Bom, a desmontagem foi simples e rápida, com uma chave 10mm L soltei os 4 parafusos, tirei os plugs dos sensores e a mangueira do filtro de ar e boa....
Tentei soltar com querosene a sujeira mas não consegui resultado bom, para minha sorte tinha comprar uma lata de Spray Car80 justamente para fazer uma limpeza pela TBI do coletor, mas acabou servindo muito bem para limpar o corpo, desmontei o atuador de marcha lenta, tirei a haste dele externa puxando e desrosqueando no final já que é uma rosca sem fim ali dentro do sensor, limpei tudo com Car80, bati um ar comprimido no interno e montei com vaselina conforme estava anteriormente.... Retirei tb o sensor de posição da borboleta, mas esse não tinha oque ser feito.... Bom, minha duvida é apenas a seguinte:
Quando estava limpando o Corpo da Borboleta encontrei uma galeria lá do corpo que não dava passagem, a principio achei que era uma retenção, mas depois vi que realmente estava entupida... Era a galeria onde a mangueira de menor diametro que vem da tampa do coletor entra, a saida dessa galeria no corpo da boboleta é pos borboleta, já bem na entrada do coletor.... O furo é internamente tem uma restrição com um furo bem pequeno.....Que para intupir é super fácil.... Ali naquele lado existe um "Vacuo" onde com o carro ligado essa galeria tem a função de succionar os vapores de oleo na mangueira menor.... E esta entupido....
Será esse o grande vilão do problema dos corsas sempre estarem com o corpo da borboleta sujo? Pois na teoria essa galeria iria puxar tudo por ali sem sujar o corpo, mas sim apenas o coletor..... E com a borboleta aberta a outra galeria da mangueira de maior diametro que vem da tampa do comando de valvula succiona, mas pelo diametro da mangueira ser maior somente é succionado o vapor......
É isso que eu comentei ou estou errado com o principio de funcionamento?
Para terminar algumas fotos do Corpo da borboleta limpo...





