[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?
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Por isso mesmo que o mecanico me recomendou andar somente 1000km ou 1 mês...já rodei 1500kms..e quero trocar..então o bom mesmo seria eu mandar retirar o carter novamente pra dar outra olhada neh?SemControle escreveu:pra ter borra no carter, eu imagino no restante....
SM é bom q promove limpeza, mas cai no problema de estar tudo laskado de podre borrento.....
E quanto ao Mobil Super API SM 20W50, então seria uma boa mesmo utiliza-lo, alguma outra recomendação junto ao óleo? Tipo..trocar novamente antes dos 5000km?
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se tinha borra até no carter, sai fora de qq oleo ou produto pra limpar.....
ja vi borra em todo lugar, menos no carter q é onde o oleo fica depositado....
se colocar qq coisa pra limpar, so vai piorar a coisa.....
certo certo nesse estagio, é desmontar tudo e mandar pra retifica, dar banho quimico
ja vi borra em todo lugar, menos no carter q é onde o oleo fica depositado....
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Semcontrole, caro amigo...acho que a borra que estamos falando não seria a mesma...não foi nada tipo terra..lama não...o óleo saiu bem escuro e grosso do carter...isso é borra? se sim..vou correr pra arrumar logo..pq como vc falou se tem lah...to com problemas...SemControle escreveu:se tinha borra até no carter, sai fora de qq oleo ou produto pra limpar.....
ja vi borra em todo lugar, menos no carter q é onde o oleo fica depositado....
se colocar qq coisa pra limpar, so vai piorar a coisa.....
certo certo nesse estagio, é desmontar tudo e mandar pra retifica, dar banho quimico
De qualquer forma como não sei se vou poder mecher no motor agora...qual óleo me recomenda então?
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desmonta a tampa de valvula pra ver como esta a parte de cima q é onde mais junta borra
se tiver feia a coisa, nao usa SM nao, procure uma limpeza profissional como disse, em retifica.....oleo sair escuro é normal...avaliar se estava grosso ou nao, parece coisa de frentista querendo vender oleo qnd para pra abastecer....passa o dedo la e ja vem falar q ta ruim.....viscosidade nao se avalia assim.....
se tiver feia a coisa, nao usa SM nao, procure uma limpeza profissional como disse, em retifica.....oleo sair escuro é normal...avaliar se estava grosso ou nao, parece coisa de frentista querendo vender oleo qnd para pra abastecer....passa o dedo la e ja vem falar q ta ruim.....viscosidade nao se avalia assim.....
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É mais garantido fazer o que o SemControle falou.
Uma coisa que é comum acontecer ao usar óleo SM em motores mais antigos é começar
a vazar óleo pelos retentores por exemplo o do volante do motor. Acontece que ele acaba limpando
demais e permite o surgimento de folgas por onde acontecem os vazamentos. As folgas já estavam
lá, mas tampadas/fechadas por óleo antigo e oxidado. Se você acha que tudo bem, se vazar manda
arrumar, vai firme, se não quer dor de cabeça evite.
Uma coisa que é comum acontecer ao usar óleo SM em motores mais antigos é começar
a vazar óleo pelos retentores por exemplo o do volante do motor. Acontece que ele acaba limpando
demais e permite o surgimento de folgas por onde acontecem os vazamentos. As folgas já estavam
lá, mas tampadas/fechadas por óleo antigo e oxidado. Se você acha que tudo bem, se vazar manda
arrumar, vai firme, se não quer dor de cabeça evite.
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Desmontei a tampa..e por lá está bem tranquilo...sem borra..tudo limpinho..e lubrificação normal...o óleo tah subindo de boa...SemControle escreveu:desmonta a tampa de valvula pra ver como esta a parte de cima q é onde mais junta borra
se tiver feia a coisa, nao usa SM nao, procure uma limpeza profissional como disse, em retifica.....oleo sair escuro é normal...avaliar se estava grosso ou nao, parece coisa de frentista querendo vender oleo qnd para pra abastecer....passa o dedo la e ja vem falar q ta ruim.....viscosidade nao se avalia assim.....
Então que óleo me recomenda?awaked escreveu:É mais garantido fazer o que o SemControle falou.
Uma coisa que é comum acontecer ao usar óleo SM em motores mais antigos é começar
a vazar óleo pelos retentores por exemplo o do volante do motor. Acontece que ele acaba limpando
demais e permite o surgimento de folgas por onde acontecem os vazamentos. As folgas já estavam
lá, mas tampadas/fechadas por óleo antigo e oxidado. Se você acha que tudo bem, se vazar manda
arrumar, vai firme, se não quer dor de cabeça evite.
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A viscosidade tem que manter o recomendado no manual do seu carro. Se nele consta 20w50 mantém. Alguns carros o manual também indica o 15w40. Tem que dar uma olhada.
Dá uma olhada aqui... http://www.br.com.br/wps/portal/!ut/p/c ... tilitarios
Eu ia sugerir o Essencial SL, mas é 15w40. Se seu manual indica o 15w40 vai fundo.
Em auto peças aqui ele custa na faixa de 8 reais ou menos o litro.
Se se manual indica o 20w50 mesmo aí seria o Essencial SJ.
Em auto peças já vi por 6 reais o litro.
