Bom, vamos lá:
Meu carro estava com esse problema que muitos relatam. A marcha lenta oscilava e muitas vezes em velocidade constante em estrada ou cidade eu perdia o acelerador, tendo que parar o carro, desvirar a chave e ligar o carro de novo para que voltasse a funcionar.
Façam o teste de tirar o tubo de admissão e girar a borboleta. Ela é meio dura mas é possivel de girar como dedo, apertando-a (Com o carro desligado é claro). Se ela voltar à posição original rapidamente, a sistema mecânico está OK e o problema é 99% de chance de ser o TPS. Custa R$77,00.
Se não, (que era o meu caso) a borboleta vai ficar aberta, não retornando à posição em que fica normamente quando está desligada. Esse problema acontece por falta de lubrificação/desgaste/quebra de dentes das engrenagens internas do corpo de borboleta.
Desta forma o servomotor vai ter que fazer um esforço maior para mover a borboleta, e não vai contar com a força "contra" da mola, que é levada em conta quando se programa o controlador da borboleta (ECU). Assim ela não vai conseguir fazer o controle perfeito de abertur para se manter a marcha lenta, que tem que ser muito preciso, ainda mais num corpo de borboleta relativamente grande para a cilindrada em questão.
O meu problema começou porque meu carro estava montado turbo e o bico extra estava encharcando o compartimento de engrenagens do corpo de borboleta. Por isso faltou lubrificação nas engrenagens já que o alcool lavou tudo, e a borboleta começou a ficar "dura".
Foi só o caso de desmontar e lubrificar tudo para que voltasse tudo ao normal. Agora se eu giro a borboleta com o dedo, assim que paro de fazer força ela volta a posição original. (Sempre com o carro desligado é claro, com o carro ligado você não conseguiria fazer isso, o motorzinho é realmente forte).
Fotos do estado em que estavam as engrenagens:
Dá para ver até onde encheu de alcool??
No meu caso o problema foi o alcool, mas podem ser outros fatores. Antes de comprar um corpo de borboleta novo, tentem verificar isso que falei, pode ser que economizem uma boa grana..
Ah, e por falar nisso, se alguem precisar do TPS (Sensor de posição da borboleta) eu tenho um aqui. Eu comprei antes mesmo de verificar se era ele o problema, e no final das contas o problema era nas engrenagens. Quero o que paguei, R$77,00.
Abraços.