[DÚVIDAS E SUGESTÕES] Limpar sonda LAMBDA
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:)
mas, esta limpeza da sonda lambda, recomenda-se, com quantos mil kms rodados?
pois meu motor esta com 20 mil km rodados, e parece que a sonda tá certinha limpinha, pois só roda com alcool....
alguem tem boas dicas???
pois meu motor esta com 20 mil km rodados, e parece que a sonda tá certinha limpinha, pois só roda com alcool....
alguem tem boas dicas???
- marcelocalazans
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Assunto: LIMPAR A SONDA LAMBDA Qua 27 Abr 2011, 23:52
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UM PROCESSO CASEIRO
IRÃO PRECISAR DOS SEGUINTE INGREDIENTES:
1ª GARRAFA DE COCA COLA VELHA CORTADA PELA METADE
1 GARRAFA DE VINAGRE DE VINHO BRANCO
1 ESCOVA DE DENTES VELHA OU USADA
DETERGENTE DE LAVAR A LOUÇA
SAL DE COZINHA DISSOLVIDO NA PERCENTAGEM +- 40% SAL E O RESTANTE ÁGUA NORMAL.
FERRAMENTAS PARA REMOVER A SONDA DO LOCAL ONDE SE ENCONTRA.
COM ISTO EM MÃOS E SUPONDO QUE JÁ RETIRARAM A SONDA FAÇAM O SEGUINTE:
1º COLOQUEM A SONDA LAMBDA DENTRO DE ÁGUA COM ALGUM DETERGENTE(NÃO A COLOQUEM O FIO SUPERIOR DENTRO DE ÁGUA, APENAS A SONDA, A PARTE QUE TEM O ASPECTO PERFURADO) E VÃO ESCOVANDO COM A ESCOVA E COM O LÍQUIDO DE LAVAR A LOUÇA ENERGÉTICAMENTE E JUNTO COM ÁGUA, IRÃO NOTAL QUE IRÁ COMEÇAR A SAIR UMA SUJIDADE NEGRA DA PEÇA, QUE E O ÓLEO GRUDADO QUE ESTÁ A IMPEDIR A LEITURA CORRETA. TROQUEM A AGUA E CONTINUEMO PROCESSO ATE QUE A AGUA ESTEJA LIMPA E NAO SUJE MAIS QUANDO LIMPAM COM A ESCOVA DE DENTES.
2º COLOQUEM VINAGRE DE VINHO BRANCO DENTRO DA GARRAFA DE COCA COLA PREVIAMENTE CORTADA AO MEIO E APENAS UM POUCO, O SUFICIENTE PARA A SONDA FICAR PARCIALMENTE MERGULHADA NA PARTE ONDE REMOVERAM A SUJIDADE E DO MESMO GEITO VAO ESFREGAR CONTINUAMENTE E LIMPANDO A SUJIDADE TAMBÉM. (OBS: O DETERGENTE ELIMINA A GORDURA Á SUPERFÍCIE E REMOVE A PRIMEIRA CAMADA, OU SEJA ÓLEO NÃO GRUDADO COM A TEMPERATURA NA SONDA, E O VINAGRE VAI FAZER A REMOÇÃO MAIS PROFUNDA REMOVENDO POR PROCESSO QUÍMICO O RESTANTE.(PODE SER FEITO DIRETO COM VINAGRE MAS NAO ACONSELHO POIS PODE ENTUPIR MAIS FACILMENTE OS BURACOS DEPENDENDO DA QUANTIDADE DE SUJEIRA QUE ELA CONTIVER). DEPOIS DE FAZEREM ESSA LIMPEZA COM VINAGRE, REMOVAM O VINAGRE SUJO, E COLOQUEM VINAGRE NOVO NA GARRAFA DE COCA COLA PARA COLOCAREM NOVAMENTE A SONDA PARADA E MERGULHADA NO VINAGRE POR UM TEMPO APROXIMADO DE 6 HORAS.
3º APÓS ESSE TEMPO LAVEM COM ÁGUA CORRENTE PARA TIRAR O EXCESSO DE VINAGRE E ALGUMA SUJIDADE RESTANTE.
