[SOLUÇÃO] - Como baixar a temp. do Corsa 1.6 MPFI que chega a 100ºC

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tanassovia
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Mensagem por tanassovia »

Hugo_Victor escreveu:Entendi todos os pontos. Mas insisto (sendo um pouco chato) na questão.
Vamos lá. Entendi que o radiador tem uma entrada suplementar onde pode ser colocada um cebolão e que normaliza assim, a questão pessoal de deixar o motor mais frio, mesmo em transito mais pesado, desafiando assim, as lógicas da engenharia e tudo mais. Assim, como opção pessoal, eu ainda gostaria de de deixa-lo partindo um pouco mais cedo.

No meu, ele parte na velocidade 1, próximo aos 96º e desliga com 92º, por ai. Se o transito for mais pesado, ele parte na velocidade 1 mas ainda assim continua subindo até 99º, ai parte a velocidade 2 que é desligada em 95º, sempre baseado na temperatura que o ponteiro mostra.
Ao ligar o ar condicionado, em trânsito pesado, por distração minha, ele subiu até 102º (ainda sem chegar na faixa vermelha), o desliguei, e ele voltou pra 95º.

Minha pergunta é: Tem alguma cebolinha que o faça partir antes dessas temperaturas, sem a adaptação do cebolão? Uma cebolinha do Vectra, da Meriva, do Corolla, sei lá, mas uma que encaixasse no local da cebolinha original, mas não partisse tão tardiamente.
Na minha cidade, só tem mexânico que diz que "é assim mesmo", "que o primo do amigo do cunhado do meu vizinho tem um e nunca ferveu" essas coisas que a gente não se conforma.

PS: Sistema de arrefecimento revisado e funcionando normal.
Ola Hugo entendi seu ponto de vista
Bom posso ta falando uma grande besteira mas acredito que tal solução não tenha pois se sua Ventuinha não é acionada por um cebolão ela sera acionada pela Injeção Eletronica. Sendo assim nem tem como fazer acionar mais cedo pois ela só sera cionada quando a Injeção mandar ligar.
Existe uma solução que eu não recomendo que seria o remapeamento da EPROM ou seja o Chip do carro onde quem for mecher com isso estabelecera uma temperatura pra acionar a ventuinha
Não faria pois ja sairia do estudo original do carro onde entra a parte de ponto de injeção, mistura de combustivel e uma porrada de variantes onde eu acho pouco provavel o cara manter tudo e só alterar o acionamento da ventuinha pra mais cedo sem contar que pra fazer isso o cara tem que er fera e não vai cobrar barato.
O trampo que eu fiz é o mais pratico e vc mesmo faz em casa ou um eletricista qualquer pode fazer.
Como eu disse até agora a temperatura trabalha entre 92 e 97 nunca passou dos 97 e nem abaixo dos 92 depois dessa modificação que fiz que ao meu ver ta boa ainda.
Não quero o carro frio pelo motivo que tds aqui sabem e nem quente pra não me fazer ter que trocar a junta e uma nova retifica de cabeçote
Do jeito que ta pra mim ta bom
Se tiver alguem de São Paulo afim de fazer eu até ajudo e ja tira umas fotos e faz um topico com as fotos e td o trabalho feito pra ajudar quem estiver interessado.
Só não fasso pq ja fiz td o trampo e pra isso eu teria que desfazer td denovo e recomeçar td.
Um abraço e boa sorte
Precisando é só dar um toque
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Pelo scanner, meu Classic arma a ventoinha na velocidade lenta aos 98°C e desarma aos 92°C (meu carro tem AC). No painel, o ponteiro não chega na metade da escala. E quando a ventoinha desliga, o ponteiro está levemente acima de 1/4 da escala.

O que pode estar acontecendo é o pessoal colocar uma válvula termostática com abertura muito tarde. Teoricamente a válvula tem que iniciar a abertura aos 82°C e estar totalmente aberta aos 92°C. Assim, o líquido de arrefecimento fica livre para circular no radiador e a ventoinha faz seu trabalho normalmente.
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tanassovia
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Mensagem por tanassovia »

José Leal escreveu:Pelo scanner, meu Classic arma a ventoinha na velocidade lenta aos 98°C e desarma aos 92°C (meu carro tem AC). No painel, o ponteiro não chega na metade da escala. E quando a ventoinha desliga, o ponteiro está levemente acima de 1/4 da escala.

O que pode estar acontecendo é o pessoal colocar uma válvula termostática com abertura muito tarde. Teoricamente a válvula tem que iniciar a abertura aos 82°C e estar totalmente aberta aos 92°C. Assim, o líquido de arrefecimento fica livre para circular no radiador e a ventoinha faz seu trabalho normalmente.
Que valvula seria essa?
Vc tem o código?
Eu procurei em alguns catalogos e tds dizem que ela entra aos 92º e fica totalmente aberta aos 107º
Acho muito e não vo discutir sobre o estudo dos engenheiros da GM em projetar esse carro mas por exemplo o meu tem o marcador de temperatura som a temperatura 90º e 100º gravada no visor.
Seria muita burrice fazer um marcador com as temperaturas sendo que a Valvula Termostatica só ficaria 100% aberta bem alem do limite do painel
Ainda acho que deve ter alguma Valvula Termostatica que acione mais cedo e sirva no carro porem até agora não descobri.
Acho que o ideal seria começar a abrir nos 92º mesmo e ficar totalmente aberta com 97º
Nessa configuração seria perfeito
Um abraço
lulaf
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Mensagem por lulaf »

Também não sabia desse diferenças entre válvulas, para mim existia uma para ada modelo.
De repente até na hora da compra o vendedor empurra uma de abertura mais tarde e acaba ocasionando o aquecimento.
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Mensagem por lulaf »

Lembrando q
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Mensagem por lulaf »

Lembrando que nossos carros são 1.6.

