Clube do Corsa: fórum do Chevrolet Corsa com 22 anos de história, referência para entusiastas. Oferece dicas de manutenção, personalização e reúne uma comunidade ativa que mantém viva a paixão por este ícone dos anos 90
Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Bom pessoal estou com um corsa classic 2010/2011,e está nos 80 mil km já, e o reservatório de expansao está bem sujo,nao da nem pra ver a agua, estou querendo limpar ele e o sistema de arrefecimento,comprei ele usado e não sei como cuidavam do carro
A minha dúvida é essa uso aditivo quando tiver tudo limpo?
Com o motor frio, abra a tampa do reservatório e tenta limpar com um pano na ponta de uma madeira (tipo cotonetão)...se vc. perceber que ficou limpo e satisfatório na área que vc. limpou, não precisa trocá-lo, pois está escurecido (amarronzado) pelo ferrugem.
Retira ele e põe 1/2 copo de areia grossa, metade de água e chacoalha bem até ficar limpo.
Para o restante eu usaria o Rad Clean, por 1 semana e só depois é que colocaria o fluido de arrefecimento indicado pelo manual.
Pode acontecer de o radiador, tampões ou alguma outra parte metálica estarem tão corroídos que quando o Rad Clean atuar retirando a corrosão, venha ocorrer algum vazamento...
Se por um lado isso o fará gastar na reposição do dano, por outro vc. ficará sabendo durante o período de manutenção e não naquela viajem de férias com a namorada...
Mas é difícil ocorrer isso...de todos os carros velhos que tive e os de meus amigos, nenhum apresentou problemas, basta seguir certinho a orientação do fabricante.
Bruno Alfredo escreveu:Entendi,vou fazer isso amanhã,melhor fazer do que depois gastar com mais coisas,obrigado pela ajuda
Exato, muita gente tem medo que ao limpar apareça algum vazamento (limpar não estraga nada, só tira a sujeira que tampava o furo), só que esquecem que usando aditivo o processo de corrosão estabiliza, evitando que cada vez mais peças apodreçam.
pode acontecer de os selos de agua do motor tbm vazarem, daí o problema é mão de obra mesmo!!
Ja vi e ouvi muito comentáirios para a limpeza...esse radclean é muito forte, se estiver com borras e enferrujado, eu trocaria a agua com frequencia, ja ouvi boatos de que usram até sabão em pó no carro por 48hrs e depois trocaram a agua, não sei se deu certo, nao indico ninguem a fazer isso..
Se fosse comigo, trocaria a agua semanalmente, usando oleo soluvel, e depois aditivo!
Esquece, esse reservatório nunca mais voltará a ficar com o plástico claro...o ideal seria trocá-lo.
Mas ainda sim é possível dar uma boa limpeza e conseguir ver a água e consequentemente o nível.
Para a limpeza, eu aconselho usar sal grosso no lugar da areia, pois se a areia não for 100% removida pode dar dor de cabeça...já o sal se dissolve na água.
Quanto a limpeza, retire tudo e deixe uma mangueira correndo água dentro da válvula termostática...deixe por um bom tempo. Depois conecte as mangueiras novamente, encha o reservatório completamente, ligue o carro de deixe uns 5 minutos ligado. (a água vai baixar ao nível normal). Após o carro ainda ter ficado ligado, a água vai voltar a ficar um pouco "marrom", repita o processo novamente, faça isso quantas vezes for necessário até obter uma água "limpa". Depois disso, tire toda a água, faça a mistura do aditivo com a água e complete o nível....liguei o carro e, ao baixar, complete até o nível indicado.