[DÚVIDA] - Como realizar a Limpeza do Corpo Borboleta / TBI?
- djxand
- :: Piquet ::
- Mensagens: 340
- https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
- Registrado em: Sexta-feira 10 2006f Novembro 2006 06:17:42 PM
- Localização: Ponta Grossa - PR
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH SS 1.8 FLEXPOWER
- Ano de fabricação: 2007
[DÚVIDA] - Como realizar a Limpeza do Corpo Borboleta / TBI?
Boa tarde amigos,
Neste fim de semana resolvi me aventurar na limpeza do corpo da borboleta (''TBI'') seguindo as informações do fórum. Havia bastante óleo impregnado nas paredes internas, bem como uma crosta no atuador de marcha lenta.
Ao final do processo, fiquei com algumas dúvidas:
- A entrada do coletor também estava impregnada de óleo. Foi até estranho montar uma TBI limpa num coletor sujo. Posso limpar ele também com car80 ou gasolina?
- Qual a melhor forma de limpar aquele furinho que vai para a mangueira do cabeçote? Posso passar um arame fino ou somente ar e solvente mesmo?
- O carro ficou um pouco acelerado e demora um tempo a mais para cair a rotação. Isso me deixou chateado, pois aumenta o consumo. Sei que é influenciado pela limpeza do atuador. Será que a central vai corrigir isso ao longo do uso, ou posso fazer algo?
Grato!
Neste fim de semana resolvi me aventurar na limpeza do corpo da borboleta (''TBI'') seguindo as informações do fórum. Havia bastante óleo impregnado nas paredes internas, bem como uma crosta no atuador de marcha lenta.
Ao final do processo, fiquei com algumas dúvidas:
- A entrada do coletor também estava impregnada de óleo. Foi até estranho montar uma TBI limpa num coletor sujo. Posso limpar ele também com car80 ou gasolina?
- Qual a melhor forma de limpar aquele furinho que vai para a mangueira do cabeçote? Posso passar um arame fino ou somente ar e solvente mesmo?
- O carro ficou um pouco acelerado e demora um tempo a mais para cair a rotação. Isso me deixou chateado, pois aumenta o consumo. Sei que é influenciado pela limpeza do atuador. Será que a central vai corrigir isso ao longo do uso, ou posso fazer algo?
Grato!

corsaclube.com.br
- José Leal
- :: Moderador ::
- Mensagens: 5905
- Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
- Localização: Goiânia - GO
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Para limpar o coletor, só desmontando ele inteiro e dando um banho químico. Na verdade, eu não sei se essa sujeira pode atrapalhar em alguma coisa, afinal, ali passa somente ar.
Esse furinho que vc diz seria onde vem uma mangueira fina, que é ligada na tampa de válvulas? Se for, sugiro que limpe somente com CAR80. Não sei se tem alguma válvula ali. Teste se tem vácuo nesse furo.
Sim, a central corrige a posição do atuador de marcha-lenta. Aliás, esse recurso da rotação demorar a cair serve para que vc não tenha que "encher o motor" novamente, na troca de marchas.
Esse furinho que vc diz seria onde vem uma mangueira fina, que é ligada na tampa de válvulas? Se for, sugiro que limpe somente com CAR80. Não sei se tem alguma válvula ali. Teste se tem vácuo nesse furo.
Sim, a central corrige a posição do atuador de marcha-lenta. Aliás, esse recurso da rotação demorar a cair serve para que vc não tenha que "encher o motor" novamente, na troca de marchas.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
-
- :: Piquet ::
- Mensagens: 299
- Registrado em: Segunda-feira 09 2013f Dezembro 2013 10:01:29 AM
- Localização: Piracicaba - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 26972
- Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
- Localização: Santo André - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
- djxand
- :: Piquet ::
- Mensagens: 340
- Registrado em: Sexta-feira 10 2006f Novembro 2006 06:17:42 PM
- Localização: Ponta Grossa - PR
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH SS 1.8 FLEXPOWER
- Ano de fabricação: 2007
É esse mesmo que vai para tampa de válvulas José, vou continuar a limpar dessa forma então. Como eu faço esse teste do vácuo?José Leal escreveu:Para limpar o coletor, só desmontando ele inteiro e dando um banho químico. Na verdade, eu não sei se essa sujeira pode atrapalhar em alguma coisa, afinal, ali passa somente ar.
Esse furinho que vc diz seria onde vem uma mangueira fina, que é ligada na tampa de válvulas? Se for, sugiro que limpe somente com CAR80. Não sei se tem alguma válvula ali. Teste se tem vácuo nesse furo.
Sim, a central corrige a posição do atuador de marcha-lenta. Aliás, esse recurso da rotação demorar a cair serve para que vc não tenha que "encher o motor" novamente, na troca de marchas.
Quanto a manter a rotação durante a troca de marchas até entendo. Mas o que não gosto é quando o carro está em 1a ou 2a marcha, e ao reduzir ele continua acelerado. Tem que parar de vez mesmo para a rotação cair! E antes caía mais rapidamente...

