[TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
cansei
:: Piquet ::
https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Re: [TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID

Mensagem por cansei »

klaytonboy10 escreveu:Olá cansei , descobrir o que estava faltando para o relé funciona. Precisava declarar em pinMode o pino como saída. Com isso ficou tudo beleza. Mais uma vez obrigado.
Bem lembrado.
gui_srs escreveu:Fala turma!
E aí Cansei!

Estou rodando com a versão do dia 17/08 e tá funcionando legal até agora.
Quanto a Autonomia, tá funcionando direitinho, apesar das variações que ocorrem.

Estive pensando a respeito disso. Não sei como está sendo feito o tratamento das informações lidas da bóia, mas acredito que seja pela média do número de amostragens lidas durante X tempo, certo?
Isso.
gui_srs escreveu:Porque eu pensei no seguinte (se for dessa forma), e se aumentasse a quantidade de amostras lidas e aumentasse um pouco o tempo de atualização (não me lembro em quantos segundos está), com o objetivo de se ter mais valores para se tirar uma média, creio que poderia talvez suavizar ainda mais as variações. O que me diz, Cansei?

Só uma ideia. Não sei se já está sendo feito assim e se é o certo a se fazer.
Mas acredito que estamos perto do ideal.

Tô gostando de ver a galera que tá começando a botar a mão na massa também. =)

Abs!
Então, no momento atual o que temos são leituras sendo feitas a cada 3 segundos, e somente após 10 leituras serem feitas é que eu calculo a média e mando exibir no TID. Fazendo as contas, o TID mostra um valor atualizado de autonomia a cada 30 segundos.

A gente pode aumentar esse tempo (isso vai acontecer inclusive na hora de ligar o carro onde leva um tempo pra aparecer a primeira leitura) pra poder fazer mais leituras. Opcionalmente nós podemos reduzir o intervalo entre uma leitura e outra de 3 para 2 segundos e passar a calcular a média em cima de 15 leituras. Isso mantém o tempo de 30 segundos pra atualizar a informação no TID, mas assim, não precisamos ficar presos a esses 30 segundos, pode ser tempo maior. Vejam qual regime vcs preferem e me digam que eu faço a alteração aqui, 15x2, 20x3, 30x2, 30x3, etc

Honestamente acho que daqui pra frente as melhoras em cima disso vão ser pequenas pq oscilação por oscilação a gente vai acabar pegando em qualquer situação. Daria pra seguir a ideia do paulo_tonhao e trabalhar com um acelerômetro pra tentar detectar oscilações e inclinações mas aí começa a ficar um negócio muito grande e complexo.
klaytonboy10
:: Wind ::
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1 6 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por klaytonboy10 »

Cansei, qual a regra que deve ser acrescentada no programa para incluir a função temperatura interna ?
gui_srs
:: Super ::
Modelo do veiculo: MONTANA SPORT 1.8 MPFI FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007
Contato:

Mensagem por gui_srs »

cansei escreveu: Então, no momento atual o que temos são leituras sendo feitas a cada 3 segundos, e somente após 10 leituras serem feitas é que eu calculo a média e mando exibir no TID. Fazendo as contas, o TID mostra um valor atualizado de autonomia a cada 30 segundos.

A gente pode aumentar esse tempo (isso vai acontecer inclusive na hora de ligar o carro onde leva um tempo pra aparecer a primeira leitura) pra poder fazer mais leituras. Opcionalmente nós podemos reduzir o intervalo entre uma leitura e outra de 3 para 2 segundos e passar a calcular a média em cima de 15 leituras. Isso mantém o tempo de 30 segundos pra atualizar a informação no TID, mas assim, não precisamos ficar presos a esses 30 segundos, pode ser tempo maior. Vejam qual regime vcs preferem e me digam que eu faço a alteração aqui, 15x2, 20x3, 30x2, 30x3, etc

Honestamente acho que daqui pra frente as melhoras em cima disso vão ser pequenas pq oscilação por oscilação a gente vai acabar pegando em qualquer situação. Daria pra seguir a ideia do paulo_tonhao e trabalhar com um acelerômetro pra tentar detectar oscilações e inclinações mas aí começa a ficar um negócio muito grande e complexo.
Então Cansei,

Pensei em aumentar a quantidade de amostras. Por exemplo, 1 por segundo. Daria 30 no total para fazer a média caso mantivesse o mesmo tempo. Seria possivel? E o principal: Será que isso ajudaria ou atrapalharia mais a medição? Acredito que tendo maior quantidade de amostras pode se ter uma média mais 'precisa'.

