[DÚVIDA] - CONSUMO DE COMBUSTÍVEL

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
GSI T
:: ST ::
https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por GSI T »

Tenho tb um Corsa VHC 2003 (desde 0 km, hoje está com 110.000) mas não é flex. Ele faz 11,5 km/l gasolina (uso misto cidade e estrada), mas o meu tem ar, direção e trio. Ele não é mais econômico porque essa carroceria nova do corsa é muito pesada.
Abraços,
GSI T 392cv
RS2 472 cv
Na dúvida acelere!!!
Caio B.
:: Rodeio ::

Consumo do VHC 79c

Mensagem por Caio B. »

putz.. eu peguei um desses agora esse fds.. vou medir o consumo e passo pra vcs...
Mas pelo que eu sei esse motorzinho é bom msm no alcool... alguem sabe o consumo dele num percurso só de estrada??
corsaprata07
:: Wind ::

Mensagem por corsaprata07 »

Bom no que posso, contribuir pois também me impressionei com o consumo do corsa 79cv, acabei de adquirir um em 20/04 deste ano e até agora só andei no alcool, realmente o meu é bastante gastão, ainda estou medindo o consumo mas posso adiantar que por enqto fez o máximo de 8,7l com alcool, rodando na cidade, ainda n rodei na estrada com ele e também ainda n coloquei gasolina, atualmente está com 758km rodados, valeu e obrigado pelo tópico também tinha esta dúvida, um abraço........
Lngg
:: Sport ::

Mensagem por Lngg »

Mano o Flex gasta um pouco mais.

a minha mae tem um classic flex e eu tenho um alcool de fábrica o meu faz mais que o dela faz 11,5 e o da minha mae 9.

mas como o meu ta turbo fica mais beberão do que o dela....

mas da uma amaciada nele. que vc vai ver que ele fica muito mais forte do que está o seu.

Agora essa Hist. do clio ser mais forte só se for na final pq o cambio do VHC é curto
Caio B.
:: Rodeio ::

Consumo / Partida a Frio

Mensagem por Caio B. »

Nesse fds calculei a média de consumo dele no álcool e gostei muito!!
60% estrada e 40% (onde moro tem muitos moros e é quase impossível passar de 3º marcha) – 10km/l
O desempenho desse motor e sua relação de cambio são muito bons!

Agora a única coisa que achei estranho é o seguinte:
Utilizando somente álcool no tanque e gasolina podium no reservatório, quando dou a 1º de manhã (temperatura ~15º), em questão de décimos ele pega e eu solto a chave, porém só após 1 segundo ele some o giro para ~1,2K rpm....

Pensei em duas hipóteses para isso acontecer:

- Álcool com mais água do que o permitido.
- Reservatório de partida a frio com resíduos de gasolina comum envelhecida, assim com vias meio que entupidas.

Com alguém acontece ou já aconteceu isso?? O que pode ser?
Lngg
:: Sport ::

Mensagem por Lngg »

isso é normal, pois o alcool precisa esquentar um pouco mais que a gasosa ,e pelo fato do sensor o qual verifica o que está sendo utilizado ficar no escapamento tem que ocorrer a primeira queima para o sensor verificar qual o porcentagem de alcool que vc tem no tenque.

e pelo fato do tanque de gasosa sempre utilizar para dar a partida ele tem esse buraco,no caso do meu tb ocorre isso mas ele sobe o giro direto pois é alcool de fábrica então o modulo entende q a gasolina utilizada é somente na partida e sobe o giro pq o que vem depois é alcool puro, no caso do seu não pois pode ter mistura e ai o motor age diferente.

mas isso é normal e espere pelo menos um minuto para ele esquentar pq se naum vai pipocar um pouco dependendo da temperatura do carro e do ambiente
Corsa_79cv

Mensagem por Corsa_79cv »