4º COLOQUEM BASTANTE SAL FINO NA AGUA E MISTUREM BEM (USEM O LIQUIDIFICADOR E VAO ADDICIONANDO SAL ATÉ A AGUA FICAR MEIO ESBRANQUIÇADA MAS DE FORMA QUE O SAL NAO ESTEJA MTO GROSSO) TEM QUE FICAR LÍQUIDO. DEPOIS COLOQUEM A SONDA DENTRO DO SAL E FAÇAM A AGUA GIRAR DURANTE ALGUM TEMPO POR FORMA A QUE O SAL PENETRE BEM DENTRO DA SONDA.
5º RETIREM A SONDA SEM LIMPAR E DEIXEM SECAR AO SOL PARADA OU A TEMPERATURA AMBIENTE.
6º MONTE NO LOCAL E VÁ DAR UMA VOLTA COM O CARRO ELE IRA FICAR PERFEITO ASSIM QUE O MOTOR TIVER AQUECIDO E DE PREFERENCIA DAR UMA ACELERADA PARA LIMPAR A SONDA POR DENTRO. POIS O QUE IRÁ ACONTECER É O QUE ACONTECE COM O SAL NA FRIGIDEIRA ELE PIPOCA DENTRO DA SONDA COMO SE FOSSE UMA FRIGIDEIRA LIMPANDO A SONDA POR DENTRO ONDE NÃO CONSEGUIMOS LIMPAR COM A ESCOVA DE DENTES. FICANDO A SONDA NOVAMENTE EM PERFEITAS CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO E FAZENDO A LEITURA NORMAL.
Não esperimentei ainda, mas o máximo que pode acontecer é a sonda desmanchar, hehehehe...
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nao ia falar, mas tem q ser coisas de purtugues
o proximo passo vai ser algo em relacao ao catalizador.....pessoal podia tirar e colocar com o sentido invertido qnd esta entupido, vai q desentope né
depois o povo tupinikim fica P da vida pq tem modelos sucateados por aki, mas na verdade acaba sendo o q muitos merecem, é cada remendo pra economizar palito q eu custo entender pq foi feito de tal forma....
o proximo passo vai ser algo em relacao ao catalizador.....pessoal podia tirar e colocar com o sentido invertido qnd esta entupido, vai q desentope né

depois o povo tupinikim fica P da vida pq tem modelos sucateados por aki, mas na verdade acaba sendo o q muitos merecem, é cada remendo pra economizar palito q eu custo entender pq foi feito de tal forma....
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Aproveitando o assunto, meu Corsa EFI 1.0 acendia a luz no painel depois de ligado em marcha lenta depois de alguns minutos parado na garagem, porém ao sair com ele após uns 800 m a luz apagava. Também acontecia dela acender na rodovia algumas vezes, porém nesse caso apenas retirava o pé do acelerador por uns 3 segundos que a luz apagava. Com relação ao consumo/desempenho aparentemente não afetava em nada, pois fazia médias de 12 km/l circuito misto cidade/rodovia. Mas sempre que fazia teste do código lampejante acusava COD 45 Sonda lambda indica mistura rica, fazia o reset na central desligando o cabo da bateria a noite, no dia seguinte acontecia tudo da mesma forma como descrito acima. Agora tive que trocar a sonda, pois a cerâmica dela se quebrou, foi efetuado a troca por uma sonda universal BOSCH, daquelas que tem que fazer uma emenda utilizando o conector da antiga, mas acontece a mesma situação descrita acima, porém agora a luz do painel acende, mas ela somente apaga quando o veículo está em desaceleração, como em uma descida. Não acontece mais da luz se apagar apenas retirando o pé do acelerador por 3 segundos. Na minha ultima medição fez 10 km/l no mesmo circuito misto cidade/rodovia.
O que pode estar acontecendo? Será que a sonda nova está com defeito? Alguma falha no aterramento no motor?
O que pode estar acontecendo? Será que a sonda nova está com defeito? Alguma falha no aterramento no motor?
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SemControle escreveu:nao ia falar, mas tem q ser coisas de purtugues
o proximo passo vai ser algo em relacao ao catalizador.....pessoal podia tirar e colocar com o sentido invertido qnd esta entupido, vai q desentope né![]()
depois o povo tupinikim fica P da vida pq tem modelos sucateados por aki, mas na verdade acaba sendo o q muitos merecem, é cada remendo pra economizar palito q eu custo entender pq foi feito de tal forma....



