[DÚVIDA] - CONSUMO DE COMBUSTÍVEL

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
awaked
:: Moderador ::
https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

leandromaus escreveu:Quanto ao filtro, ele não é esportivo, é de alta performance, se quiser pesquise no site do fabricante, já tive em outros carros e afirmo que melhorou sim o consumo, não faz milagre, mas melhora, nota-se o motor trabalhando muito mais estavel em marcha lenta.
Sim, é como eu disse, não é o filtro que gasta mais combustível, é o pé, pisa mais pra andar mais, entra mais ar a injeção injeta mais gasolina. É assim que funciona a injeção eletrônica, não teme escapatória. Marcha lenta a borboleta está fechada, passagem de ar mínima. Tanto faz o filtro não fará diferença se for o correto. Talvez seu antigo estava entupido, qualquer novo e correto melhoraria a lenta.
leandromaus escreveu: Irei ao litoral novamente neste final de semana, vou completar com etanol e irei com ar ligado até lá, vou rodar uns 80km na BR470, ao chegar irei abastecer e irei tirar a media dele na estrada no etanol, na volta faço a média dele na cidade com etanol também.

Abraços[/i]
Minhas médias assim sempre foram ruins na troca de combustível. Porque quando troca o combustível não tem como trocar 100%, sempre fica um resto do antigo (alguns litros). E na mistura fica mais ou menos. Melhores médias sempre obtive com tanque 100% etanol ou 100% gasolina e pra isso preciso de 2 ou 3 abastecidas do mesmo tipo.
SemControle
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

ir ao litoral e voltar, vai sempre dar uma media indo e outra vindo por uma serie de motivos....
em geral a ida, vc desce a serra, na volta, vc sobe....
minha moto se eu completar, baixa 1 quadradinho qnd baixa ao chegar la, pra voltar, depende da disposicao, baixa 2 ou até 3, mas ai gasto menos tempo subindo do q descendo q dizem os santos ajudarem kkkkkk
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
felippegarcia87
:: Wind ::

Mensagem por felippegarcia87 »

Bom dia senhores, é a minha primeira mensagem aqui, espero que os senhores me ajudem.

Meu carro é um corsa sedan 2000 mpfi, e tenho uma dúvida em relação a consumo:

Ando em trajetos curtos de mais ou menos 2, 3 km, de 3 em 3 dias, trajetos esses por dentro de bairro, com muitas lombadas e crianças brincando, alternando entre 2°, 3° e raramente 4° marcha,

Meu carro esta fazendo por volta de 7 à 8km/l.
As velas foram conferidas

Os bicos foram limpos

O scanner foi passado e não foi constatado nada de anormal

A gasolina é a Shell V power de um posto de confiança...

Alguns amigos falaram que poderia ser a tampa do combústivel, comprei uma nova e a coloquei, coloquei o rosto na frente da boca do tanque com o carro desligado e não havia nenhum cheiro, já com ele ligado realmente sai um cheiro de gasolina.

No forum vi que trajetos pequenos e dentro de bairro consomem mais, mas quanto? Existe uma estimativa?

Existe outra coisa para verificação?

Estou maluco, o mecânico disse que não tem nada demais, mas sinto que esse carro tá consumindo mais do que deveria.
awaked

Mensagem por awaked »

felippegarcia87, fique tranquilo. Está normal sim.

Os trajetos cirtos são os piores, segundo manual é inclusive uso severo do motor, situação onde deve abreviar a troca do óleo pela metade. E o consumo?

Motor frio, consome mais combustível, é fato. E pela sua descrição, você só roda com motor frio, não tem mágica, é assim mesmo. Provavelmente quando o motor está próximo da temperatura ideal de funcionamento é a quando você desliga o motor.
SemControle

so vai vc fazendo uma media numa estrada, numa viagem....
veja q essa km q roda nao da tempo nem esquentar o motor, ele trabalha o percurso todo no modo aquecimento ainda.....o anda e para, ou essas reduzidas pra obstaculos detonam qq media....
eu chuto q num percurso maior, saindo um pouco de tanto obstaculos essa media deve chegar aos 10km/l
felippegarcia87

Mensagem por felippegarcia87 »

Muito obrigado awaked e SemControle, fico mais tranquilo, outra coisa que gostaria de perguntar é esse lance do tanque cheio, me disseram que o calculo da média se dá com o tanque cheio, e lembro que li por aqui, que a velocidade da decida do marcador é menor na primeira metade do tanque e maior depois, já que o tanque teria um formato cônico, sei lá, poderiam me explicar melhor esse detalhe?

