[DÚVIDA] - Como realizar a Limpeza do Corpo Borboleta / TBI?

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djxand
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[DÚVIDA] - Como realizar a Limpeza do Corpo Borboleta / TBI?

Mensagem por djxand »

Boa tarde amigos,

Neste fim de semana resolvi me aventurar na limpeza do corpo da borboleta (''TBI'') seguindo as informações do fórum. Havia bastante óleo impregnado nas paredes internas, bem como uma crosta no atuador de marcha lenta.
Ao final do processo, fiquei com algumas dúvidas:

- A entrada do coletor também estava impregnada de óleo. Foi até estranho montar uma TBI limpa num coletor sujo. Posso limpar ele também com car80 ou gasolina?

- Qual a melhor forma de limpar aquele furinho que vai para a mangueira do cabeçote? Posso passar um arame fino ou somente ar e solvente mesmo?

- O carro ficou um pouco acelerado e demora um tempo a mais para cair a rotação. Isso me deixou chateado, pois aumenta o consumo. Sei que é influenciado pela limpeza do atuador. Será que a central vai corrigir isso ao longo do uso, ou posso fazer algo?

Grato!
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Para limpar o coletor, só desmontando ele inteiro e dando um banho químico. Na verdade, eu não sei se essa sujeira pode atrapalhar em alguma coisa, afinal, ali passa somente ar.

Esse furinho que vc diz seria onde vem uma mangueira fina, que é ligada na tampa de válvulas? Se for, sugiro que limpe somente com CAR80. Não sei se tem alguma válvula ali. Teste se tem vácuo nesse furo.

Sim, a central corrige a posição do atuador de marcha-lenta. Aliás, esse recurso da rotação demorar a cair serve para que vc não tenha que "encher o motor" novamente, na troca de marchas.
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Mensagem por raphael.mendes »

da mesma forma que ela se adaptou a posicao pra sujeira, ele se adapta pra tbi limpa..questao de tempo ou tira o cabo da bateria durante a noite q da uma reset
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Mensagem por SemControle »

pode ser q na limpeza tenha forcado o atuador e o mesmo tenha dado problema estando fixo agora.....na fase de aquecimento do carro a lenta ja teria q ser corrigida
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djxand
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Mensagem por djxand »

José Leal escreveu:Para limpar o coletor, só desmontando ele inteiro e dando um banho químico. Na verdade, eu não sei se essa sujeira pode atrapalhar em alguma coisa, afinal, ali passa somente ar.
Esse furinho que vc diz seria onde vem uma mangueira fina, que é ligada na tampa de válvulas? Se for, sugiro que limpe somente com CAR80. Não sei se tem alguma válvula ali. Teste se tem vácuo nesse furo.
Sim, a central corrige a posição do atuador de marcha-lenta. Aliás, esse recurso da rotação demorar a cair serve para que vc não tenha que "encher o motor" novamente, na troca de marchas.
É esse mesmo que vai para tampa de válvulas José, vou continuar a limpar dessa forma então. Como eu faço esse teste do vácuo?

Quanto a manter a rotação durante a troca de marchas até entendo. Mas o que não gosto é quando o carro está em 1a ou 2a marcha, e ao reduzir ele continua acelerado. Tem que parar de vez mesmo para a rotação cair! E antes caía mais rapidamente...
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djxand
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Mensagem por djxand »

raphael.mendes escreveu:da mesma forma que ela se adaptou a posicao pra sujeira, ele se adapta pra tbi limpa..questao de tempo ou tira o cabo da bateria durante a noite q da uma reset
Olá amigo, parece que a rotação está um pouco mais baixa agora, se não melhorar farei isso em um fim de semana! Valeu
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Mensagem por djxand »

SemControle escreveu:pode ser q na limpeza tenha forcado o atuador e o mesmo tenha dado problema estando fixo agora.....na fase de aquecimento do carro a lenta ja teria q ser corrigida
É uma possibilidade, mas tomei cuidado ao limpar ele, e acho que se estivesse realmente ruim a aceleração estaria bem mais alterada... deu uma melhorada com o uso, mas espero que caia mais!
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Mensagem por SemControle »

se tem a sensação q mudou é bom, sinal q o atuador esta funcionando, mas durante a própria fase de aquecimento já teria q ter se acertado, tem q ter uma boa sensibilidade pra notar alguma mudança, as vezes nem no CG é nítido a mudança
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Mensagem por José Leal »

djxand escreveu:É esse mesmo que vai para tampa de válvulas José, vou continuar a limpar dessa forma então. Como eu faço esse teste do vácuo?
Colocando o dedo no local da conexão, no coletor.
Quanto a manter a rotação durante a troca de marchas até entendo. Mas o que não gosto é quando o carro está em 1a ou 2a marcha, e ao reduzir ele continua acelerado. Tem que parar de vez mesmo para a rotação cair! E antes caía mais rapidamente...
Meu carro faz isso. No caso, acredito que seja uma estratégia da IE para manter um bom vácuo para o sistema de freio. Por exemplo, se venho andando com o carro e jogo no ponto-morto, a rotação fica em torno de 1100RPM. Ao parar completamente, o giro cai imediatamente para os 900RPM.
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Mensagem por SemControle »

essa subida de giro da pra ver bem no golf até mesmo qnd esta parado numa descida, mesmo em ponto morto, se soltar o freio pro carro descer o giro ja da uma subidinha, qnd para volta a lenta normal....
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