Alguém pode deletar a mensagem acima?
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Mensagem por nunesclj »

No caso do Corsa 1.6 16V (o que eu tenho), a VT original é a 92- 107ºC, eu não conheço uma VT com margem de abertura mais alta que essa, acho que essa VT é padrão nos Corsas. Pode parecer um valor alto, mas com 95- 100ºC a VT já está deixando a água circular bem pelo radiador, tanto que a ventoinha já arma dos antes do 100ºC. Lembrando também que a água sob pressão ferve numa temperatura bem acima de 100ºC, ou seja, quando o ponteiro da temperatura chega na marcação vermelha a água deve estar em mais de 130ºC. Se o motor e o sistema de arrefecimento estiver OK (radiador, bomba d'água, sensor de temperatura, ventoinha, água com proporção de aditivo correta e dentro da validade etc tudo OK), pode continuar com a VT (e cebolão) original que o carro não ferve mesmo quando a temperatura externa estiver muito alta. Todos os carros que tive até hoje só ameaçaram ferver quando tinha algum problema no sistema de arrefecimento ou no motor, com tudo OK poderia estar o calor que for, poderia "sentar o pé" que a temperatura não passava do normal.
rogdigue
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Mensagem por rogdigue »

Essa solução do cebolão no radiador aí é interessante, vou analisar a possibilidade de usar no meu 1.6 que não é original.

Vale lembrar que a temperatura do arrefecimento é só uma consequência do modo como o motor está trabalhando.

Seria legal verificar nesses casos de temperatura alta, se o motor está com a mistura ar/combustível num bom patamar. Bicos entupidos, filtro entupido, bomba fraca, pré filtro obstruído, combustível ruim, regulador de combustível quebrado, podem causar perda de vazão de combustível e consequentemente empobrecimento da mistura, aumentando a temperatura na câmara de combustão, oque refletirá na água do arrefecimento sempre mais quente que o normal.

O pessoal dos preparados sabe o quanto é importante a mistura ar/combustível estar sempre de ideal pra rica, pq o combustível é um dos 3 líquidos responsáveis pelo controle da temperatura do motor, além da água e do óleo. De nada vai adiantar o carro estar super hiper econômico, se estiver aquecendo muito.

Sobre a valvula do corsa, tb procurei uma que chegasse no máximo de abertura antes de 100 graus, cheguei a ligar no sac da mahle, e a atendente me garantiu que não tem valvula diferente da 92/107 pro corsa.
lulaf
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Mensagem por lulaf »

rogdigue escreveu:Essa solução do cebolão no radiador aí é interessante, vou analisar a possibilidade de usar no meu 1.6 que não é original.

Vale lembrar que a temperatura do arrefecimento é só uma consequência do modo como o motor está trabalhando.

Seria legal verificar nesses casos de temperatura alta, se o motor está com a mistura ar/combustível num bom patamar. Bicos entupidos, filtro entupido, bomba fraca, pré filtro obstruído, combustível ruim, regulador de combustível quebrado, podem causar perda de vazão de combustível e consequentemente empobrecimento da mistura, aumentando a temperatura na câmara de combustão, oque refletirá na água do arrefecimento sempre mais quente que o normal.
Soma nisso tudo aí a temperatura ontem aqui no RJ que ficou em torno de 40º com sensação térmica de 47º, kkkkkkk
Se não tiver tudo redondinho e trabalhando até no máximo 95º ou 98º no máximo passa tranquilo dos 105º e aí é um pulo pra queimar a junta do motor.
Isso aqui tá mais quente que aquela ilha que se formou no Japão.......
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Eric GL 1.4 95
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Mensagem por Eric GL 1.4 95 »

Alô pessoal...

Li o post inteiro e achei legal a idéia sobre a possibilidade de se colocar um cebolão para armar as ventoinhas antes dos parametros do carro, tropicalizando o motor, ainda mais aqui no RJ, famosa sauna a céu aberto. O problema é que eu só vi estes locais para o cebolão nos radiadores Visconde a não ser que seja algum outro paralelo, que possua o local para a instalação do sensor. O Original Infra, dos Classics mais novos não tem este local.

Além disso, acho que só tem a hipótese de se instalar radiadores dos modelos mais antigos, semal me lembro dos carros anteriores a 2000, que trabalhavam com o sistema do cebolão.

Também fico cismado com temperatura subindo muito, ainda mais que meu carro também tem GNV, e como é sabido, sem o combustível liquido, o risco de super aquecimento é maior. Quando pego muito transito, chego até a abandonar o GNV e voltar para a gasolina. Previnir é melhor que retificar. Meu motor nunca foi mexido e torço pra que continue assim.

Abraço!
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