[DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Gabriel SW
:: GSI ::
https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Re: temoeratura

Mensagem por Gabriel SW »

sousaman escreveu:Savio,

Se a temperatura subir e não passar de 95ºC, o sistema está certinho.
savio escreveu:AMIGO ACHO QUE É NORMAL PQ COMO EU ESTOU OBSERVANDO TEM MUITA GENTE DIZENDO QUE ACONTECE COM O CARRO DELAS TBM
EU TENHO UM CORSA 1.0 ANO 00 E ACONTECE A MSM COISA SO E PARA EM UM SEMAFORO MOVMENTADO Q A TEMPERATURA SOBE RAPIDAO
FLWW
Agora se bater nos 100ºC, é sinal que a válvula termostática tá pedindo pra ser trocada.

Abraços!
Dudu

Nem sempre.

No meu caso ela batia nos 100 graus porque não acionava a velocidade baixa da ventuinha, quando resolvido o problema, raramente passa dos 95 graus, mesmos na cidade.

abraços
Gabriel Pires
Corsa Wagon GLS 1.6 16v 1998 Prata
70000 km originais!!! simplesmente PERFEITA!!!

Km atualizada!

Moderador Equipe RS
gabrielsw@corsaclube.com.br
MSN: gabriel_sw_cc@hotmail.com
alcineu

Mensagem por alcineu »

Esse sensor de temperatura da agua debaixo da bobina só tem função de mandar refrencia de tensões para a ECU, cuidado em alterarem esse sensor. Leiam lá em matérias técnicas o que acontece quando ele é alterado.
Ja a 2ª velocidade depende de outros fatores, sensor a parte, etc.
O ar condicionado tem um sensor prórpio (sensor de presão do ar condicionado), que manda informação para a ECU para armar o eletroventilador do próprio ar condicionado.
Quem controla os eletroventiladores é própria a ECU - computador de bordo.

Corsa 1.8
http://www.tomodatipecas.com.br/produto ... 20flex.htm

Corsa MPFI
http://www.hackinglife.com.br/Mecanica/INJECAO/Ca54.htm
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
alcineu

Cuidado com a tampa do reservatorio de expansao do radiador

Mensagem por alcineu »

Um detalhe: se a tampa do reservatorio de expansão do radiador estive com problema de vedação na borracha, afeta o ponto de ebulição da agua, parece que a água estando pressurizada demora mais a ferver, algo assim, tipo, já notaram que, se afrouxar essa tampa a água ferve na hora?
Mas cuidado, caso for troca-la não coloquem qualquer tampa, tem uma micro-válvula sob ela e tem calibragem de acordo com motorização.
Parece que é 140kpa / 1,5bar, consultem pelo codigo em cima da tampa...

Mais em
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... 21c31a630d
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
alcineu

Mensagem por alcineu »

Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
Safadinho
:: Wind ::

100c Corsa

Mensagem por Safadinho »

Colegas,

Eu tenho um Corsa Wind 1999/1999 1.6 MPFI completo.

Estou com o mesmo problema de aquecimento ligue para uma autorizada da GM aqui em Belém e eles informaram que o normal é trabalhar com 95c e com ar ligado próximo dos 92c irei levar para verificar pois estou preocupado, uma vez que com ar ligado o meu chegou um pouco mais dos 100c e percebi parei imediatamente o safadinho esperei um momento depois segui minha viagem liguei novamente o ar e ele ficou em 95.

Eu acredito que não estar normal, pois o outro corsa que tive não passava nem dos 92c.

Deve ter alguma coisa errada, assim que verificar irei postar para todos.

Obs.: Gostaria de um adesivo do "Corsa Clube" alguém sabe me dizer onde comprar?

Abraços,

Safadinho
alcineu

Mensagem por alcineu »

Colegas já foi relatado num tópico aqui sobre esse problema de marcação correta da temperatura.
Um preparador relatava que a agua chega fácil a 100ºC. O marcador geralmente chega ao meio da escala 90/100ºC, ou seja, 95ºC, mas, tem alguns que chega a marcar perto do 100ºC.
Esse tipo de instrumento usado nos Corsas da geração B, não é 100% preciso.
Funcionam por processo térmico a passagem de voltagem e atuam lentamente.
Façam um teste prático. De uma pancadinha no painel que o ponteiro do marcador de combustivel e temperatura mudam de posição.

Já o painel com alguma indicação digital são precisos. quando se liga o motor, o ponteiro de marcação do combustivel sobre rápido.

Vejam o meu caso: no painel de instrumentos original W1134 sem CG, o eletroventilador armava quando marcava 96ºC, troquei por um painel código W1134 com CG e quando marca 98/100ºC é a hora que o eletroventilador arma.

Mas sei que a válvula termostática é nova, bomba esta boa, uso aditivo na agua, sensor de temperatura do painel e sensor de temperatura da água do motor foram trocados.

Peçam para checar a temperatura da água na mangueira de saida de água que vem da válvula termostática com aquele termometro a Laser para verem...

http://www.youtube.com/watch?v=hnopKE82iCY
http://www.youtube.com/watch?v=-whSPUHJOMw&feature=fvw
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
Musquitinho

ALGUÉM CHUTA POIS EU JÁ ESTOU DESISTINDO...

Mensagem por Musquitinho »

CAROS AMIGOS.

COMPREI UM CLASSIC 2004 1.6, C/ AC. ATÉ ENTÃO SÓ ALEGRIA, PORÉM... ESTÁ ESQUENTANDO MUIIITOOO.

