[DÚVIDA] - Será verdade? Não precisa usar aditivo?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
vsilva82
:: Wind ::
https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por vsilva82 »

Speed Boy escreveu:pessoal,

não critiquem sem ter razão...

O mecanico não esta 100% errado.

Não se deve substituir a agua por fluido em carros muito antigos. O fluido vai fazer estourar bomba d´agua, vintens, e até entupir o radiador.

Isto é valido para carros muito antigos e que rodaram com agua bastante tempo.

O indicado neste caso é

--- Comprar um Radiador Novo
--- Trocar os selos do motor por novos (selos = Vintens)
--- Trocar a Bomba dágua
--- Fazer a limpeza e usar o Aditivo recomendado pelo fabricante.

No caso dos carros da GM é muito comum achar apenas agua no reservatório... Custa a bagatela de R$ 37,00 o litro do fluido AC DELCO e são 3 litros para completar os 6 necessários ao sistema de arrefecimento.

Se você comprou seu carro usado e resolveu fazer a limpeza é certo que vai estourar tudo....

Antes que o Inox me chame de idiota, aprendi isto na aula sobre motores de combustão interna na semana passada.

Meu professor tem Mestrado em Motores no Japão, e é um dos caras que conheço que mais entende de carro.

Agora pare de xingar o povo no forum, pois esta me irritando em cada tópico que eu entro ler seus comentários levianos e infantis...
Speed Boy,

Seguinte, comprei um corsa 95 efi (esta semana) e pelo que ví no reservatorio, o antigo dono nao usava aditivo... Com receio de colocar apartir de agora e estourar tudo, pretendo continuar com apenas agua.... Mas sei que isto tambem nao é vantajoso... Para que eu possa fazer "do modo certo", teria que trocar somente o radiador, selo e bomba dágua? Ou mais alguma coisa.... Somente estes tres itens, acho que vai um bom $$, não?

Obrigado.
O passado é história, o futuro é mistério e hoje é uma dádiva. Por isso é chamado de presente!
DougFanis
:: Sport ::

Mensagem por DougFanis »

Bom como sou novo entendo pouco, estou aqui para aprender.
Sorte que eu vi este tópico pq estava planejando uma
limpeza no radiador no próximo sabado dia 29/11...
como meu corsa é 96 como disseram, não vo arriscar rsrs
Fico bem claro que não vale a pena, deixa queto....

mas quem quer apenas dá uma tirada na sujeira do radiador
retire o sensor de temperatura enfia uma mangueira no reservatório
de agua e ligue a deixando entrar agua por todo sistema
observando a sujeira saindo pelo buraco onde fica sensor de temperatura....
vai sair ferrugem pra caramba quando ver que, paro de sair ferrugem e só
está saindo agua limpa enfie o sensor no seu local ainda com a mangueira ligada, com o proposito de sempre estar entrando agua, para que não entre ar no sistema de arrefecimento.

pessoal se falei alguma besteira por favor me falem....

abraços
Ednoxx
:: Piquet ::

Mensagem por Ednoxx »

galera

nao sei se a discussao ainda ta de pé

esse aditivo é recomendao pelo fabricante pra evitar corrosao, mas raramente é usado nos carros mais velhos e acredito que realmente usá-lo depois de varios anos sem nunca ter usado pode causar deslocamento de ferrugem e entupir as passagens mais estreitas.

uma dica. use agua da chuva que é destilada naturalmente e nao contem aquela infinidade de aditivos quimicos da agua tratada.

o meu corsa recentemente furou um lacre do motor devido a ferrugem, e o mecanico me deu essa dica.
Gordo_SP

Mensagem por Gordo_SP »

cara como q o mecanico te fala isso o unico aditivo q vc realmente tem q usar é o do radiador ele evita bastante na formaçao de ferrugem nos dutos e na temperatura da agua e outra vc pode notar carro sem aditivo fica com a agua suja de ferrugem e o q usa ela permanece limpinha é logico q é sempre bom vc estar trocando essa agua de tempo em tempo....mas nao abre mao dele nao no meu carro eu + aditivo e completo com agua e pode olhar a agua ta sempre limpinha
Corssic

