Comando 280º com lobe center alto

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Jordão Fraga
:: Wind ::
https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Comando 280º com lobe center alto

Mensagem por Jordão Fraga »

Salve, salve Corseiros! Sou novo no CC... e quero um esclarecimento dos entendidos do Clube.

Bom, adquiri um comando de 280º com lobe center alto... até ai tudo bem. O que quero saber é o seguinte:

Para instalar preciso necessariamente de colocar uma TBI mais aberta? Um mecânico disse que sim... senão o carro ficaria fraco. E só para constar: Adiantei o ponto na polia. Acho que tem que voltar para o ponto original... não sei direito! Gostaria que voces pudessem me esclarecer!

Enfim... quero saber mesmo o que tenho que fazer para que esse comando funcione bem!
Desde já agradeço à todos!
Tenho um Corsa 98 1.0 MPFI...

Deus abençoe à todos! Jesus Cristo: O caminho, a verdade e a vida!!!
wevertonvb
:: ST ::

Mensagem por wevertonvb »

TBI de maior diâmetro, Coletor e escape esportivo e mais Taxa de Compressão combinam direitinho com um comando mais bravo, mas acho que não vai te trazer maiores problemas se não mexer nisso, somente menos potência e torque do que poderia ter.

Agora acho sem falta vc já comprar uma polia regulável graduada para enquadar com precisão o comando e depois de instalado verificar como ficou a mistura, checar se não vai dar falta, pois tz vai ser necessário um remapeamento ai.

Agora, diz ai que comando é esse que vc comprou? É aquele da JPF Indeco? Vc disse que ele tem alto lobe center, diz ai quais as especificações dele (Lift, Permanencia de admissão e escape, Lobe, Overlap). Falou
Jordão Fraga

Obrigado pelas dicas wevertonvb!

O comando é JPF Indeco mesmo... agora não sei te falar as respectivas especificações dele. Eu comprei ele do OWAMBIER... ele é daqui do clube!

A polia já está na lista em primeiro lugar e para verificar a mistura já comprei um Hallmeter.

Essa taxa de compressão... é um problema porque não quero converter pra álcool e conversei com mecâncios que disseram que se fizer na gasolina esquenta muito o motor.

Estou aberto à explicações e sugestões pra melhorar o desempenho do Corsinha!

Deus abençoe todos poderosamente!
wevertonvb

Jordão Fraga escreveu:Obrigado pelas dicas wevertonvb!

O comando é JPF Indeco mesmo... agora não sei te falar as respectivas especificações dele. Eu comprei ele do OWAMBIER... ele é daqui do clube!

A polia já está na lista em primeiro lugar e para verificar a mistura já comprei um Hallmeter.

Essa taxa de compressão... é um problema porque não quero converter pra álcool e conversei com mecâncios que disseram que se fizer na gasolina esquenta muito o motor.

Estou aberto à explicações e sugestões pra melhorar o desempenho do Corsinha!

Deus abençoe todos poderosamente!
Então, se é o JPF Indeco o lobe center dele é o mesmo do original, eu estava achando meio esquisito mesmo o lobe center ser mais alto, pq isso favoreceria o torque em baixas rotações e não é o que se quer qdo se apela para um comando com 280º de permanência no escape. Mas é um comando legal e que vai jogar a potência lá pra cima, seria legal que o limite de rpm do seu carro fosse próximo de 7000 rpm para aproveitar melhor a faixa de potência.

Agora que vi melhor, seu carro é 1.0 né, eu estava achando que era 1.6! Cara, nunca vi nenhum caso deste comando no 1.0, é permanência pra caramba hein, o torque em baixa deve ficar bem prejudicado, e é aqui que entraria legal uma taxa de compressão na casa dos 13:1 e álcool, mas já que comprou testa ai pra ver como vai ficar e deixa o coletor original para ajudar no torque. Agora vendo que é o 1.0, um corpo de borboleta do 1.6 já passa a ser mais necessário hein.

Só pra vc saber mais a respeito desse comando novo, as especificações dele são:
Permanência Admissão = 280º
Permanência Escape = 280º
Lift = 6,5 mm (no came)
Lobe Center = 112º (igual ao original)

É isso ai. Blz. Abraço.
Jordão Fraga

Valeu mesmo amigo! Ótima explcação!

Bom, então a TBI do 1.6 já seria suficiente? Eu estava olhando uma retrabalhada de 50mm...

Se porventura a mistura ficar pobre o que seria mais eficiente para acertá-la:

Dosador HPI pequeno ($$)
TAP(mais barato)
Bicos injetores do 1.6 ($$$)

Desculpe por tantas perguntas, mas é que não sou detentor dos conhecimentos necessários para deixar o Corsinha mais esperto a partir dessas peças que quero colocar...

Obrigado, Jesus te abençoe amigo!!!
wevertonvb

Jordão Fraga escreveu:Valeu mesmo amigo! Ótima explcação!

Bom, então a TBI do 1.6 já seria suficiente? Eu estava olhando uma retrabalhada de 50mm...