NESTA SEMANA ESTOUROU UM TUBO DE ÁGUA (PARECE UMA GARRUCHA DE PLÁSTICO)QUE FICA ATRÁS DO CABEÇOTE, UNINDO AS MANGUEIRAS DO RADIADOR.

TROQUEI-A, ALÉM DE VARETAR TODO O RADIADOR, TROCAR A TAMPA DO RECIPIENTE DE AGUA, O PRÓPRIO RECIPIENTE (POR CAUSA DA ROSCA MEIO EMPENADA QUE VAZAVA), A MANGUEIRA DE RETORNO AO RECIPIENTE E LIMPAR O SISTEMA.

FOI RETIRADA A BOMBA DÁGUA E - PASMEM - TUDO OK! ELA ERA NOVA E FUNCIONAVA PERFEITAMENTE. NOTA.: NÃO HAVIA TERMOSTÁTICA NO MEU CLASSIC 1.6.

TROQUEI O SENSOR DE TEMPERATURA (CEBOLINHA). TROQUEI A SONDA LAMBDA, PORQUE ESTAVA RUIM MESMO. MEU EXCELENTE MECA - SR. RONALDO, DA PRAÇA DO BARRO VERMELHO - JACAREPAGUÁ, RIO DE JANEIRO - AINDA FEZ UM TESTE COM OS CILINDROS DO MOTOR, AO INSUFLAR AR COMPRIMIDO PELAS ENTRADAS DAS VELAS, COM OS RESPECTIVOS PONTOS MÁXIMOS SUPERIORES ATINGIDOS. POR TODOS OS CILINDROS NÃO HOUVE VAZAMENTO DE AR (SIMULANDO A EXPLOSÃO DO MOTOR), NÃO OCASIONANDO POSSÍVEIS "BOLHAS" NO RECIPIENTE DE ÁGUA E, LOGO, TENDO COMPROMETIDO A JUNTA DO MOTOR.

AINDA HOJE, O CLASSIC ESQUENTOU. SE ANDAR COM ELE SEM AR LIGADO, JÁ ERA...

O QUE MAIS PODE SER? É JUNTA MESMO? NÃO HÁ VAZAMENTOS ATÉ ENTÃO...

TÔ CHATEADO PRA CENSURADO...

QQ AJUDA É BEM VINDA!
Musquitinho

ALGUÉM CHUTA POIS EU JÁ ESTOU DESISTINDO...

Mensagem por Musquitinho »

CAROS AMIGOS.

COMPREI UM CLASSIC 2004 1.6, C/ AC. ATÉ ENTÃO SÓ ALEGRIA, PORÉM... ESTÁ ESQUENTANDO MUIIITOOO.

NESTA SEMANA ESTOUROU UM TUBO DE ÁGUA (PARECE UMA GARRUCHA DE PLÁSTICO)QUE FICA ATRÁS DO CABEÇOTE, UNINDO AS MANGUEIRAS DO RADIADOR.

TROQUEI-A, ALÉM DE VARETAR TODO O RADIADOR, TROCAR A TAMPA DO RECIPIENTE DE AGUA, O PRÓPRIO RECIPIENTE (POR CAUSA DA ROSCA MEIO EMPENADA QUE VAZAVA), A MANGUEIRA DE RETORNO AO RECIPIENTE E LIMPAR O SISTEMA.

FOI RETIRADA A BOMBA DÁGUA E - PASMEM - TUDO OK! ELA ERA NOVA E FUNCIONAVA PERFEITAMENTE. NOTA.: NÃO HAVIA TERMOSTÁTICA NO MEU CLASSIC 1.6.

TROQUEI O SENSOR DE TEMPERATURA (CEBOLINHA). TROQUEI A SONDA LAMBDA, PORQUE ESTAVA RUIM MESMO. MEU EXCELENTE MECA - SR. RONALDO, DA PRAÇA DO BARRO VERMELHO - JACAREPAGUÁ, RIO DE JANEIRO - AINDA FEZ UM TESTE COM OS CILINDROS DO MOTOR, AO INSUFLAR AR COMPRIMIDO PELAS ENTRADAS DAS VELAS, COM OS RESPECTIVOS PONTOS MÁXIMOS SUPERIORES ATINGIDOS. POR TODOS OS CILINDROS NÃO HOUVE VAZAMENTO DE AR (SIMULANDO A EXPLOSÃO DO MOTOR), NÃO OCASIONANDO POSSÍVEIS "BOLHAS" NO RECIPIENTE DE ÁGUA E, LOGO, TENDO COMPROMETIDO A JUNTA DO MOTOR.

TÔ CHATEADO PRA dedéu...

QQ AJUDA É BEM VINDA!
sousaman
:: Moderador ::
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Re: ALGUÉM CHUTA POIS EU JÁ ESTOU DESISTINDO...

Mensagem por sousaman »

Cara,

Leia o que aconteceu comigo lá nas páginas anteriores e depois vamos papear.
Musquitinho escreveu:CAROS AMIGOS.

TÔ CHATEADO PRA dedéu...

QQ AJUDA É BEM VINDA!
É o começo de tudo.

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:
alcineu

Mensagem por alcineu »

A tampa do reservatorio de expansao do radiador tem que ter a mesma caracteristica da anterior, parece-me que é de 1,4BAR...cuidado com tampas genéricas.

Musquitinho, quando voce cita que esquentou, voce se esta se baseando em que? esta usando aditivo na agua?
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
Responder