[TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
gui_srs
:: Super ::
https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
Modelo do veiculo: MONTANA SPORT 1.8 MPFI FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007
Contato:

Re: [TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID

Mensagem por gui_srs »

robsonlobinho escreveu:Galera comprei uma plaquinha mas to apanhando em fazer o layout guilherme vc nao poderi postar a sua para eu tentar fazer a minha

Enviado de meu GT-I9515L usando Tapatalk
Oi Robson,

Preciso encontrar o Arquivo de Layout para mandar pra vocês. Ele foi Feito no Tango PCB (antigaaaaaço) mas dá pra importar pro P-Cad por exemplo para poder abrir. O layout no caso é da placa igual a que eu montei no meu carro, já com timer integrado. Preciso também ver se faço a listagem de componentes para o pessoal entender como monta.
cansei escreveu: Eu honestamente prefiro deixar assim. Posso até aumentar mais o tempo mas não tem nada que eu faça que deixe o arduino imune a essas variações. Além de que aumentando o tempo vai demorar mais pra marcar alguma coisa ao ligar o carro.

Em paralelo eu pensei um pouco no assunto e tive uma ideia pra ajudar a melhorar a leitura. O que eu fiz foi manter a leitura de 30x1 igual ao que vc testou só que no final das 30 leituras eu descarto o valor mais discrepante tanto pra mais quanto pra menos dentro dessa sequência.

A versão com esse update já ta lá no drive, quando puder faça o teste pra ver se ajudou em alguma coisa.

Ah, o "Tempo viagem" eu consertei no último update. Depois me diz se ficou ok no seu TID.
gui_srs escreveu:Cansei, uma duvida:

Seria possivel escrever "Aut" ao inves de "Au" no TID? Pq teoricamente teria espaço para isso.
Porém, fui tentar modificar aqui mas parece que não cabe. Ele começa a correr o escrito, fica com espaço a mais...
Da sim. Vc provavelmente fez certo só que esqueceu de deletar um espaço vazio pra manter os 10 caracteres.

Vc altera de:

Código: Selecionar todos

sprintf(textfinal,"Au  --- km");
Para:

sprintf(textfinal,"Aut --- km");
Algumas linhas abaixo vc altera de:

sprintf(textfinal,"Au %s km",texttemp);
Para:

sprintf(textfinal,"Aut%s km",texttemp);
Fala Cansei.
Beleza. Valeu mesmo!

Amanhã já estarei testando a nova versão. Esse detalhe que você citou de descartar os valores discrepantes eu achei muito interessante. Tinha pensado por alto nisso mas não sabia se era possível de se fazer.

Também concordo que está bom desta maneira. Não temos muito o que melhorar. Acredito que agora com essa ultima atualização vai ficar muito show a autonomia. Vamos ver. Acredito que se melhorar mais um pouco, podemos deixar assim.
Também te darei um feedback do "Tempo Viagem" em seguida.

A alteração realmente eu estava deixando um espaço para o "%s", não tinha pensado em juntar tudo. Vou fazer isso.
robsonlobinho
:: Wind ::
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000

Mensagem por robsonlobinho »

Vlw gui creio que com o seu layout vou conseguir adaptar e fazer a minha

Enviado de meu GT-I9515L usando Tapatalk
rdessoy
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por rdessoy »

Acompanhando o Tutorial, também sou migrado do Astra Club, e estou aqui para instalar no meu Astra tbm, acredito q no que eu precisar, o Guilherme vai me ajudar também. Fiz a encomenda de todos os componentes do Aliexpress, já q na minha cidade não tem lojas de eletrônicos, e pelo Mercado Livre o frete acaba estragando um pouco o preço, já que moro no interior do RS.
Estou aguardando apenas o layout da placa do Guilherme, que irei passar pro fenolite e aguardar o restante dos componentes chegar.
Parabéns pelo projeto Cansei. Projeto DIY de verdade!
cansei
:: Piquet ::
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

klaytonboy10 escreveu:Cansei no meu carro implantei o reservatório do radiador com sensor interruptor magnético ligado a um led no painel. Quando a água abaixa ele manda sinal negativo pra o led. Porem quando passo em algum quebra mola o led dar umas piscadas pois o ímã dentro do reservatório fica boiando. Teria uma forma de mandar esse sinal do sensor pra o Arduíno e se ficasse negativo por mais de uns 3sg aparece aviso de água baixa no radiador e ligar um led em alguma porta do Arduíno ?
klaytonboy10 escreveu:Se for o caso posso inverter o sinal do sensor pra pra positivo de até 5v
Teria sim e não precisa inverter o sinal, é só vc considerar no código que quando o sinal ta em 5v ta tudo bem e quando ta negativo o nível ta baixo.
Upgrade bem legal esse aí.
gui_srs escreveu:Fala Cansei.
Beleza. Valeu mesmo!

Amanhã já estarei testando a nova versão. Esse detalhe que você citou de descartar os valores discrepantes eu achei muito interessante. Tinha pensado por alto nisso mas não sabia se era possível de se fazer.

