Muito bem, fechando a manutenção neste ano, troquei a bomba de água, junto com a troca de aditivo com agua desmineralizada.
Estava com um barulho muito enjoado, de ferro com ferro, felizmente não tinha folga.
Imagens fortes da bomba que estava......
Era uma Urba, não consegui saber o ano de fabricação, não deve ser original de fábrica, os antigos donos deve ter trocado.
Imagem da bomba nova, rotor de ferro novamente, nada de plástico.
Agua desmineralizada para o arrefecimento:
Solução protetora para radiador, da Valeo:
Anti-corrosivo, isso que preciso.
Observamos a atuação do ventilador, armando e desarmando certinho.
Aproveitei e liguei o ar quente na hora da limpeza do arrefecimento, nunca tinha usado o ar quente.
Reservatório um pouco vazio e aditivo ainda fora da proporção, falta completar com o carro frio até a marca de indicação.
Visão do motor, ainda com saúde.
As velas troquei, as antigas foram trocadas a exatos 10 mil km atrás, conforme manual, já está na hora.
Arrepio na hora de tirar as velas, poderiam estar molhadas de oleo, agua ou com muito carvão......Foram retiradas e.....graças a deus a região do eletrodo delas estavam sequinhas, nem óleo nem água, nem carvão.
Ufa.
Agora um up simples no interior, encontrei um rádio que combina com as luzes do painel, cor ambar. É um rádio simples, sem CD, tem rádio com RDS e entrada P2.
Abaixo uma imagem que fiz rapidamente a noite, com o painel todo aceso e o rádio ligado, fica muito bonito para quem gosta de originalidade:
tudo ambar, uma cor só. (as sacolas ali são do aditivo que levei para a oficina)
Faltou eu aumentar a intensidade da luz do painel, logo em outra ocasião tiro ou tra foto.
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Este up logo vou mostrar o que é:
Um fato interessante que ocorreu hoje com este carro foi o seguinte:
Após liga-lo com as velas novas, bomba de agua e etc a luz da injeção nao se apagou, ficou muito acelerado e quadrado.
Pensei, agora pronto, peguei os fumos que vejo na internet.
Imaginei que a injeção multitec 700 iria corrigir automatico, não deu outra, esperamos uns 20 minutos, enquanto o mecanico foi buscar o rastreador, o carro subiu o giro sozinho, a luz se apagou e o giro caiu. ficou redondinho.
Em casa troquei o filtro de ar, o atual já rodou 10 mil:
Só achei Metaleve na loja que fui, era o melhorzinho que tinha visto outras marcas.
Filtro novo pronto para pegar no batente:
Filtro antigo, já muito sujo:
O velho e o novo:
Tudo montado:
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Este filtro é meu xodó, custei para encontra-lo, pretendo usa-lo se um dia eu retificar o motor completo e ficar tudo limpinho, (ano que vem irao abaixar o enxofre da gasolina, talvez isso contribua para menos carbonizacao no filtro) vou precisar de uma tampa de valvulas de ferro tambem ja que a atual é de plastico do corsa 99 em diante. Enquanto isso fica guardado.
Genuino Vauxhall DC74
Não tirei fotos da correia desmontada pois eu estava de severino no mecanico, ajudando um pouco, tambem lavei as capas da correia por contra propria, estava tudo sequinho, não precisou trocar retentor do comando e etc, tensor estava novinho ainda e correia tambem, (troquei ano passado tudo genuino) só o carter que está muito melado, logo pretendo resolver.
Sobre o TBI, a lamina estava um brilho só, talvez foi o car80 que espremi pelo furo da mangueira do respiro kkkk de qualquer forma tá limpo, marcha lenta estável.
Um resumo do que foi feito no carro nesse mes:
- Troca de velas e cabo de velas
- Troca da tampa do distribuidor
- Troca do rotor do distribuidor (ainda não instalei)
- Troca das 4 molas e 4 amortecedores
- Troca do assento da mola, anel isolador e etc
- Troca da junta da tampa de valvulas
- Limpeza da tampa de valvulas
- Troca das 3 mangueiras de ventilação do motor
- Troca da bomba de agua
- Troca do aditivo do sistema
- Troca do filtro de ar
- Troca do filto de combustivel
Internos:
- Instalação do Plafonier do Astra
- Instalação do rádio
Troquei os 4 pneus p/ Yokohama Adrive 175 70 13 (Já tem uns meses, mostro depois)
Feliz natal a todos
