puxaria direto de um pós-chave mas, achei melhor direto da bateria para o motor ter mais força para subida.




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Mensagem por marra »

po ser "leigo" em eltronica automotiva é triste né to mais perdido q cupim em metalurgica...

da pra colocar um tutorial ai pra BURRO entender? hehehe

ta mateus explicou q tem q ser um rele de 3 saidas o mesmo que usam pra ligar 2 módulos no carro, como seria essa ligação? onde ficam os fios do meu alarme nao faço a mínima ideia...

abraçao ae
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Mensagem por pide »

2Pac escreveu:De desligar o som é possivel com o uso de um relê ligado ao som. Esse relê você encontra por R$10,00 no mercado livre.

Desligar o farol eu não sei mas, acredito que seja possível.

Com o alarme positron é possível ligar farol de milha com uso do relê na saída auxiliar. Acredito que possa também acender ou apagar os farois com uso de um relê desse tipo.
o meu botao auxiliar fiz pra abri o porta-malas
fica mto interessante
ehehehehe
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Mensagem por DML »

pide escreveu:
2Pac escreveu:De desligar o som é possivel com o uso de um relê ligado ao som. Esse relê você encontra por R$10,00 no mercado livre.

Desligar o farol eu não sei mas, acredito que seja possível.

Com o alarme positron é possível ligar farol de milha com uso do relê na saída auxiliar. Acredito que possa também acender ou apagar os farois com uso de um relê desse tipo.
o meu botao auxiliar fiz pra abri o porta-malas
fica mto interessante
ehehehehe

O meu auxiliar é para baixar os vidros-elétricos.
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Mensagem por LEO.UFF (Kreator) »

2Pac escreveu:
kreator escreveu:
2Pac escreveu:O meu relê duplo fica no cofre do motor mesmo e um fio direto da bateria que o alimente. Do resto é a mesma coisa de como se tivesse sem ele, pois, os fios do alto e baixo entrada + saida são ligados no próprio relê então, só me interessa saber como fazer a ligação no botão principal dos fárois.

O relê eu vou ligar perto do botão mesmo. Já tenho relê demais instalado em meu corsa. Um para dois para vidro-elétrico, um que alimenta o vidro e outro do temporizador do módulo, um do farol de neblina, outro do farol de milha. Eu poderia eliminar um do farol de milha, pois, coloquei outro relê duplo no cofre do motor para instalar lâmpadas de 100w nos milhas mas, para abrir tudo por ali em baixo e desfazer todas as ligações, preferi deixar como que tá e deixar um relê sem muita utilidade. São quatro relês extras próximos da caixa de fusíveis.

mas também, coloquei fusíveis em todos os relês. Não puxei da caixa de fúsiveis para aproveitar como muitos fazem. Coloquei os relês e para cada um um porta fusível com fusíveis de minima amperagem possivel.

E ainda vou colocar o do som e do farol.


Vou aguardar esse esquema da ligação no botão principal do farol.


Uma última pergunta, depois eu coloco o esquema certinho.

Pq vc colocou um rele no vidro? (não to falando do temporizador)

Para o vidro-elétrico coloquei dois relês:

Um para o temporizador do módulo

Um para que o vidro fosse somente ligado no pós-chave. Como puxei o fio direto da bateria, precisei desse relê para somente os vidros funcionarem no pós-chave. Se eu tivesse puxado da caixa de fusíveis, puxaria direto de um pós-chave mas, achei melhor direto da bateria para o motor ter mais força para subida.




Vc colocou relê d+! Eu entendi seu raciocínio, mas se vc colocou o temporizador (aquele que fica segurando a corrente após desligar o carro, certo?) vc alimenta o temporizador com 12v direto e o módulo recebe o pós-chave de baixa potencia mesmo (tanto é que o fio do módulo do pós é fininho). O que tem que entrar forte é o 12v do relê do temporizador pois é ele que vai alimentar o motor, entendeu?

O pós chave não precisa de relê pq ele só emite um sinal pro módulo avisando que vc ligou/desligou o carro.
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Mensagem por LEO.UFF (Kreator) »

pide escreveu:
2Pac escreveu:De desligar o som é possivel com o uso de um relê ligado ao som. Esse relê você encontra por R$10,00 no mercado livre.

Desligar o farol eu não sei mas, acredito que seja possível.