Valeu mesmo rapaziada.
SemControle

nao tem como vc colocar gasolina e determinar com precisao onde esta e qnt tem la dentro do tanque, o correto é abastecer no plano até travar a bomba, vc zera o hodometro parcial, e roda, ai repete exatamente o mesmo processo, no plano até travar a bomba, esses litros q entraram vc vai usar no calculo da divisao dos kms q registrou no hodometro parcial.....

o marcador baixa mais rapido em alguns momento pq o tanque nao é uma forma geometrica precisa, nao é um cubo q tem a mesma medida em cima e vai até o fim assim, o tanque tem irregularidades, varias curvas e outras tantas coisas, entao a cada cm q desce tem um volume diferente de combustivel...ai esta um motivo q nao tem como confiar q o ponteiro esta em determinado ponto e tem exatamente X de combustivel la dentro.....

se o tanque for um V, vc retirar 1L dele cheio, baixa bem pouco, enquanto retirar 1L do final dele baixa bem mais, porem retirou 1L da mesma forma
leandromaus

Mensagem por leandromaus »

awaked escreveu:leandromaus, não sei de onde tem esses manuais, mas estão equivocados.
Eu postei o link acima do manual correto do seu carro.

Você faz a média da forma correta, mas como o posto está te empurrando gasolina que não cabe a média fica errada e pra pior.

Faz a conta aí... 520 km rodados / 42 litros abastecidos = 12,4 km/l
Agora... 520 km rodados / 47,5 litros abastecidos = 10,9 km/l
Olha a diferença.

E cara, tem MUITO posto fazendo isso. Pra faturar mais.

Ou seu carro já levou um belo de arregaço por baixo e trocaram o taque por um de modelo errado.
Tenho manual original do carro que veio com ele, é de lá que pego as informações, depois tiro as fotos e posto aqui para comprovar
O manual que você mandou, informa o valor de 44 litros, com reserva aprox de 5 litros, totalizando 49 lts.
Meu carro é todo original, nem o protetor de carter chegou a ter um ralado ainda ;)

Fui abastecer antes de ir ao litoral, estava quase na reserva, tava quase encima do vermelho, porem a luz não acedeu. Entrou no tanque 34 litros e travou... ou seja, teria mesmo 15 litros, ainda se contarmos a reserva, pra chegar nos 49? Ou 10 litros pra chegar pelo menos nos 44? Ao meu ver ao acender a reserva deve ter aprox só 5 litros, então deveria ter entrado no minimo 39 litros ao inves de 34.

Porém minha média já era, fiquei sem bateria, zerou tudo, unica coisa que lembro, foi que ao chegar em 3/4 de tanque, estava com cerca de 160 km rodados, andei sempre entre 80 e 110km/h
Sobre a bateria, mais uma peça original que será substituida!

Volto pra lá no proximo final de semana, vamos ver ...
awaked

Mensagem por awaked »

leandromaus, 44 litros sedo 5 de reserva. o total continua sendo 44 litros. Ou seja antes de acender a luz de reserva gasta-se 39 litros. É isso que está no manual. Leia lá.
awaked

Mensagem por awaked »

leandromaus escreveu:Fui abastecer antes de ir ao litoral, estava quase na reserva, tava quase encima do vermelho, porem a luz não acedeu. Entrou no tanque 34 litros e travou... ou seja, teria mesmo 15 litros, ainda se contarmos a reserva, pra chegar nos 49? Ou 10 litros pra chegar pelo menos nos 44? Ao meu ver ao acender a reserva deve ter aprox só 5 litros, então deveria ter entrado no minimo 39 litros ao inves de 34.
Esse é seu primeiro carro? Pergunto porque não reparou que a medição do painel não é precisa. Se o ponteiro está numa exata marquinha, pode variar a quantidade de litros no tanque. Ou seja, se você abastecer SEMPRE com meio tanque vai perceber que sempre vai variar a quantidade de combustível, isso porque tensão do sistema, bateria, temperatura, inclinação do piso e falta de precisão da escala do mostrador tapeiam.

A única referência, apesar de não ser 100% é o automático do abastecimento.
Responder