O AC Delco 20w50 dá tranquilo, mas acredito ser bem mais caro.
Postei esse da Lubrax porque achei didático. Se optar por outra marca é só manter a especificação destes.
Dá uma olhada aqui... http://www.br.com.br/wps/portal/!ut/p/c ... tilitarios
Eu ia sugerir o Essencial SL, mas é 15w40. Se seu manual indica o 15w40 vai fundo.
Em auto peças aqui ele custa na faixa de 8 reais ou menos o litro.
Se se manual indica o 20w50 mesmo aí seria o Essencial SJ.
Em auto peças já vi por 6 reais o litro.
O AC Delco 20w50 dá tranquilo, mas acredito ser bem mais caro.
Postei esse da Lubrax porque achei didático. Se optar por outra marca é só manter a especificação destes.
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Hoje, o meu carro está com o Essencial SJ...que é o 20w50..está rodando de boa..sem barulho algum no motor..nem quando ligo pela manhã..frio...awaked escreveu:A viscosidade tem que manter o recomendado no manual do seu carro. Se nele consta 20w50 mantém. Alguns carros o manual também indica o 15w40. Tem que dar uma olhada.
Dá uma olhada aqui... http://www.br.com.br/wps/portal/!ut/p/c ... tilitarios
Eu ia sugerir o Essencial SL, mas é 15w40. Se seu manual indica o 15w40 vai fundo.
Em auto peças aqui ele custa na faixa de 8 reais ou menos o litro.
Se se manual indica o 20w50 mesmo aí seria o Essencial SJ.
Em auto peças já vi por 6 reais o litro.
O AC Delco 20w50 dá tranquilo, mas acredito ser bem mais caro.
Postei esse da Lubrax porque achei didático. Se optar por outra marca é só manter a especificação destes.
Foi trocado...óleo..filtro e bomba de óleo...já rodei 1700km com ele...
O mecanico me disse que esses Lubrax não eram muito bons...que juntavam borra...por isto mesmo que estou aqui para tirar minhas dúvidas e não ir efetuar a troca sem nenhuma noção do que façar...e pelo que vi o óleo não é ruin.
Não tenho o manual do carro pois, o dono anterior não tinha...
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Nenhum óleo usado de forma certa provoca borra.
A Borra se forma pelo uso do lubrificante incorreto. Muita gente usa óleo inferior do que os especificado. Por ser mais barato. Por desconhecimento. Preguiça. Enfim.
O uso de aditivos pro óleo também pode ser um tiro no pé. O óleo já é equilibrado, alterando ele o tiro pode sair pela culatra favorecendo os depósitos. Quanto aditivos no óleo é bem complexo, depende de composições químicas e por isso mesmo é polêmico.
A borra é formada também pelo uso de combustível adulterado. O que sobra da queima contamina o óleo e ele perde propriedades importantes.
Óleo vencido por DATA ou KILOMETRAGEM. Mesmo que pouco rodado e óleo sofre contaminação do combustível e nessa ele se estraga. Um exemplo. O óleo 5w30 deve ser trocado a cada 5000 km ou 6 meses. Se eu desrespeitar isso o óleo perde a capacidade dele e favorece o surgimento da borra.
Meu avô e meu pai contam que abriram o motor de um Opala antigo que estava na família desde zero, com 250.000 km. Usava SE e até pior quando novo. O motor do Passat do meu pai tinha mais de 300.000 rodados, foi aberto e também não tinha borra. Na base do SF também. Mas eles trocavam o óleo a cada 3000 km.
Veja só...
SF: De 1980 a 1989;
SG: De 1989 a 1994;
SH: De 1994 a 1996;
SI: De 1996 a 1998;
SJ: De 1998 a 2000;
Depois vieram SL, SM a poucos anos e o novo SN é raríssimo ainda.
A Borra se forma pelo uso do lubrificante incorreto. Muita gente usa óleo inferior do que os especificado. Por ser mais barato. Por desconhecimento. Preguiça. Enfim.
O uso de aditivos pro óleo também pode ser um tiro no pé. O óleo já é equilibrado, alterando ele o tiro pode sair pela culatra favorecendo os depósitos. Quanto aditivos no óleo é bem complexo, depende de composições químicas e por isso mesmo é polêmico.
A borra é formada também pelo uso de combustível adulterado. O que sobra da queima contamina o óleo e ele perde propriedades importantes.
Óleo vencido por DATA ou KILOMETRAGEM. Mesmo que pouco rodado e óleo sofre contaminação do combustível e nessa ele se estraga. Um exemplo. O óleo 5w30 deve ser trocado a cada 5000 km ou 6 meses. Se eu desrespeitar isso o óleo perde a capacidade dele e favorece o surgimento da borra.
Meu avô e meu pai contam que abriram o motor de um Opala antigo que estava na família desde zero, com 250.000 km. Usava SE e até pior quando novo. O motor do Passat do meu pai tinha mais de 300.000 rodados, foi aberto e também não tinha borra. Na base do SF também. Mas eles trocavam o óleo a cada 3000 km.
Veja só...
SF: De 1980 a 1989;
SG: De 1989 a 1994;
SH: De 1994 a 1996;
SI: De 1996 a 1998;
SJ: De 1998 a 2000;
Depois vieram SL, SM a poucos anos e o novo SN é raríssimo ainda.
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