Com o alarme positron é possível ligar farol de milha com uso do relê na saída auxiliar. Acredito que possa também acender ou apagar os farois com uso de um relê desse tipo.
o meu botao auxiliar fiz pra abri o porta-malas
fica mto interessante
ehehehehe
O auxiliar 1 eu tb coloquei pra abrir o porta malas e o segundo eu botei pra manter os farois acesos por 30 segundos. (isso no positron nova geracao)
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Mensagem por LEO.UFF (Kreator) »

2Pac escreveu:
kreator escreveu:
2Pac escreveu:
Dá para colocar uma bitola mais grossa e por um porta-fusível com fusível de baixa amperagem?

Eu coloquei um fio grosso direto da bateria para ligar o alarme + vidros-elétricos + trava com um fusível de 30A com porta-fusível para proteger em caso de curto.

Esse fio entra no carro e alimenta o trio-elétrico. Desse fio coloquei um relê somente para os vidros funcionarem com o pós-chave. O alarme e as travas funcionam direto no +12V. Como tem um fusível para proteção la na saída da bateria, não tem problemas com relação a bitola, correto? Só teria problemas se fosse um fio mais fino.
Bem, vc puxou um fio da bateria pra alimentar o seu trio. Vc tem que pegar o somatório da corrente do trio e adequar um fio praquela corrente. Se vc tem um fio grosso, e entra num porta fusivel de fio fino ou que sua caixa plastica não suporte muita corrente, dai tá errado. Sua dimensão ficou igual à que eu fiz, só que eu coloquei independente.

O meu eu fiz assim:
1-peguei o positivo do ar condicionado (30A) e liguei no vidro elétrico+modulo com fusivel de 20A. O consumo do vidro é de 15A, logo no fio de 30A original eu estaria jogando 45A (se ligar o ar), mas pq não torra tudo? Qd o ar tá ligado eu não fico abrindo e fechando os vidros. Esse consumo de 15A do vidro é em caso de uso extremo e contínuo nos 2 vidros, e qd eu tô no ar eu só uso o vidro ocasionalmente, não ocorrendo excesso de temperatura nos fios pela alta corrente.

2-peguei o positivo do plug do farol (que alimenta o controle todo) e liguei num fusivel de 10A pra trava + alarme. Nesse , não deu problema de sobrecarga no fio original pq o pico do consumo do alarme se dá qd o alarme dispara, e pra dar sobrecarga, teria que o alarme disparar, os farois alto e baixo estarem aceso e a luz interna acesa. Muita azar isso acontecer.

Se vc puxou um fio direto e fez as ligações, ficou beleza, mas tem que ver se a bitola que vc utilizou aguenta esses 30A de pico. Vou fazer um esqueminha pra vc ver que dá pra ligar na boa os 2 reles sem muito esforço. É pq agora eu não lembro qual o fio 12v que alimenta o controle dos farois, teria que tirar o plug pra descobrir.

Eu puxei um fio comum de 4mm se não me engano e coloquei daqueles porta fusíveis que pegam fusíveis grandes e não aquele comuns pequenos, pois, a bitola desse porta-fusível é a mesma do fio que puxei para dentro do carro.

Acredito que esse fio deva suportar uns 50A. Mas, como sei que o alarme + trava + vidros-elétricos não usam isso tudo, coloquei um fusível de 30A do grande e vou tentar depois por um de 25A para ver se aguenta numa boa. Tinha muito fio sendo ligado lá na caixa de fusíveis e então resolvi puxar mais um para instalar o trio-elétrico para não puxar de um fio da própria caixa de fusíveis. Caso eu instale futuramente um módulo de som, não será preciso puxar outro fio da bateria, é somente fazer tipo uma ponte do que já puxei para ligação do trio-elétrico, sendo necessário somente colocar um outro porta-fusível para o modulo.

Tou precisando saber como que faço para instalar o relê no botão do farol e no som. Depois tu explica melhor e se puder fazer tipo um desenho melhor ainda.

Valeu!!
Eu acho que 25A não vai aguentar, pq no meu vidro veio com fusivel de 15A e só pq eu liguei no módulo teve um dia que queimou. Agora uso de 20A só pro vidro+modulo e nisso ainda tem que somar o alarme e a trava, é melhor deixar 30A mesmo.
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