Realmente funcionou, a limpeza da sonda melhorou o desempenho e parou o cheiro ruim de gasolina mal queimada... Parece bobagem, mas o método "português" descrito não é agressivo, não danificou a sonda lambda, que já estava condenada e efetuou sua limpeza interna. E sonda lambda não custa "baratinho", a do gol por exemplo custa cerca de R$150,00. É um teste importante até para verificar se é ela a causa do problema.




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faca a conta 150 em algo q se vc andar direito leva até mais de 10 anos pra ser trocado 15cruzeiros o ano....
no dia q for fazer uma retifica imagino a choradeira q vai ser entao gastar 3~4K de uma vez, sem pensar q sendo bem feita vai durar ai mais uns 10~15 anos pra ser feita....mas se resolver usar alguma tecnica igual essa dai em coisa de 1~2anos tera q fazer nova retifica
se fizer esse processo com as loucas schmidt limpa tmb? a sonda tem a parte de louca, ceramica q contamina, satura...seus efeitos sentidos sao psicologicos
saber se algum sensor da injecao tem defeito existe o scaner....
é melhor eu nao falar tudo q penso, pq ai o pessoal me acha chato...
no dia q for fazer uma retifica imagino a choradeira q vai ser entao gastar 3~4K de uma vez, sem pensar q sendo bem feita vai durar ai mais uns 10~15 anos pra ser feita....mas se resolver usar alguma tecnica igual essa dai em coisa de 1~2anos tera q fazer nova retifica

se fizer esse processo com as loucas schmidt limpa tmb? a sonda tem a parte de louca, ceramica q contamina, satura...seus efeitos sentidos sao psicologicos
saber se algum sensor da injecao tem defeito existe o scaner....
é melhor eu nao falar tudo q penso, pq ai o pessoal me acha chato...
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Pra saber se a sonda melhorou mesmo só com scaner e verificar a leitura dela.
Vamos supor que deu errado essa limpeza... a injeção não consegue mais ler a sonda e passa a trabalhar simulando ela com valores estabelecidos pela programação. O carro vai melhorar. E pode ser que ela nem funcione mais.
Tem vezes que o sensor está com tanto problema que desligando ele a coisa melhora. Isso vale até pra sensor de temperatura. É melhor a injeção simular do que receber a infirmação de que está MUITO errado.
Vamos supor que deu errado essa limpeza... a injeção não consegue mais ler a sonda e passa a trabalhar simulando ela com valores estabelecidos pela programação. O carro vai melhorar. E pode ser que ela nem funcione mais.
Tem vezes que o sensor está com tanto problema que desligando ele a coisa melhora. Isso vale até pra sensor de temperatura. É melhor a injeção simular do que receber a infirmação de que está MUITO errado.
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sim sim....qnd andava com 1.5 de pressao sempre cospia a mangueira do hidrovacuo, ai ficava uma entrada falsa enorme de ar, alem do freio duro, o problema era a lenta variando com o MAF tentando corrigir, bastava desligar o chicote do sensor e pé na tabua e forca pra freiar depois.....
qnd o povo ainda reclama dos carros sucateados q sao lancados aki, eu penso como seria com carros ferrados, com uma putha de uma eletronica embarcada de fora a fora, ia ter clipes, cordinha, garrafinha, remendinho, truque pra funcionar......ai o carro nao sai do lugar, o infeliz q inventou tudo isso ainda vai reclamar q o carro é ruim....por isso tem q ter os carros como sao, na base de carburador achando a 8º maravilha do mundo, com cordinha prendendo as coisas.....
qnd o povo ainda reclama dos carros sucateados q sao lancados aki, eu penso como seria com carros ferrados, com uma putha de uma eletronica embarcada de fora a fora, ia ter clipes, cordinha, garrafinha, remendinho, truque pra funcionar......ai o carro nao sai do lugar, o infeliz q inventou tudo isso ainda vai reclamar q o carro é ruim....por isso tem q ter os carros como sao, na base de carburador achando a 8º maravilha do mundo, com cordinha prendendo as coisas.....
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