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Se enferrujou já era, pois as camaras de passagem de água enferrujaram.
Só trocar a água agora e fazer isso a cada seis meses.
bigdbixu escreveu:iaee rapazeada blz ?
acabei de ver uma materia no youtube sobre liquido de arrefecimento e sobre a questaõ do aditivo ...
então fiquei meio preocupado !!!!!
tenho um corsa wind 2001 mpfi 1.0 e esta com 107000 rodados e é claro que a agua esta enferrujada, pois bem gostaria de saber oq eu faço !
abraço
A ferrugem não sairá jamais.
O aditivo não é recomendado, pois pode arrancar as crostas de onde o ferrugem se formou e trazer vazamentos futuros.
Abraços!
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Parece q o pessoal aki prefere ir empurrando com a barriga de q fazer a coisa certa
Se tem ferrugem não interessa faça o serviço de limpeza do sistema de arrefecimento, de maneira correta, em oficinas especializadas com profissionais sérios e competentes e coloque o aditivo correto com monoetilenoglicol em sua fórmula para dar a proteção, nessas oficinas existem um teste q é feito antes do serviço para detectar vazamento com uma bomba e manometro de pressão.
Se aparecer algum vazamento é pq o problema já existia só estava camuflado podendo estourar a qualquer momento até no meio de uma viajem ou quando menos se esperar
Então vc providencia o reparo da peça q apresentou problema e assim estará com a manutenção do sistema em dia prolongando a vida útil dos outros componentes q tem contato com essa água enferrujada
Isso se chama manuteção preventiva vc está antecipando um problema maior q pode vir a acontecer a qualquer monento e não deixando tudo estragar de vez quando vc for ver as paredes do bloco do motor estaram finas q nem papel e o cabeçote se precisar fazer uma retifíca pode esquecer joga fora e compra outro, aí vc escolhe oq fazer muitas pessoas não se importam com isso pq vão vender ou trocar o carro mais p frente e o resultado são carros q vc compra e tem q gastar a maior nota em manutenção para poder rodar tranquilo pois o antigo proprietário não dava o devido valor ao seu veículo.
Fiquei no dilema agora limpar ou não o sistema de arrefecimento é colocar o fluído ou só água mesmo.
Estou neste impasse porque quando tinha a pick-up fiz a limpeza naquelas máquinas acho que devem conhecer e coloquei fluído é no outro dia fui para um encontro do Corsa Clube é a bomba de água estourou na Praça Charles Miller - Pacaembu, muitos aqui lembram desse episódio.
Cara, se não limpar e deixar só água vai dar problema mesmo, e sempre na pior hora.
Eu limparia e passaria a usar aditivo. Com um pouco de sorte você acaba com a corrosão e fica em ordem. Agora se a corrosão estiver em processo adiantado vai ocorrer como você descreveu acima. Por isso eu faria numa semana tranquila.
Melhor ter o problema sob controle do que ignorar e dar zica na pior hora.
Agora ficou a dúvida meu corsa tá desde o começo do ano sem aditivo só agua e agora preciso trocar e colocar aditivo, será que vai estourar alguma coisa? A agua tá praticamente preta...
gabrielmike, tem que analisar os pontos.
Se tem pouca corrosão, pelo menos para o processo e boa.
Se tem muita corrosão, alguma coisa pode sim abrir o bico.
O fato é que se não fizer nada vai acabar tendo problemas da mesma forma.
Olha já passei por isso, comprei o carro que estava usando água (obviamente), comecei usar aditivo sabendo dos futuros vazamentos, dito e feito, o radiador foi o primeiro a pedir pra sair.
Eu recomendo que você continue usando água e junte dinheiro até poder comprar o kit: Radiador/termostato/mangueiras/bomba de agua e demais componentes, ou seja uma revisão completa no sistema. Se você colocar aditivo e não se preparar para os vazamentos você vai ter bom negativo na sua conta bancária, além de correr o risco de ficar na mão.
rogdigue escreveu:Olha, eu usava aditivo e água desmineralizada no sistema. Um dia percebi q um adaptador pra sensor de temperatura q coloquei na mangueira do radiador tinha umas pontinhas de ferrugem aparecendo e resolvi tirar pra ver. Noooooosssssssaaaaaaaa, o negócio tava podre por dentro, totalmente comido de ferrugem, logo logo iria furar e me deixar na mão. Então, quanto a ferrugem tenho dúvidas sobre a eficácia desses aditivos.
Rogério.
Cara, você deve ter usado algum aditivo ruim. Cuidado! o mercado tá cheio de aditivos que,
em vez de melhorar o sistama, danifica mais ainda. Só se deve usar aditivos que contenha
"etilenoglicol" e na proporção exata. Isso é muito importante.