[DÚVIDA] - CONSUMO DE COMBUSTÍVEL

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
raphael.mendes
:: Piquet ::
https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por raphael.mendes »

Guty escreveu:
Vapor escreveu:A CENSURADO do meu classic 1.0 a alcool tava fazendo uma kilometragem legal, e de uma hora pra outra tá fazendo 4 km/l na cidade... é pra fod... :redhotevil:

Aqui foi assim também... mês passado o primeiro tanque rodou 7.25km/L no etanol, só peguei marginal andando bem e estradas... o segundo tanque rodou 5km/L, a média mais baixa até hoje,
só transito pesado com ar ligado 100% do tempo. O terceiro tanque foi o mais doído, fazia tempo que não rodava na gasolina, aí resolvi colocar podium só pra rodar esse tanque mesmo, que erro...
não entendo como isso funciona, mas imagino que o motor "vicie" no combustivel que mais roda,
na gasolina tive força de 1.0 com consumo de 1.8 beberrão, 6,25km/L, e agora nesse último tanque que abasteci hoje, normalizou em 6,5km/L no etanol.

Nossa cara... me fala algumas coisas,

Você anda com quantas libras nos pneus?
Carrega peso extra no carro?
Costuma trocar as marchas com quantos RPM no motor?
Os filtros (ar, combustivel) estão em dia?
Está usando óleo correto (5w30) ?

Não adianta trocar a marcha no tempo certo visando economia, se vc afunda o pé pra chega na rotação adequada... tipo eu troco com 2500 a 3000 rpm as marchas.. mas se eu afundar o pé no acelerador pra alcançar esses 2500rpm a economia vai pro espaço... se vc quer economia, tem que ter o pé leve... eu ando tranquilo, sempre no limite de velocidade da via e nem por isso o meu é beberrão.. consigo fazer 9km/l com etanol na cidade e 12km/l na estrada... gasolina eu nao coloquei pq nao gosto de carro flex com gasosa devido a taxa de compressão do motor ser mais próximo de um monocombustivel a etanol.

mas para e da uma pensada, tem algum coisa que vc pode fazer pra melhorar esse consumo.
abraços
raphael.mendes

Vapor escreveu:
raphael.mendes escreveu:
Vapor escreveu:A CENSURADO do meu classic 1.0 a alcool tava fazendo uma kilometragem legal, e de uma hora pra outra tá fazendo 4 km/l na cidade... é pra fod... :redhotevil:
etanol batizado.. amém
Não mesmo... Sempre no mesmo posto, da petrobrás, de confiança... Estou encafifado com um negócio... deixei no mecânico esses tempos pra resolver um problema, pois a luz da injeçao volta e meia ligava... esse problema zerou, mais o consumo disparou... pode ter a ver?
Sim, tenho conhecimendo básico e não consigo entrar em detalhes. Mas por ter mexido na injeção, o mecânico pode ter alterado algum parâmetro de algum sensor e com isso deu esse consumo absurdo. As vezes é coisa de um simples "reset" na injeção ja resolve e nem precisa trocar peça.

Antes de levar no mecânico eu tentaria esse resetar a injeçao eletronica.. quando chega do trampo, deixa o carro dormir com os cabos da bateria desligado e liga eles de volta só amanha... todos os parâmetros da injeção serão perdidos e ela fará uma leitura toda do zero automaticamente. ai se continuar beberrão vc leva no mecânico.

abraços
SemControle
:: Moderador ::

Mensagem por SemControle »

Guty escreveu:

Aqui foi assim também... mês passado o primeiro tanque rodou 7.25km/L no etanol, só peguei marginal andando bem e estradas... o segundo tanque rodou 5km/L, a média mais baixa até hoje,
só transito pesado com ar ligado 100% do tempo. O terceiro tanque foi o mais doído, fazia tempo que não rodava na gasolina, aí resolvi colocar podium só pra rodar esse tanque mesmo, que erro...
não entendo como isso funciona, mas imagino que o motor "vicie" no combustivel que mais roda,
na gasolina tive força de 1.0 com consumo de 1.8 beberrão, 6,25km/L, e agora nesse último tanque que abasteci hoje, normalizou em 6,5km/L no etanol.
nao é o carro q vicia, é a inovacao das injecoes FREKIZ, esse lixo nao tem nada pra saber o q vc tem de combustivel, vc ta com alguma coisa no tanque e muda, a injecao esta com parametros pra queimar o q tinha no tanque, ai vai passar 2~3 tanques se adequando ao q tem de novo no tanque, qnd esta chegando num ponto ideal vc ja se emputeceu com as medias e troca novamente, e acontece todo "aprendizado" da injecao novamente.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
raphael.mendes

SemControle escreveu:
Guty escreveu:

nao é o carro q vicia, é a inovacao das injecoes FREKIZ, esse lixo nao tem nada pra saber o q vc tem de combustivel, vc ta com alguma coisa no tanque e muda, a injecao esta com parametros pra queimar o q tinha no tanque, ai vai passar 2~3 tanques se adequando ao q tem de novo no tanque, qnd esta chegando num ponto ideal vc ja se emputeceu com as medias e troca novamente, e acontece todo "aprendizado" da injecao novamente.....

