[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
awaked
:: Moderador ::
https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

LeoParadinhA escreveu:O mecanico me disse que esses Lubrax não eram muito bons...que juntavam borra...por isto mesmo que estou aqui para tirar minhas dúvidas e não ir efetuar a troca sem nenhuma noção do que façar...e pelo que vi o óleo não é ruin.
A Petrobrás fornece a base do óleo para todas as marcas fabricadas no Brasil. Portanto quando compra um óleo a base dele é a mesma dos Lubrax. Isso serve pra gasolina também. Isso só não acontece com os Mobil e alguns da Texaco quando importados.
Tem um teste do INMETRO quanto a óleos e marcas, perdi o teste, tá em alguma página desse tópico... e o Lubrax passa em todos. Outras marcas também se saíram bem. Só estou comentando pra você não se preocupar quando a qualidade deste já em uso específicamente.
awaked

Mensagem por awaked »

Ah esqueci!!!

Não trocar filtro de óleo junto com o óleo também pode ajudar a formar borra. Porque 500ml de óleo velho, sujo e contaminado vão ficar lá só pra endurecer e virar a meleca. Por isso se troca o óleo com motor quente (pra escorrer bem o óleo velho) e troca-se o filtro junto.
LeoParadinhA
:: Piquet ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por LeoParadinhA »

awaked escreveu:Ah esqueci!!!

Não trocar filtro de óleo junto com o óleo também pode ajudar a formar borra. Porque 500ml de óleo velho, sujo e contaminado vão ficar lá só pra endurecer e virar a meleca. Por isso se troca o óleo com motor quente (pra escorrer bem o óleo velho) e troca-se o filtro junto.
Consegui o AcDelco 20w50 SJ por R$ 16,00 o litro...e o Lubras 20w50 SJ por R$ 9,00

Essa diferença de preço compensa o AcDelco?

Filtro de óleo eu já comprei...
Corsa Super 1998 4P 1.0 8v MPFI
Salvador - BA
SemControle

Mensagem por SemControle »

sinceramente so muda marca
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
awaked

Mensagem por awaked »

Não compensa porque eles são iguais. Tanto na viscosidade quanto na aditivação.
LeoParadinhA
:: Piquet ::

Mensagem por LeoParadinhA »

SemControle escreveu:sinceramente so muda marca
awaked escreveu:Não compensa porque eles são iguais. Tanto na viscosidade quanto na aditivação.
Tbm achei..até a embalagem do AcDelco é parecida com a do Lubrax antigo..so muda a cor..amanha estarei comprando 4lts..e efetuando a troca...qualquer novidade posto aqui..

Mt Obg pela ajuda...
Corsa Super 1998 4P 1.0 8v MPFI
Salvador - BA
el_loco
:: Wind ::

Mensagem por el_loco »

Ola pessoal este e o terceiro corsa da nossa familia depois de 2 classic 2008 agora parti para o 1.4 premium completissimo,veio ate com os farol de neblina,ele vai me ser entregue na quarta feira,eu gostaria de saber sobre a lubrificacao do mesmo,eu pretendo usar oleo sintetico 100%,gostaria de saber qual o numero indicado e se e indicado para este motor e afins,conto com a ajuda dos amigos.
awaked

Mensagem por awaked »

el_loco,

Você deve seguir o manual do seu carro. Isso é importante. Ainda mais num veículo 0 km.
Segundo o manual o óleo deve ser o 5w30, isso é a viscosidade dele. Isso é o recomendado pela fábrica de acordo com o projeto do motor.

Os óleos tem classificação API. Que se refere a aditivação e desempenho do óleo. Aqui sim você pode melhorar seu óleo e ajudar a manter o motor melhor lubrificado e limpo.
O manual aqui pede API SL ou superior. Portanto pode usar o SM, ou quando disponível, o SN.

Valem as recomendações:
- Não misturar óleos (escolha uma marca conhecida e fácil de achar).
- Sempre trocar o filtro de óleo.
- Trocar a cada 5000 km ou 6 meses (não adianta pensar que sintético da pra esticar porque a qualidade da nossos combustíveis andam uma lástima o que contamina o óleo e prejudica o desempenho do mesmo).
el_loco
:: Wind ::

Mensagem por el_loco »

[quote="awaked"][b]el_loco[/b],

Você deve seguir o manual do seu carro. Isso é importante. Ainda mais num veículo 0 km.
Segundo o manual o óleo deve ser o 5w30, isso é a viscosidade dele. Isso é o recomendado pela fábrica de acordo com o projeto do motor.

Os óleos tem classificação API. Que se refere a aditivação e desempenho do óleo. Aqui sim você pode melhorar seu óleo e ajudar a manter o motor melhor lubrificado e limpo.
O manual aqui pede API SL ou superior. Portanto pode usar o SM, ou quando disponível, o SN.

Valem as recomendações:
- Não misturar óleos (escolha uma marca conhecida e fácil de achar).
- Sempre trocar o filtro de óleo.
- Trocar a cada 5000 km ou 6 meses (não adianta pensar que sintético da pra esticar porque a qualidade da nossos combustíveis andam uma lástima o que contamina o óleo e prejudica o desempenho do mesmo).[/quote]

Entendi eu sempre procuro trocar com 5 mil e o filtro junto,acho economia porca nao trocar o filtro,para se ter uma ideia meu classic 1000 08/08 ta com 110 mil km ate agora so manutencao preventiva correias pastilhas,falar para vc e um carro do C......,espero me dar bem com o 1.4,bom de qquer maneira vou para o 5w30 semi ou 100% sintetico,e outra coisa qeu eu tambem NUNCA fiz foi misturar oleo,isto realmente e um grande risco
awaked

Mensagem por awaked »

Quando for buscar seu carro pergunte sobre o óleo AC Delco. Tem gente que fala em 5w30 SL mineral, mas tem alguns lugares na internet que falam de um novo 5w30 SM já de base sintética. Ambos AC Delco. No caso a segunda opção seria realmente mais recomendada.

Pelo que pesquisei (Mobil, Helix, Halvoline e Lubrax), Só o Lubrax e Helix são 100% sintéticos, mas são SL ainda. Halvoline é mineral SL. Mobil é SM (api mais alta) mas é semi sintético. Todos 5w30.
Tenho 2 semanas ainda, mas devo ir no Mobil por ser SM.
Responder