[quote="corsaprata07"]Bom no que posso, contribuir pois também me impressionei com o consumo do corsa 79cv, acabei de adquirir um em 20/04 deste ano e até agora só andei no alcool, realmente o meu é bastante gastão, ainda estou medindo o consumo mas posso adiantar que por enqto fez o máximo de 8,7l com alcool, rodando na cidade, ainda n rodei na estrada com ele e também ainda n coloquei gasolina, atualmente está com 758km rodados, valeu e obrigado pelo tópico também tinha esta dúvida, um abraço........[/quote]

Pessoal, não sei nem como agradecer a atenção de todos vcs... eu estava quase vendendo o carro de tão desanimado que estava... Mas nestes ultimos dias fiz a média dele... só no alcool pq não tive ainda a oportunidade (ou vontade) de colocar gasolina (aqui em Curitiba tenho o alcool a R$ 1,40 contra R$ 2,20 da gasolina)... no alcool, misto estrada e cidade deu uma média de 9,5km/l... não está ótimo, mas é menos pior do que eu esperava.... (imaginava algo em torno de 6 a 7km/l pelo que falavam)
O meu motor está realmente preso ainda.. vou esticar ele nas rotações na estrada durante essa semana pra ver se desamarra um pouco, pq a sensação é nítida de que o motor do meu antigo clio era mais valente... (que tinhas apenas 68cv)...

ABraço
Alfatec

[SOLUÇÃO] Deixando o Corsa um pouco mais economico!

Mensagem por Alfatec »

Bem amigos

Fiz um teste essa semana para saber o consumo do meu corsa na cidade.

Bem li uma materia que agora nao me recordo aonde mas falando sobre a boa calibraçao dos pneus e uma coisa que me deixou curioso dizia que os europeus fizeram testes de usar somente 3 marchas ou seja de usar a 1 depois a 3 e consequentemente a 5 marcha eles provaram que isso gasta menos gasolina.

Pois bem eu resolvi testar isso!

Enchi o tanque do meu carro e andei na cidade usando as 3 marchas ateh peguei um congestionamento de 10 min nesse fds na Av bandeirantes em SP mas ateh ai normal.

Depois de 143km rodados resolvi completar o tanque novamente para saber a media do consumo por Km/L.
Fui no mesmo posto de antes qdo enchi o tanke Bem na bomba do posto indicava 10.2 Litros , ou seja pelos calculos de dividir 143km /10.2L dara 14.01 Km/L .Hehehehe eu fiquei ateh surpreso mesmo pq o meu fazia 11km/L .Esse eskema das marchas da certo mesmo!ja ateh me habituei a usar somente tres marchas .(para que o carro nao de "tranquinhos" na 3 marcha o certo eh dar uma "esticada" na 1 marcha hehe mas nao precisa esgoelar!Bem fica ae a dica que pra mim deu certo!

P.S. Bem gostaria de perguntar para alguem entendedor do assunto se deixar de usar as marchas 2 e 4 danifica o cambio?

Bem na minha concepçao acho que nao!
...mesmo pq nao forço o carro!
Gustavo Trabulo
:: Champ ::

Mensagem por Gustavo Trabulo »

É o famoso método carga (1-3-5).

Fiz esse teste e o consumo aumentou. Além do que judiou bastante porque tem que esgoelar a primeira marcha e aí sim jogar terceira com o carro quase morrendo.

Testei com um Polo Classic também e obtive o mesmo resultado.

Comigo não funcionou, mas cada caso é um caso.

[]'s.
Thorn Striff
:: Super ::

Mensagem por Thorn Striff »

Creio que se você esgoelar demais as marchas pode até consumir mais combustivel pois o motor estará em alta rotação.
MASSSS... se funcionou com você então pode ser que, se bem utilizado, realmente funcione ehhehe
Corsa Wind MPFI 1.0 - 1998
---
Rodas aro 13, pneus 175
Filtro Esportivo RC
Insulfim
Painel com Conta Giros
Trio Elétrico Positron
Alcool
Responder