corsaclube.com.br
- djxand
- :: Piquet ::
- Mensagens: 340
- Registrado em: Sexta-feira 10 2006f Novembro 2006 06:17:42 PM
- Localização: Ponta Grossa - PR
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH SS 1.8 FLEXPOWER
- Ano de fabricação: 2007
Olá amigo, parece que a rotação está um pouco mais baixa agora, se não melhorar farei isso em um fim de semana! Valeuraphael.mendes escreveu:da mesma forma que ela se adaptou a posicao pra sujeira, ele se adapta pra tbi limpa..questao de tempo ou tira o cabo da bateria durante a noite q da uma reset

corsaclube.com.br
- djxand
- :: Piquet ::
- Mensagens: 340
- Registrado em: Sexta-feira 10 2006f Novembro 2006 06:17:42 PM
- Localização: Ponta Grossa - PR
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH SS 1.8 FLEXPOWER
- Ano de fabricação: 2007
É uma possibilidade, mas tomei cuidado ao limpar ele, e acho que se estivesse realmente ruim a aceleração estaria bem mais alterada... deu uma melhorada com o uso, mas espero que caia mais!SemControle escreveu:pode ser q na limpeza tenha forcado o atuador e o mesmo tenha dado problema estando fixo agora.....na fase de aquecimento do carro a lenta ja teria q ser corrigida

corsaclube.com.br
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 26972
- Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
- Localização: Santo André - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
se tem a sensação q mudou é bom, sinal q o atuador esta funcionando, mas durante a própria fase de aquecimento já teria q ter se acertado, tem q ter uma boa sensibilidade pra notar alguma mudança, as vezes nem no CG é nítido a mudança
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
- José Leal
- :: Moderador ::
- Mensagens: 5905
- Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
- Localização: Goiânia - GO
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Colocando o dedo no local da conexão, no coletor.djxand escreveu:É esse mesmo que vai para tampa de válvulas José, vou continuar a limpar dessa forma então. Como eu faço esse teste do vácuo?
Meu carro faz isso. No caso, acredito que seja uma estratégia da IE para manter um bom vácuo para o sistema de freio. Por exemplo, se venho andando com o carro e jogo no ponto-morto, a rotação fica em torno de 1100RPM. Ao parar completamente, o giro cai imediatamente para os 900RPM.Quanto a manter a rotação durante a troca de marchas até entendo. Mas o que não gosto é quando o carro está em 1a ou 2a marcha, e ao reduzir ele continua acelerado. Tem que parar de vez mesmo para a rotação cair! E antes caía mais rapidamente...
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 26972
- Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
- Localização: Santo André - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
essa subida de giro da pra ver bem no golf até mesmo qnd esta parado numa descida, mesmo em ponto morto, se soltar o freio pro carro descer o giro ja da uma subidinha, qnd para volta a lenta normal....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 1 Respostas
- 7028 Exibições
-
Última mensagem por sousaman
-
- 3 Respostas
- 2855 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 1 Respostas
- 14846 Exibições
-
Última mensagem por gtmski
-
- 6 Respostas
- 6275 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 1 Respostas
- 5081 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 2 Respostas
- 4680 Exibições
-
Última mensagem por caio1996
-
- 13 Respostas
- 16790 Exibições
-
Última mensagem por Bange
-
- 1 Respostas
- 4322 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 1 Respostas
- 3977 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 1 Respostas
- 12374 Exibições
-
Última mensagem por SemControle