Mensagem por Corssic »

Acho que o Speed Boy disse tudo...
Eu trabalho como consultor já há algum tempo e viajo muito pra lá e pra cá, antes de ter o classic eu tinha um Mille, que foi largado de lado pela antiga dona, quando o comprei, estava com vários problemas, inclusive com bastante ferrugem no sistema de arrefecimento, após a limpeza realmente foi necessário a troca da bomba d'agua e da vávula termostática, foi colocado água destilada e o aditivo Paraflu, após isso eu rodei mais de 200.000 km com o carro sem problemas nesse sistema, mas fiz a substituição do fluido 2 anos após a primeira troca, e o carro nunca apresentou nenhum tipo de vazamento ou ferrugem, vendi o carro para o meu irmão e o mesmo continua sem nenhum tipo de problema, por isso acredito ser muito importante esse cuidado, pois se ficar só na água com certeza a médio prazo, vai te apresentar problemas.....O duro é onde e quando ele vai te dar esse problema, e outro detalhe importantissimo é a válvula termostática que sofre muito sem o aditivo, ela pode dar problemas por ferrugem e resolver ficar fechada de vez, aí o prejuízo vai ser grande....

Até mais...
klaudio
:: ST ::
Contato:

Mensagem por klaudio »

Eu tava lendo o topco e nenhumparte ninguem sito que depois que vcs fazem a limpiza e coloca aditivo com o tempo a agua do sistema abaixa e a maioria coloca a agua de torneira de novo faznedo assim o aditivo perde sua função faznedo com que so fique o cor
Quando um carro estiver aditivado NUNCA COLOQUE AGUA PRA COMPLETAR E SIM ADITIVO JA DILUIDO assim o aditivo não vai peder suas propriedades e se visualizarem que a cor esta muito escura sugire uam troca assim evita do sistema ficar comprometido

abraços
C.C.A.T Corsa Clube Alto Tiête 04 Anos de Muita Luta e Divertimentos Parabens a Toda Galera
De ferias

Imagem
alcineu
:: GSI ::

re

Mensagem por alcineu »

Dando uma palinha sobre o uso de aditivo, quando fui trocar a correia sincronizadora, a famosa correia dentada, quase que danificou a bomba dágua de tanta pancada para deslocar a mesma de tão travada por ferrugem que estava. Travou mesmo no bloco do motor. Fora a lama no sistema.
Lembrando, que, para acertar a tensão de esticamento da mesma se faz girando a bomba dágua.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
__<<TON>>__
:: Piquet ::

Mensagem por __<<TON>>__ »

O meu deu problema no sistema de arrefecimento justamente pela falta do aditivo por muito tempo...meu pai (ex dono do carro), nao tinha o costume de por aditivo, e só de abrir o compartimento de agua ja se via ferrugem...

Fui num mecanico de confiança e ele trocou algo sobre valvula de ar quente...algo assim..nao lembro o nome agora...
e disse pra colocar aditivo pra dar uma limpada no sistema, se nao iria acontecer a mesma coisa novamente....
ivoassis

Coloquei aditivo!!

Mensagem por ivoassis »

O antigo e único dono ñ usava ou parou d usar aditivo, primeira coisa q aconteceu foi a válvula do ar quente ir p/ o saco, mandei q a isolasse, pois no RJ ñ é muito usado o ar quente, levei numa loja d confiança, limpei o sistema c/ rad cool e depois coloquei aditivo orgânico( ele é rosa), agora eu troquei a correia dentada aproveitei e tb troquei a válvula termostática. Ficou muito bom!!

Corsa 1.0 2002 sedã Mod. novo.
bigdbixu
:: Super ::

Mensagem por bigdbixu »

iaee rapazeada blz ?
acabei de ver uma materia no youtube sobre liquido de arrefecimento e sobre a questaõ do aditivo ...
então fiquei meio preocupado !!!!!
tenho um corsa wind 2001 mpfi 1.0 e esta com 107000 rodados e é claro que a agua esta enferrujada, pois bem gostaria de saber oq eu faço !
abraço
Responder