O certo era a gente ter um botão no painel E/G.. ai vc aperta pra dizer qual mapa vc quer Etanol ou Gasolina, ficaria bem melhor do que esse aprendizado
SemControle
:: Moderador ::

Mensagem por SemControle »

mas nao ia vender como agua e como sendo a maior maravilha do mundo, um sistema "inteligente" q anda com qq combustivel ou mistura automaticamente, a ideia foi vendida como agua, e engana todo mundo até hj, tanto q nao existe mais carro monocombustivel pq nao vai vender frente a essa brilhante ideia.....

logo q comecou isso de flex o q mais aparecia era carro q nao ligava pq o motorista mudava o combustivel e ia pra casa sem rodar um bom tempo, nao dava tem da injecao nem notar a mudanca, no outro dia na hora de ligar o carro nao pegava, tava com parametros de uma coisa, e tinha outra totalmente diferente no tanque....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
raphael.mendes

SemControle escreveu:mas nao ia vender como agua e como sendo a maior maravilha do mundo, um sistema "inteligente" q anda com qq combustivel ou mistura automaticamente, a ideia foi vendida como agua, e engana todo mundo até hj, tanto q nao existe mais carro monocombustivel pq nao vai vender frente a essa brilhante ideia.....

logo q comecou isso de flex o q mais aparecia era carro q nao ligava pq o motorista mudava o combustivel e ia pra casa sem rodar um bom tempo, nao dava tem da injecao nem notar a mudanca, no outro dia na hora de ligar o carro nao pegava, tava com parametros de uma coisa, e tinha outra totalmente diferente no tanque....

Pior que é isso mesmo,

"logo que começou isso do flex" .... antes de ontem cara, tem um funcionário aqui do trampo, na hora de ir embora.. ele tem um classic 1.0 vhce do modelo novo igual o meu.. só que o meu é 2012 e o dele 13... ele bateu a chave e nao pegava... eu perguntei se queria ajuda.. ele disse que tinha chamado a chevrolet atraves do road service (serviço de garantia pois o dele é desse ano ainda)... perguntei o que estava acontecendo e ele respondeu "nao sei eu parei no posto na hora do almoço pq tava na reserva e enchi o tanque"... ai perguntei qual combustivel.. e ele respondeu que trocou do etanol pra gasolina... questionei sobre a distancia do posto, ele só apontou e disse é aquele ali ... o posto nao tem 500m de distancia daqui kkkkkkkkkk ai eu expliquei pra ele que tinha que rodar e e tal... e ele achou ruim ainda disse que ngm falou isso pra ele quando venderam o carro e ficou bravo com o mecanico da chevrolet qd o cara chegou kkkkkkkkkk
Vapor
:: Wind ::

Mensagem por Vapor »

raphael.mendes escreveu:
Vapor escreveu:
raphael.mendes escreveu: etanol batizado.. amém
Não mesmo... Sempre no mesmo posto, da petrobrás, de confiança... Estou encafifado com um negócio... deixei no mecânico esses tempos pra resolver um problema, pois a luz da injeçao volta e meia ligava... esse problema zerou, mais o consumo disparou... pode ter a ver?
Sim, tenho conhecimendo básico e não consigo entrar em detalhes. Mas por ter mexido na injeção, o mecânico pode ter alterado algum parâmetro de algum sensor e com isso deu esse consumo absurdo. As vezes é coisa de um simples "reset" na injeção ja resolve e nem precisa trocar peça.

Antes de levar no mecânico eu tentaria esse resetar a injeçao eletronica.. quando chega do trampo, deixa o carro dormir com os cabos da bateria desligado e liga eles de volta só amanha... todos os parâmetros da injeção serão perdidos e ela fará uma leitura toda do zero automaticamente. ai se continuar beberrão vc leva no mecânico.

abraços

Vou fazer isso Raphael... valeu a dica... Então, resumindo, se eu tirar os cabos da batera a central vai voltar aos parâmetros originais? Abçs!!!
raphael.mendes

Vapor escreveu:
raphael.mendes escreveu:
Vapor escreveu: Não mesmo... Sempre no mesmo posto, da petrobrás, de confiança... Estou encafifado com um negócio... deixei no mecânico esses tempos pra resolver um problema, pois a luz da injeçao volta e meia ligava... esse problema zerou, mais o consumo disparou... pode ter a ver?

abraços

Vou fazer isso Raphael... valeu a dica... Então, resumindo, se eu tirar os cabos da batera a central vai voltar aos parâmetros originais? Abçs!!!
Isso,

Aqui no fórum achei 2 tópicos sobre o assunto

http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?p=798689

http://www.corsaclub.com.br/viewtopic.php?t=16659

Talvez perca alguma configuração do vidro e alarme.

No meu eu só tirei os cabos e não perdeu nada.
Vapor
:: Wind ::

Mensagem por Vapor »

Esse vídeo fala alguma coisa tbm...

http://www.youtube.com/watch?v=krPtqA5GIFk

:|
Guty
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2007

Mensagem por Guty »

SemControle, eu não tinha ideia mesmo de como funcionava isso, agora entendo o
motivo disso... realmente rodas 3 tanques com o carro bobão deve ser horrível.

raphael.mendes, não vou mentir, não tenho o pé muuuito leve, mas esse é o ponto,
nunca tive, e acho estranho o consumo mudar bruscamente assim de um tanque para outro...
Os pneus estão com 28, geralmente ando sozinho e sem peso extra no carro, costumo trocar as
marchas entre 2000 e 2500rpm, o filtro de ar realmente estava precisando de uma troca, foi trocado ontem, e óleo também... mas como disse, o que acho estranho é essa mudança de consumo, sem mudança no jeito de dirigir.
Responder