Pensei naquilo, e pensei também em talvez aumentar o tempo por exemplo para 40 segundos e fazer uma leitura a cada 2 segundos. Dariam 20 amostras, porém num espaço de tempo maior.

A questão é: Qual das duas opções daria o melhor resultado?
O que vocês acham?

Abs.
robsonlobinho
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000

Mensagem por robsonlobinho »

Acho q 30 1 por segundo

Enviado de meu GT-I9515L usando Tapatalk
robsonlobinho

Quem pediu o a sketch para o lcd 16x2 t que ver qual o de vcs,pq o meu ta com modulo i2c que faz com que o lcd use menos fios no total 4, se estiver sem o modulo vao ter que alterar mais coisas no programa

FCereta
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN 1.8 MPFI 8V 102CV

Mensagem por FCereta »

robsonlobinho escreveu:Quem pediu o a sketch para o lcd 16x2 t que ver qual o de vcs,pq o meu ta com modulo i2c que faz com que o lcd use menos fios no total 4, se estiver sem o modulo vao ter que alterar mais coisas no programa

Pode enviar este mesmo, se for o caso coloco um modulo pra ficar melhor organizado tambem.
robsonlobinho

https://drive.google.com/open?id=0B7cZj ... FFxQTVsX3M

ta ae o sketch para o lcd mais IDE ja com a biblioteca LCD I2C para transferir para o arduino
robsonlobinho

fiz algumas alteraçoes nos pinos do arduino ja que o lcd utiliza 1 que foi definido para o sensor de velocidade e o pino meu D11 esta com problemas ae estou usando o D10 e D09 para os botoes e A3 para sensor de velocidade
FCereta
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN 1.8 MPFI 8V 102CV

Mensagem por FCereta »

robsonlobinho escreveu:https://drive.google.com/open?id=0B7cZj ... FFxQTVsX3M

ta ae o sketch para o lcd mais IDE ja com a biblioteca LCD I2C para transferir para o arduino
Valeu por disponibilizar ai pra nós!
cansei
:: Piquet ::
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

klaytonboy10 escreveu:Cansei, qual a regra que deve ser acrescentada no programa para incluir a função temperatura interna ?
Vc precisa primeiro comprar um termômetro, eu uso um digital que é o DS18B20.
Depois disso eu usei esse código pra fazer as leituras:
http://www.arduinobr.com/arduino/arduin ... m-ds18b20/
gui_srs escreveu:Então Cansei,

Pensei em aumentar a quantidade de amostras. Por exemplo, 1 por segundo. Daria 30 no total para fazer a média caso mantivesse o mesmo tempo. Seria possivel? E o principal: Será que isso ajudaria ou atrapalharia mais a medição? Acredito que tendo maior quantidade de amostras pode se ter uma média mais 'precisa'.

Pensei naquilo, e pensei também em talvez aumentar o tempo por exemplo para 40 segundos e fazer uma leitura a cada 2 segundos. Dariam 20 amostras, porém num espaço de tempo maior.

A questão é: Qual das duas opções daria o melhor resultado?
O que vocês acham?

Abs.
Já que vc e o robson colocaram 30 leituras a cada 1 segundo eu configurei desse jeito e coloquei a nova versão no drive.
Sobre ajudar ou atrapalhar acho que vai acontecer as duas coisas, ora vai ajudar ora vai atrapalhar... acho melhor testar na prática pra ver como fica.
Responder