Colegas já foi relatado num tópico aqui sobre esse problema de marcação correta da temperatura.
Um preparador relatava que a agua chega fácil a 100ºC. O marcador geralmente chega ao meio da escala 90/100ºC, ou seja, 95ºC, mas, tem alguns que chega a marcar perto do 100ºC.
Esse tipo de instrumento usado nos Corsas da geração B, não é 100% preciso.
Funcionam por processo térmico a passagem de voltagem e atuam lentamente.
Façam um teste prático. De uma pancadinha no painel que o ponteiro do marcador de combustivel e temperatura mudam de posição.
Já o painel com alguma indicação digital são precisos. quando se liga o motor, o ponteiro de marcação do combustivel sobre rápido.
Vejam o meu caso: no painel de instrumentos original W1134 sem CG, o eletroventilador armava quando marcava 96ºC, troquei por um painel código W1134 com CG e quando marca 98/100ºC é a hora que o eletroventilador arma.
Mas sei que a válvula termostática é nova, bomba esta boa, uso aditivo na agua, sensor de temperatura do painel e sensor de temperatura da água do motor foram trocados.
Peçam para checar a temperatura da água na mangueira de saida de água que vem da válvula termostática com aquele termometro a Laser para verem...
http://www.youtube.com/watch?v=hnopKE82iCY
http://www.youtube.com/watch?v=-whSPUHJOMw&feature=fvw