Se porventura a mistura ficar pobre o que seria mais eficiente para acertá-la:

Dosador HPI pequeno ($$)
TAP(mais barato)
Bicos injetores do 1.6 ($$$)

Desculpe por tantas perguntas, mas é que não sou detentor dos conhecimentos necessários para deixar o Corsinha mais esperto a partir dessas peças que quero colocar...

Obrigado, Jesus te abençoe amigo!!!
Isso mesmo, a TBI do 1.6 que tem próx. de 46 mm já é suficiente, a de 50 mm seria ideal para os 1.6. Quanto ao acerto na mistura, isso depende de qual aumento vai ser necessário, se é que vai ser. Se precisar e for suficiente, o remapeamento é a melhor forma, é uma regulagem precisa e fixa e que não vai ser preciso regulágem temporária como o HPI que pode precisar. No caso do HPI, se for necessessário até 15% de aumento de vazão ele pode funcionar bem tb.
Qto ao TAP, isso é fria, gambiarra para enganar a injeção, coisa de gente porca. Qto ao uso dos bicos injetores do 1.6, teria que ver qual a diferença de vazão e qto seu motor precisaria, pq se a diferença não for a que vc precisa vc teria que fazer o remepamento tb e isso elevaria demais o custo.
Qquer dúvida, estamos ai. Abraço.
Jordão Fraga

Entendi... já tenho a tbi do 1.6 (46mm) em vista!

Pra verificar a vazão qual o procedimento para tal?

O problema do remapeamento é que por esses lados (moro a 80km de BH) não consegui achar um profissional de confiança para tal serviço. Porque para acertar mesmo a injeção precisa ligar o computador na central do carro (o Leo Secco que me explicou) para ter a noção real do que deve ser realizado.

Muito obrigado wevertonvb, voce tem ajudado muito! Deus te abençoe.
wevertonvb

Jordão Fraga escreveu:Pra verificar a vazão qual o procedimento para tal?
Acho que vc quer saber qual vai ser o aumento de vazão necessária, se for isso, mais ou menos explicando, o que deve ser feito é montar tudo, por o carro em movimento em determinada situação e analizar a mistura estequiométrica. Existe, teoricamente, um determinado valor da mistura ideal para potencia máxima e é essa que se vai buscar, então se a mistura está pobre vai enriquecendo a mistura e fazendo a leitura até chegar onde achar ideal. Se vc usar o HPI, vc irá aumentar a pressão diferencial aos poucos e fazer a leitura até chegar na faixa certa. É mais ou menos isso, blz?

O hallmeter que vc vai usar não é bom ser usado como meio de regulagem, pois ele é pouco preciso e a leitura tem um atraso no tempo, em fundo de quintal costuma-se usar um voltímetro digital, pois trabalha-se com números e se torna mais fácil a interpretação dos dados, mas tb tem baixa precisão e atraso na leitura, mas já dá para se fazer um acerto melhor. Atualmente anda-se usando nas melhores nas casas o Wide Band que faz a leitura com grande precisão e instantâneo (sem aquele atraso na leitura), mas não sei se vai encontrar por ai não.

Mas tudo isso é com seu preparador. Tudo que te disse é bem superficial só para vc ter uma idéia de como é mais ou menos o processo. Blz?
Jordão Fraga

Tranquilo amigão!

Suas explicações foram de grande vaila! Agora já tenho um norte...

Vou adquirir a polia e a tbi primeiro e depois verificar a mistura pra ver se o dosador vai resolver.

Muito obrigado pela ajuda!

Só mais uma dúvidazinha... sei que terei uma perda de torque, ainda mais porque já retirei catalisador e silencioso. Agora não pretendo turbinar... vou realizar esse sonho quando estiver trabalhando daqui a 1 ano quando termino a faculdade. E o que além de turbo, melhora o torque?

Quando feitas alterações em giros altos consequentemente perde-se em baixas né? O que voce me indica?

Entrega os teus caminhos ao Senhor, confia nEle e mais Ele fará. Salmo 37:5
wevertonvb

Jordão Fraga escreveu: E o que além de turbo, melhora o torque?

Quando feitas alterações em giros altos consequentemente perde-se em baixas né? O que voce me indica?

Entrega os teus caminhos ao Senhor, confia nEle e mais Ele fará. Salmo 37:5
Quando se trata de preparações aspiradas, quase tudo que se modifica tende a jogar a curva de torque para rotações mais altas, o único que não trabalha deste modo (que me lembro no momento) é o aumento da taxa de compressão.

Como conselho, se vc quer mesmo uma prep. aspirada de rua com um comando com tanta duração como esse seu, faça sem pensar duas vezes o aumento da taxa como te disse nos primeiros tópicos, 13:1 a 13,5:1 e álcool, vai te trazer mais potência do que o comando e vai recuperar em partes o torque em baixa. E deixe seu escape como está, não combina muito bem com o comando, mas te garante uma curva de torque mais baixa.

Sinceramente, to doido pra ver um milzinho com um comando desse pra ver se vai ficar legal, tomara que sim né.

Abraço.
Responder