Também concordo que está bom desta maneira. Não temos muito o que melhorar. Acredito que agora com essa ultima atualização vai ficar muito show a autonomia. Vamos ver. Acredito que se melhorar mais um pouco, podemos deixar assim.
Também te darei um feedback do "Tempo Viagem" em seguida.

A alteração realmente eu estava deixando um espaço para o "%s", não tinha pensado em juntar tudo. Vou fazer isso.
Beleza!
rdessoy escreveu:Parabéns pelo projeto Cansei. Projeto DIY de verdade!
Obrigado.
gui_srs
Contato:

Mensagem por gui_srs »

cansei escreveu: Beleza!
Cansei,

Não estou conseguindo localizar novamente o arquivo no Drive. Já dei uma revirada lá mas não vi a nova versão.
Será q eu to dando vacilo? rsrs
klaytonboy10
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1 6 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por klaytonboy10 »

cansei escreveu:
klaytonboy10 escreveu:Cansei no meu carro implantei o reservatório do radiador com sensor interruptor magnético ligado a um led no painel. Quando a água abaixa ele manda sinal negativo pra o led. Porem quando passo em algum quebra mola o led dar umas piscadas pois o ímã dentro do reservatório fica boiando. Teria uma forma de mandar esse sinal do sensor pra o Arduíno e se ficasse negativo por mais de uns 3sg aparece aviso de água baixa no radiador e ligar um led em alguma porta do Arduíno ?
klaytonboy10 escreveu:Se for o caso posso inverter o sinal do sensor pra pra positivo de até 5v
Teria sim e não precisa inverter o sinal, é só vc considerar no código que quando o sinal ta em 5v ta tudo bem e quando ta negativo o nível ta baixo.
Upgrade bem legal esse aí.
gui_srs escreveu:

Cansei teria como você fazer essa rotina pra mim ? O esquema é igual a dos botões S e R. Um resistor de 10k no 5v do Arduíno ligado em um porta. No caso se estivesse positivo tava tudo OK. Se estivesse negativo por mais de 5segundos ele mostrava a mensagem água baixa e mandava sinal positivo ou negativo em uma porta livre.
cansei
:: Piquet ::
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

gui_srs escreveu:Cansei,

Não estou conseguindo localizar novamente o arquivo no Drive. Já dei uma revirada lá mas não vi a nova versão.
kkkk
eu apaguei a versão do dia 24, agora só tem a última lá na pasta.
klaytonboy10 escreveu:Cansei teria como você fazer essa rotina pra mim ? O esquema é igual a dos botões S e R. Um resistor de 10k no 5v do Arduíno ligado em um porta. No caso se estivesse positivo tava tudo OK. Se estivesse negativo por mais de 5segundos ele mostrava a mensagem água baixa e mandava sinal positivo ou negativo em uma porta livre.
Posso sugerir uma coisa?
Eu acho que seria um bom aprendizado se vc mesmo tentasse fazer. No site do arduino existem muitos tutoriais bons e bem explicados de como fazer várias coisas, eu mesmo aprendi a mexer no arduino fazendo esse tipo de experimento e seguindo os tutoriais deles.

Da uma olhada nesse link:
https://www.arduino.cc/en/Tutorial/Button

Aí tem tudo o que vc precisa, inclusive o código. É só vc substituir o botão do pelo seu interruptor.
Se quiser eu dou uma revisada depois.
gui_srs
Contato:

Mensagem por gui_srs »

cansei escreveu: kkkk
Uai cara, to louco então.
Só apareceu na pasta aquela de Fevereiro. Além das bibliotecas...

Abri em uma guia anônima aí apareceu a ultima versão. Ou seja, problema de cache do navegador.
kkkk
klaytonboy10

cansei escreveu:
gui_srs escreveu:Cansei,

kkkk
klaytonboy10 escreveu:Cansei teria como você fazer essa rotina pra mim ? O esquema é igual a dos botões S e R. Um resistor de 10k no 5v do Arduíno ligado em um porta. No caso se estivesse positivo tava tudo OK. Se estivesse negativo por mais de 5segundos ele mostrava a mensagem água baixa e mandava sinal positivo ou negativo em uma porta livre.
Posso sugerir uma coisa?
Eu acho que seria um bom aprendizado se vc mesmo tentasse fazer. No site do arduino existem muitos tutoriais bons e bem explicados de como fazer várias coisas, eu mesmo aprendi a mexer no arduino fazendo esse tipo de experimento e seguindo os tutoriais deles.

Da uma olhada nesse link:
https://www.arduino.cc/en/Tutorial/Button

Aí tem tudo o que vc precisa, inclusive o código. É só vc substituir o botão do pelo seu interruptor.
Se quiser eu dou uma revisada depois.

Então cansei até que já tentei, o problema é que sempre que tento incluir uma nova rotina , interfere e da erro no programa todo. Por isso que te peço pra você me disponibilizar pois você conhece o programa todo e sabe adicionar as rotinas certas que não interfere no programa todo. Então peço só mais está, que se possível você disponibilize pra mim.
klaytonboy10

Cansei pelo que entendi no link que você me mandou ele ativa o led quando aperta no botao. Parece com o que eu quero, porém preciso que ative o led só depois que fique precionado por no mínimo 5segundos, e além disso queria que aparecesse a mensagem de água baixa no tid.
Responder